Chromium é melhor que o Chrome ?

#1

Eu utilizei por 5 anos o firefox, depois que adquiri um chromecast vi muitas vantagens usando o chrome fora outros recursos no youtube (preview dos vídeos) enfim para migrar de vez quais são as diferenças do chromium e do chrome ?

#2

Oi @ZSharoark

Chrome e Chromium são iguais na maioria da parte. A única diferença entre eles é, que Chromium é de código aberto e não vem com nada algo proprietário e de código e Google Chrome vem com algo de código fechado e proprietário, por exemplo, tipos de áudio como AAC, H.264, e MP3 são disponíveis apenas no Chrome, por serem de código fechado e proprietários. Flash é totalmente excluído do Chromium. Google Chrome restringe e proíbe as extensões que não estão hospedados na sua loja. Google Chrome recebe estatísticas de bugs, erros e análise.

Como queres utilizar o Chromecast, opta pelo Chrome.

4 Likes
#3

Qual o melhor? Vai depender do seu gosto.

O Chromium é comunitario, codigo aberto e vem como o minimo de coisas instaladas.
O Chrome não é comunitario , não sei em relação ao codigo e ja vem com muito coisa instalada.

Da uma olhada nessa sessão: “Diferenças do Google Chrome”

2 Likes
#4

São essencialmente o mesmo browser, as únicas diferenças são que o Chrome possui o Widevine, Peper Flash e codecs multimedia, que não estão presentes no Chromium.

4 Likes
#5

Se eu colocar todos plugins para funcionar no Chromium ele vai ficar tão pesado como o Chrome com as mesmas extensões? só para desencargo mesmo pois sinto o sistema mais leve executando o Chromium, não em questão de utilização de recursos, mas na fluidez mesmo.

2 Likes
#6

Não existe diferença de performance entre o eles, os plugins são ativados sobre demanda, eles não rodam no background.

3 Likes
#7

Beleza, acho que vou voltar a usar o chromium só para fazer alguns testes já que não uso netflix atualmente.

#8

usa logo o Brave, cara

2 Likes
#9

Vantagens? Conheço diversos navegadores até então usava netflix por este motivo ficava preso ao Chrome, agora que não uso até poderia usar o min Min | A fast, minimal browser that protects your privacy sem problemas que é muito leve, ou então o Web/Epiphany do projeto GNOME, estou estudando ainda.

1 Like
#10

Para mim dá na mesma. Mesma cara, mesmo temas, mesmo sync… Para o usuário final, não tem diferença.

#11

Acabei de instalar o Chromium novamente aqui, e mesmo consumindo os mesmos recursos é nítida a diferença de desempenho, vou ficar testando aqui e conforme for voltarei ao Chromium de preferência Nightly Builds que trazem recursos mais recentes.

2 Likes
#12

Como eu tenho um notebook bem fraco então eu consigo visivelmente sentir a diferença de desempenho. Entre Chrome e Chromium nunca senti essa diferença, então pra mim usar um ou outro é elas por elas.

O Brave consome bem menos aqui no meu. Passei a usar ele

1 Like
#13

Recomendo que assista este vídeo. Explica bem a diferença entre os dois.

2 Likes
#14

A diferença de código e plugins eu conheço pois tive que fazer um trabalho sobre o Chrome/ium OS na disciplina de Sistemas Operacionais e você acaba tendo que pesquisar muito e utilizar ambos, minha pergunta é mais sobre o quanto a instalação de todos plugins implicaria no peso do Chromium pois já fazia algum tempo que não utilizava uns 4 anos pelo menos, mas já tirei minha dúvida o chromium acaba sendo um pouco mais leve e acabei optando por ele pois no Fedora tem suporte a VAAPI.

1 Like
#15

um é o pai, o outro o filho, um tem mais coisas proprietárias, o outro não, um não pode ser patcheado o outro pode… e por ai vai
eu particularmente opto pelo chromium por causa do patch com vaapi (que só pode ser usado no chromium)
como dito anteriormente ele vem sem codecs, plugins e etc que são proprietários, tudo pode ser instalado nele e inclusive algumas distribuições até vem com essas coisas proprietárias, como os codecs pra rodar vídeos em h264/aac tipo o chromium da snap store
outro motivo de eu ter optado pelo chromium foi um vídeo do Diolinux em que ele aponta o chromium consumir menos RAM que o google chrome (os motivos? ¯_(ツ)_/¯ )

2 Likes
#16

Em consumo de Ram não vi diferença mas aqui o chromium pareceu rodar mais fluido que no Chrome por isso optei por ele

1 Like
#17

Duas variações da mesma coisa. O Chrome inclui codecs e softwares proprietários para rodar certos conteúdos out-of-the-box.

Eu comparo como se fosse o mesmo carro, um completo, com todos os adicionais (ar, vidro el. etc.) e outro é o mesmo carro, mas sem isso.

3 Likes
#18

Estou usando o chromium aqui rodando tudo e percebi que até travadinhas leves (ponteiro do touchpad ficava meio doidão) que eu tinha no gnome-shell pararam, eu até achava ser um bug do GS, mutter ou do driver do touchpad, mas agora percebo que depois de ficar com o chrome muitas horas aberto talvez ele fosse o culpado pois até agora não aconteceu com o chromium inclusive com o plugin widevine funcionando, vou continuar monitorando para ver se volta a acontecer.

2 Likes