ChromeOS ou Distro Linux mais Leve?

#1

Sou estudante de Engenharia de Software e vou começar a usar um notebook Multilaser M11W como máquina secundária (Só pra levar pra universidade, pelo peso menor que o outro notebook). Pelas configurações modestas dele, queria instalar o CloudyReady e tentar fazer o que eu faço (usando o VS Code, EPF, XMind e MySQL)em aplicações web e usar o Drive pra sincronizar os arquivos. Mas parei pra pensar mais se isso seria possível. Vocês acham melhor fazer o que disse ou usar uma distro mais leve? Se for a segunda opção, qual distro recomendam?

#2

Eu recomendo usar uma distro mais leve, tipo um Lubuntu… vai funcionar.

1 Like
#3

Entre os citados, conheço apenas o Visual Studio Code e o MySQL. O primeiro pode ser obtido facilmente via flatpak e o segundo, através de uma instalação normal via repositório padrão de sua distribuição. Nesse caso, sugiro um ambiente gráfico leve.

MATE. Mantenha instalado apenas os pacotes necessários para o seu estudo.

Evite utilizar distros inchadas como Ubuntu, por exemplo.

Não posso sugerir ChromeOS, já que nunca o utilizei.

#4

Recomendo a você testar um Xubunto. Caso ainda fique pesado partir para um Lubuntu. Eu acho que você não terá problemas com o Xubunto pois pelo que eu li seu processador é um quad-core. Talvez você encontre limitações por causa do hardware. Quanto ao Chrome OS, ele vai tornar mais difícil a instalação dos programas que você quer. O Xubunto é bem documentado pois você pode usar a documentação existente para o Ubuntu que é bem vasta. Lembre-se também que as distros são gratuitas, isso significa que você pode testar a vontade para encontrar a que você goste mais e que melhor atenda suas necessidades.

#5

O projeto TigerOS é uma distro like ChromeOS, com uma interface bem similar, porém, permite a instalação de programas nativos do Linux.

www.tigeros.info

#6

Só por aí já inviabiliza o CloudyReady ou ChromeOS