Chegou GNOME 50.4

GNOME 50.4 chega com melhorias de desempenho, segurança e estabilidade para usuários Linux

O projeto GNOME disponibilizou a versão GNOME 50.4, uma atualização de manutenção focada em aprimorar a estabilidade, corrigir falhas e refinar a experiência dos usuários do ambiente gráfico mais popular do ecossistema Linux. A nova versão não introduz grandes mudanças visuais, mas reúne dezenas de correções distribuídas entre os principais componentes da plataforma.

Entre os destaques estão melhorias no gerenciamento de janelas, correções para o gerenciador de arquivos Nautilus, ajustes em aplicativos nativos e otimizações voltadas para desempenho geral do sistema. O objetivo da atualização é oferecer uma experiência mais fluida e confiável, especialmente para distribuições que já adotaram a série GNOME 50.

Outro ponto importante é o reforço na segurança, com a correção de bugs que poderiam causar comportamentos inesperados em diferentes componentes do desktop. Além disso, diversos aplicativos do ecossistema GNOME receberam atualizações para eliminar travamentos ocasionais e melhorar a compatibilidade com diferentes hardwares.

A série GNOME 50 representa uma evolução significativa do ambiente gráfico, priorizando otimizações internas em vez de mudanças radicais na interface. Desde seu lançamento, o projeto vem concentrando esforços em melhorar a performance das animações, a resposta do sistema, a acessibilidade e o suporte ao Wayland, além de aprimorar recursos como compartilhamento de tela e aceleração gráfica.

Como uma atualização de manutenção, o GNOME 50.4 é recomendado para todos os usuários que já utilizam a versão 50 do ambiente gráfico. As correções devem chegar gradualmente aos repositórios das principais distribuições Linux, como Fedora, Arch Linux, openSUSE e outras que acompanham rapidamente as novas versões do GNOME. Usuários do Ubuntu receberão a atualização conforme o cronograma de manutenção adotado pela distribuição.

Embora discreta, a chegada do GNOME 50.4 reforça a estratégia do projeto de manter o ambiente gráfico cada vez mais estável, seguro e eficiente, oferecendo uma base sólida para o uso diário tanto por usuários domésticos quanto em ambientes profissionais.

Já tem tempo que não uso gnome.

Queria que o Zorin OS já atualizasse o Gnome para o 50. Demora de mais as atualizações do zorin

Fala aí, amigo. Blz? É por essas e outras que dou preferência ao Fedora, Debian Testing e Mint (instalando gnome por fora)

Eu estou pensando de testar outras distros, mas ficar trocando para testes no pc que uso para trabalhar não é algo que da para ficar fazendo. Até da para testar em uma vm mas não é a mesma coisa. Quero conseguir testar comportamento como de 2 monitores, jogos, etc. Isso em uma vm é dificil.

Tem o opensuse.

Tem gente que fala bem dele.

Debian testing tem muito pacote tirado do repositório.

Fedora vem com bastante coisa que acho inútil.

Usei Opensuse por um bom tempo e hoje ainda tenho uma vm com ele. É uma verdadeira rocha, além de ter o sistema de snapshots para o caso de dar algum problema. Está sempre bem atualizado. A versão rolling release é a Tumbleweed.

Eu estou pensando sair do arch.

Estou pensando ir pro opensuse

Baita distro. Faça um teste.

Você foi base arch?

Pensei debian, mas o testing tem falta de pacotes que tem no estável.

Fedora não acho bom.

Tenho me baseado no flatpak, contudo também falta pacotes

aguardo a chegada no Solus OS.

Estou usando o Biglinux. Instalei por curiosidade e estou gostando bastante da distro. Vou ficar nela por enquanto. Tenho também uma vm com Arch e outra com Cachy.

Confesso que não gosto muito do Fedora.

O Debian testing me deu um pouco de trabalho quando usei.

Estou numa fase zero Flatpak, não tenho nenhum instalado. Não tenho nada contra, mas se o que preciso tem no repositório, é de lá que eu instalo.

Gosto do Solus também. Acho uma distro fácil de manter. :grin:

(postagem excluída pelo(a) autor(a))

Arruma um SSD pequeno (tipo aqueles mSATAs de 32GB que eram usados como SSDs de cache em notebooks Intel da terceira geração), um adaptador mSATA para SATA - acha baratinho no Ali - e um case de HD externo(ou um adaptador SATA->USB 3.0: se o seu PC tiver uma entrada USB 3.0 vc pode instalar e testar qualquer distro dessa forma com excelente desempenho, pois a USB 3.0 oferece 5gbps de banda, contra 6gbps de uma interface SATA3 interna do PC. É dessa forma que eu testo outras distros no meu notebook sem precisar mexer nos OSs principais (Fedora 44 KDE e Windows 11).

Aqui eu tenho 3 SSDs de 32GB que estão com o CachyOS, Mint 22.3 Cinnamon e ZorinOS 18.1. Dessa forma satisfaço o meu vício em distro hopping sem precisar ficar reconfigurando tudo.

E aqui tb tem mais um que não é fã do GNOME puro… Só consigo usar ele em distros que fazem grandes modificações como o ZorinOS.

's