ChromeOS ou Distro Linux mais Leve?

Sou estudante de Engenharia de Software e vou começar a usar um notebook Multilaser M11W como máquina secundária (Só pra levar pra universidade, pelo peso menor que o outro notebook). Pelas configurações modestas dele, queria instalar o CloudyReady e tentar fazer o que eu faço (usando o VS Code, EPF, XMind e MySQL)em aplicações web e usar o Drive pra sincronizar os arquivos. Mas parei pra pensar mais se isso seria possível. Vocês acham melhor fazer o que disse ou usar uma distro mais leve? Se for a segunda opção, qual distro recomendam?

Eu recomendo usar uma distro mais leve, tipo um Lubuntu… vai funcionar.

1 curtida

Entre os citados, conheço apenas o Visual Studio Code e o MySQL. O primeiro pode ser obtido facilmente via flatpak e o segundo, através de uma instalação normal via repositório padrão de sua distribuição. Nesse caso, sugiro um ambiente gráfico leve.

MATE. Mantenha instalado apenas os pacotes necessários para o seu estudo.

Evite utilizar distros inchadas como Ubuntu, por exemplo.

Não posso sugerir ChromeOS, já que nunca o utilizei.

Recomendo a você testar um Xubunto. Caso ainda fique pesado partir para um Lubuntu. Eu acho que você não terá problemas com o Xubunto pois pelo que eu li seu processador é um quad-core. Talvez você encontre limitações por causa do hardware. Quanto ao Chrome OS, ele vai tornar mais difícil a instalação dos programas que você quer. O Xubunto é bem documentado pois você pode usar a documentação existente para o Ubuntu que é bem vasta. Lembre-se também que as distros são gratuitas, isso significa que você pode testar a vontade para encontrar a que você goste mais e que melhor atenda suas necessidades.

1 curtida

O projeto TigerOS é uma distro like ChromeOS, com uma interface bem similar, porém, permite a instalação de programas nativos do Linux.

www.tigeros.info

Só por aí já inviabiliza o CloudyReady ou ChromeOS

Conseguiu instalar? Aparentemente ninguém conseguiu até hoje instalar uma distro funcional nesse modelo.

Algumas sugestões de distros: Solus, Arch (ou algum baseado como manjaro architect ou endeavour), void, devuan, slax, gentoo/funtoo (se tiver paciência pra coisa), etc…

Eu também recomendo o Xubuntu, tenho ele instalado num netbook de 2GB, uso para programar Arduino, eu ressuscitei ele com o Linux, tava com Windows 7 e ficava uma carroça. rsrs

Atualização:

Na época desse comentário o CloudReady não suportava aplicativos Linux MAS atualmente já existe o suporte a aplicativos linux, mas pelo que entendi será necessário um bom espaço em disco

Melhor opção deve ser uma distro da família Puppy:

Olá @CassioGomes00, tudo beleza?

Se o seu notebook é esse aqui creio que você só vai ter certeza instalando e fazendo alguns testes, o hardware tem várias coisas que podem complicar a vida, começando pelo processador Atom.

Em termos de performance eu realmente tentaria o Xubuntu ou Mint XFCE, porém, até onde já li comentários essas interfaces tendem a ser complicadas para usar via touch.

:vulcan_salute: