Chrome tem API secreta que coleta dados do usuário para o Google

Conheça e veja como testar a API secreta do Chrome e todos os navegadores baseados em Chromium que coleta dados exclusivamente para melhorar o desempenho em serviços do Google.

2 curtidas

É desse jeito a situação…a galera querendo pirar,protestar contra o recall da Microsoft,vem esse banho de água fria, avisando que o recall sempre existiu, porém com facetas diferentes no back-end, todos expostos, porquê conectados, logo todos legalmente ético hackeados. O sistema vai se revelando pelo aprimoramento constante,eu sempre soube que privacidade não existe,a maioria da população não pensa assim,mas lentamente terão de ser preparados, porque o futuro tecnológico nesse planeta até certa data, irá junto com AIs rumo a AGI. Dizem que coração é terra que ninguém anda,mas no back-end, só uns poucos entre a população atual, anda. Browser de código aberto,se eu quero? Quero não, todo código é aberto, eu sempre soube disso. :anchor:

3 curtidas

Assim, o problema do Recall é totalmente diferente, essa “API secreta que coleta dados” não mais faz que pegar o processador e destrinchar o quanto de memória o Chrome está usando em cada núcleo

O Recall por outro lado expõe ativamente dados do usuário a malwares e pior: também expõe dados de não-usuários também, você não precisa usar o Recall pra ser afetado, não são meras “facetas diferentes no back-end”

Na verdade, dessa vez nem é uma questão de privacidade mas concorrência desleal, é briga de big tech

Os meus dados enviados para o Google:
{
  "value": {
    "archName": "x86_64",
    "features": [
      "mmx",
      "sse",
      "sse2",
      "sse3",
      "ssse3",
      "sse4_1",
      "sse4_2",
      "avx"
    ],
    "modelName": "Intel(R) Core(TM) i5-10400 CPU @ 2.90GHz",
    "numOfProcessors": 12,
    "processors": [
      {
        "usage": {
          "idle": 57940156250,
          "kernel": 1005468750,
          "total": 59309375000,
          "user": 363750000
        }
      },
      {
          "idle": 58955156250,
          "kernel": 165781250,
          "total": 59305000000,
          "user": 184062500
        }
      },
      {
          "idle": 56525625000,
          "kernel": 1295156250,
          "user": 1484218750
        }
      },
      {
          "idle": 58721093750,
          "kernel": 374687500,
          "user": 209218750
        }
      },
      {
          "idle": 57744687500,
          "kernel": 835000000,
          "user": 725312500
        }
      },
      {
          "idle": 58919218750,
          "kernel": 214687500,
          "user": 171093750
        }
      },
      {
          "idle": 58087656250,
          "kernel": 398906250,
          "user": 818437500
        }
      },
      {
          "idle": 58844218750,
          "kernel": 238750000,
          "total": 59304843750,
          "user": 221875000
        }
      },
      {
          "idle": 58567187500,
          "kernel": 360000000,
          "user": 377656250
        }
      },
      {
          "idle": 58805937500,
          "kernel": 302500000,
          "user": 196406250
        }
      },
      {
          "idle": 58706093750,
          "kernel": 259218750,
          "user": 339531250
        }
      },
      {
          "idle": 58425312500,
          "kernel": 508125000,
          "user": 371406250
        }
      }
    ],
    "temperatures": []
  }
}

2 curtidas

Não importa se uso foi para uma boa causa, a forma como isso foi desenvolvido claramente revela uma intenção explícita de vantagem injusta. Se eles se sentem no direito de coletar essas informações com uma extensão que não dava para ver e nem desabilitar, vão se sentir no direito de explorar essa margem para coisas erradas. É um ferida direta ao consenso que todos tem sobre consentimento.

3 curtidas

O título da redação avisa bem: “Chrome tem API secreta que coleta dados do usuário para o Google 12” Eu nunca me confundi com o termo: “legalmente hackeado eticamente”. Isso implica todos conectados na web, prestando serviços ou como usuários consumidores,o recall é constante. Eu como pessoa desenvolvedora,sei a condição de APIs, é difícil me deixar auto confundir com narrativas, muito menos ainda,provaria eu aqui, minha consciência em assuntos haking, quanto aos scripts usados no recall da Microsoft x o que chamam de malware, trojans e outros scripts que atuam em coletas junto com APIs. Coleta é sempre coleta, é espionagem,o que denominam como malware, trojans, vírus,etc, são escritos com as mesmas linguagens de programação legais. As coletas legalizadas pelo meio legal empresarial,agem da mesma forma do que os scripts maliciosos,a diferença é que as grandes empresas prezam por uma ordem social e jurídica legal, tudo acordado para a ordem social. Minha experiência pessoal nunca me confundiu nesse assunto sensível,e todos os Devs experientes sabem disso,mas como ativos em network em redes sociais,evitam pelo bem de suas imagens e carreira,tocar nesse assunto. Pesquisem no Github sobre projetos plagiados no recall da Microsoft e lá encontrarão um cidadão experiência com seu tal repositório. Mas para completo entendimento,o leitor deve ser experiência em propriedade pessoal no assunto, tem de ser exímio desenvolvedor,e pesquisador na área de cibersegurança e melhor: ter conhecimento correlacional com scripts maliciosos que a comunidade denominam como malware, trojans e nomenclaturas variadas, mas que funciona basicamente como uma API via controle C2 de comando via acesso remoto. Todos os bons programadores são hackers éticos, pessoas de nossa categoria não se confundem não. Seguir explicando detalhes sobre, seria tão extenso, quanto uma falta de senso de minha parte,em um fórum comunidade como esta. Aqui isso nunca será eu foco: tentar demonstrar superioridade, vencer narrativas,ou ganhar debates. :bulb::black_heart:

1 curtida

Man, essa API atualmente é inútil, o próprio instalador do Chrome (e praticamente todos os instaladores) já faz isso, a coleta não é estatística de uso dos sites mas de hardware, não sei se chegou a ver o log mas as informações enviadas são (basicamente):" usuário acessou com o processador X, esse processador tem Y núcleos e nesse momento o sistema usa Z de RAM para cada núcleo

Se você não desenvolve softwares nativos essa informação é inútil e se desenvolve tem dezenas de sites com essa informação, se for partir dessa ideia de “vantagem injusta” temos que começar a cortar o Windows Update já que ele envia as mesmas informação

Nesse caso te confundiu, primeiro porque o Recall coleta informações sensíveis e a API do Chrome não (se for domonizar APIs, o Discourse é RESTFul, segundo que isso pode ser feito com o próprio instalador do Chrome

O mais importante, se for parar a base Chromium por isso… temos que parar o Firefox também about:telemetry#environment-data-tab:

Envia até mais informações por padrão

1 curtida

Finalizando minha ação nesse assunto, aqui o link:GitHub - xaitax/TotalRecall: This tool extracts and displays data from the Recall feature in Windows 11, providing an easy way to access information about your PC's activity snapshots. que me referi no penúltimo comentário, nesses assuntos mais tecnicamente em cybersegurança, estou em outras comunidades “fechadas” na web.:heavy_check_mark:

1 curtida

O errado é errado mesmo que seja inútil. Só mostra o quão imaturo foi adicionar um recurso ilegal que traria pouco benefício. Sabe, se a gente não achar isso errado, então alguém roubar um pão do supermercado “não tem problema desde que ela não esteja com fome”, o que obviamente se torna um absurdo, ou então que “não tem problema pois já se sabe como fazer um pão”, o que também é um absurdo.

3 curtidas

Como sempre digo: não existe almoço grátis. Se você quer facilidades, tem de vender um pouco de sua alma. Quem tá na chuva é para se molhar.

1 curtida

Olá pessoal!
Nos ultimos dias, vi algumas noticias e discussões sobre a tal da extensão que coleta dados (do hardware?) sem o consetimento do usuário embutida no Google Chrome, depois dessa noticia meio agilizei minha migração para o Firefox, porém ainda utilizar o Chrome no trabalho e todo meu workflow gira em torno a suite do Google, até o Youtube que é um site que utilizo bastante, funciona melhor no Chrome…
Depois dessas noticias, ainda é seguro utilizar o Chrome? Do ponto de vista da privacidade dos meus dados por exemplo?

Meio legal = obscuridade em contratos, imposição de termos por falta de regulamentação, normalização do absurdo, design propositalmente mal intencionado para confundir o usuário a concordar com o absolutamente inaceitável, lobby com governos, dentre muitas outras práticas no mínimo questionáveis.

O capitalismo de vigilancia segue forte e crescendo. Já vivemos em uma distopia, se analisarmos friamente. Em estados com fortes regulamentações nessa questão de dados, como na Europa, esses absurdos são reduzidos, mas seguem subindo. O problema é nunca atacar a raiz do problema e sempre remediar o irremediável. O sistema não tem solução.

1 curtida

Sugiro ler meu comentário sobre

Especialmente por isso, o Firefox coleta por padrão muito mais dados, todos coletam, o único que talvez não coleta (dos que suportam HTML 5 e DRM) são o GNOME Web e Falkon, mas não testei

Atacar a raiz do problema é fazer o próprio web engine e não coletar, a questão é quem se dispõe a fazer sem métricas de uso?

2 curtidas

Olha, pra mim a melhor opção é continuar usando o Chrome mas somente para os serviços da google, e deixar o Firefox para o restante da navegação. Volta e meia a google inventa algo para seus sites funcionarem pior no Firefox…

Está cada vez mais difícil manter a privacidade dos dados, então prefiro que empresas diferentes tenham apenas dados parciais. Dividindo seu workflow entre seviços google com o Chrome e demais sites com Firefox já faz com que a estatística de uso não seja a “real” em ambos os casos.

2 curtidas

Uso o Google Chrome por que a API de reconhecimento de voz só funciona nele. Sou dev e estou fazendo uma aplicação que faz uso desta API em específico, do contrário estaria usando o Brave ou mesmo o Firefox. E no janelas, principalmente as versões nostálgicas, eu uso o Supermium.