O GNOME sempre apresentou uma certa limitação com relação à personalização do GNOME Shell e dos aplicativos Adwaita. Uma das grandes barreiras foram as cores destaque do sistema, já que, até o GNOME 46, a única opção de cores destaque ofertada por padrão era o clássico azul. Na versão 47 do ambiente de desktop, isso foi finalmente solucionado ao adicionar novas opções de cores destaque, 9 no total.
Ainda assim, as opções de personalização nativas do GNOME, embora estáveis, apresentam limitações quanto à adaptabilidade dinâmica do esquema de cores em relação à identidade visual definida pelo papel de parede do usuário.
Alguns scripts e aplicativos como o Rewaita logo surgiram, solucionando o problema da limitação, mas ainda assim apresentando uma camada de complexidade considerável para quem deseja uma personalização simples e direta, com foco nas cores de destaque.
Tendo isso em mente, eu criei o ChromaLeon. Isto é, uma Extensão para o GNOME Shell, capaz de Extrair as do papel de parede do usuário e aplicá-las ao GNOME Shell, aplicativos (Adwaita e Adw-gtk3) e pacote de ícones, com suporte aos ícones Adwaita e MoreWaita (para pastas no Nautilus e ícones de alguns aplicativos).
Esta extensão visa expandir as possibilidades de personalização dessa interface tão amada por tantos usuários.
Com poucos cliques é fácil obter uma interface consistente, seguindo as cores do Wallpaper, como no exemplo abaixo.
Também é possível tingir a interface com as cores selecionadas, tanto para o Shell, quanto para Apps.
Você pode encontrar a extensão em:
- GitHub: GitHub - Fabito02/ChromaLeon: Change your GNOME Shell and GTK accent colors dynamically based on your wallpaper. · GitHub
- GNOME Extensions: ChromaLeon - GNOME Shell Extensions
Considere também apoiar o projeto! Desenvolver Software Livre exige tempo e dedicação, considere fazer uma doação. Isso ajuda diretamente a manter o ChromaLeon vivo!
GitHub Sponsors | Buy Me a Coffee
No final das contas, o ChromaLeon nasceu da vontade de ver um sistema que tem cara de ‘projeto pessoal’ e não de algo padrão de fábrica. Espero que ele ajude vocês a deixarem o GNOME tão único quanto o meu. Bora customizar!