ChromeOS em qualquer computador, Project Brunch

Olá pessoas, recentemente eu encontrei um post falando sobre instalar o ChromeOS em qualquer computador, fiquei curioso e fui atrás dar uma olhada. Por isso venho hoje nesse post trazer tudo oque você precisa saber para instalar o ChromeOS em qualquer computador.

O ChromeOS é um sistema operacional do Google instalado somente em notebooks, também chamados de Chromebooks, com o objetivo de ter grande integração com a nuvem e WebApps. Como o sistema não teve muito relevância quando foi lançado, resolveram adicionar suporte a aplicativos Android e programas Linux, dando uma nova vida para o sistema que não tinha tanta esperança.

Com isso, muitas pessoas ficaram de olhos abertos para o ChromeOS, porém para adquiri-lo é necessário ter um Chromebook em mão. Para resolver esse problema existiram os ChromiumOS forks, como exemplo o CloudReady e o FydeOS, só que ele não possuem todas as funcionalidades como o grandioso sistema do Google tem. E então que chegamos no Project Brunch.

O Project Brunch usa como base o Project Croissant que nos permite instalar o ChromeOS em qualquer computador, basta ter um arquivo de recuperação do ChromeOS, os arquivos de patch do próprio projeto e instalar utilizando um comando no terminal.
Quem deixou o projeto famoso foi Kedar Nimbalkar com seu vídeo que fez exatamente oque queremos. (recomendo muito assistir)

Existem 4 problemas em se fazer o “HackinOS” ou “Chromintosh”:

  1. Bios UEFI com suporte a EFI
  2. Processador Intel (é possível fazer com AMD, mas as chances são minimas)
  3. Incompatibilidade de Drivers e bugs do sistema, afinal o ChromeOS nem foi feito para ser instalado em qualquer computador.
  4. Não é comprovado, mas existe uma pequena chance de sua conta sofrer um tipo punição do Google. (recomendo usar uma conta secundária para usar no ChromeOS)

As vantagens são os aplicativos Android, programas Linux e a bela interface que o ChromeOS disponibiliza.

PS: Você também pode instalar ele usando outros lives cds sem ser só o Linux Mint. Se quiser pode ver o Subreddit que Kedar Nimbalkar criou para todo mundo que tem o objetivo de fazer o Chromefy (nome no Github do Project Croissant)

Obrigado por dar uma lida neste post, se eu errei em alguma coisa perdão tenho 14 anos e comecei a fazer posts agora, valew!!!

12 curtidas

:eyes:

Quisera eu ter tamanha facilidade em escrever de forma tão objetiva e organizada quando tinha essa idade.

Está de parabéns!

:clap: :clap:

7 curtidas

Quisera eu não ser um analfabeto funcional passando vergonha diária aqui no fórum com 25 ANOS

7 curtidas

Instalei aqui em uma positivo de 32gb e ta rodando de boa, funcionando tudo ate a Play Store.

4 curtidas

tem algum jeito de eu rodar numa bios legacy??? meu amd tem virtualização mas não é UEFI

Eu instalei no meu notebook Dell. É um Inspiron 11 com processador Pentium. Ficou muito pesado e lerdo, não gostei.

Depois eu tentei com o CloudReady e ficou bem leve e rápido.

é bom instalar em um ssd, o chrome os é bem mais fluido em ssd do que um hd comum

1 curtida

Imaginei mesmo.

Fiz a instalação, com sucesso, do Chrome OS conforme o video do Diolinux, que utilizou a distro Ubuntu, no meu notebook HP Pavilion 11-n026br x360. Entretanto, estou com problema pois apenas a tela touch screen está funcionando. Desde o momento da instalação até após a inicialização do sistema operacional, apenas a tela touch screen está funcionando.

O teclado e touchpad estão funcionando normalmente, pois anteriormente estava utilizando o Linux Mint mate. Também experimentei o CloudReady e tudo funciona normalmente.

No Chrome OS se eu ligar um mouse, este funciona. Entretanto, o touchpad continua não funcionando.

Já experimentei a instalação com o Rammus, o Samus e o Octopus, e sempre tenho o mesmo problema.

Alguém sabe a solução para fazer o teclado e o touchpad funcionar?

acho q isso é um caso a parte, um dos desenvolvedores do project brunch, possui um HP Pavilion x360(também com Intel bay trail) mas não está com os mesmos problemas que você disse acima, pode ser talvez problema de kernel?(atualmente estão usando o kernel 5.4, porém tem disponivel o kernel 4.19 e um kernel experimental 5.10)

Também pensei no kernel.

No penúltimo kernel do linux mint eu tive esse mesmo problema. Entretanto, a troca de kernel no linux mint é muito simples, basta trocar ao iniciar o notebook.

Eu não faço ideia de como trocar o kernel no chrome OS.

Alguém tem essa informação? De como trocar o kernel.

Sobre o problema que apresentei, em que o teclado e touchpad não funcionam. Fiz a mesma pergunta na comunidade do reddit r/Brunchbook.

As respostas que consegui foram:

1- “Você pode querer experimentar alguns dos kernels alternativos. Leia próximo ao final da página em “Etapas opcionais” Brunch no Github” GitHub - sebanc/brunch: Boot ChromeOS on x86_64 PC (supports most Intel CPU/GPU or AMD Ryzen / Stoney Ridge)

2- Tente adicionar “module_blacklist = intel_hid” na linha de comando do kernel.

No final, eu não consegui resolver.

Como falei, o teclado e o touchpad não funcionam. Entratento, percebi que no teclado os botões de volume e brilho da tela funcionam. Me parece que o chromeOS esta no “modo tablet” e não consigo mudar.

A comunidade do reddit é muito pequena e parece estar cheia de reclamações. Acabou me lembrando o Patch usado para instalar o macOS Catalina em macbook antigos. Na época eu li sobre o Patch e percebi que haviam muitas reclamações sobre: navegador não funcionar, wifi não funcionar…

Por esse motivo, acabei reinstalando o Cloudready.

O Cloudready só possui o ícone do chromium e pasta de download, e uma vez que 99% dos vídeos no YouTube são apenas sobre o processo de instalação, a impressão que passa é que se trata de OS limitado e sem opção, uma vez que este não tem acesso ao Google Play Store.

Dei uma pesquisada e descobri:

1- como instalar extensões e APPs através do Chrome Web Store.

2- na falta de opção de uma extensão ou APP no Chrome Web Store, é possível criar, através do Chromium, um ícone de atalho. Muito parecido com o que o “ice ssb” faz no linux (Peppermint OS).

3- a terceira opção é instalar o Gnome Store and Discover Store

Essas duas Stores parecem ficar super pesadas no Cloudready. Essa foi a impressão que tive no meu laptop.

Infelizmente não foi possível instalar o Anbox e , assim, talvez, ter acesso ao Google Play Store.

1 curtida

Instalado sem complicação nenhuma, em um Dell Inspiron 7437 equipado com um Intel Core i7-4500U (sim, os malditos Haswell são compatíveis com o Brunch), 8GB de RAM (DDR3 @1630MHz – bem lenta, eu sei) e para testar o Brunch, usei um HD externo de 500GB, conservando assim meu SSD com o Alpine.

Está bem fluido (bem, o Chrome OS foi feito para rodar em tablets com teclado, basicamente) – e, com o meu workflow quase 100% web-based, não estou sofrendo com a mudança – embora o modo de funcionar deste shell seja beeeeem diferente dos tradicionais, não apenas quanto ao visual, mas também aos atalhos e as interações entre os programas. É, de fato, uma experiência diferente.

Screenshots

Como que você fez pro áudio funcionar no chromeOs com o positivo q232a?
Qual driver usou pra funcionar o wifi?