GNOME 50.4 chega com melhorias de desempenho, segurança e estabilidade para usuários Linux
O projeto GNOME disponibilizou a versão GNOME 50.4, uma atualização de manutenção focada em aprimorar a estabilidade, corrigir falhas e refinar a experiência dos usuários do ambiente gráfico mais popular do ecossistema Linux. A nova versão não introduz grandes mudanças visuais, mas reúne dezenas de correções distribuídas entre os principais componentes da plataforma.
Entre os destaques estão melhorias no gerenciamento de janelas, correções para o gerenciador de arquivos Nautilus, ajustes em aplicativos nativos e otimizações voltadas para desempenho geral do sistema. O objetivo da atualização é oferecer uma experiência mais fluida e confiável, especialmente para distribuições que já adotaram a série GNOME 50.
Outro ponto importante é o reforço na segurança, com a correção de bugs que poderiam causar comportamentos inesperados em diferentes componentes do desktop. Além disso, diversos aplicativos do ecossistema GNOME receberam atualizações para eliminar travamentos ocasionais e melhorar a compatibilidade com diferentes hardwares.
A série GNOME 50 representa uma evolução significativa do ambiente gráfico, priorizando otimizações internas em vez de mudanças radicais na interface. Desde seu lançamento, o projeto vem concentrando esforços em melhorar a performance das animações, a resposta do sistema, a acessibilidade e o suporte ao Wayland, além de aprimorar recursos como compartilhamento de tela e aceleração gráfica.
Como uma atualização de manutenção, o GNOME 50.4 é recomendado para todos os usuários que já utilizam a versão 50 do ambiente gráfico. As correções devem chegar gradualmente aos repositórios das principais distribuições Linux, como Fedora, Arch Linux, openSUSE e outras que acompanham rapidamente as novas versões do GNOME. Usuários do Ubuntu receberão a atualização conforme o cronograma de manutenção adotado pela distribuição.
Embora discreta, a chegada do GNOME 50.4 reforça a estratégia do projeto de manter o ambiente gráfico cada vez mais estável, seguro e eficiente, oferecendo uma base sólida para o uso diário tanto por usuários domésticos quanto em ambientes profissionais.
Eu estou pensando de testar outras distros, mas ficar trocando para testes no pc que uso para trabalhar não é algo que da para ficar fazendo. Até da para testar em uma vm mas não é a mesma coisa. Quero conseguir testar comportamento como de 2 monitores, jogos, etc. Isso em uma vm é dificil.
Usei Opensuse por um bom tempo e hoje ainda tenho uma vm com ele. É uma verdadeira rocha, além de ter o sistema de snapshots para o caso de dar algum problema. Está sempre bem atualizado. A versão rolling release é a Tumbleweed.
Estou usando o Biglinux. Instalei por curiosidade e estou gostando bastante da distro. Vou ficar nela por enquanto. Tenho também uma vm com Arch e outra com Cachy.
Confesso que não gosto muito do Fedora.
O Debian testing me deu um pouco de trabalho quando usei.
Estou numa fase zero Flatpak, não tenho nenhum instalado. Não tenho nada contra, mas se o que preciso tem no repositório, é de lá que eu instalo.
Arruma um SSD pequeno (tipo aqueles mSATAs de 32GB que eram usados como SSDs de cache em notebooks Intel da terceira geração), um adaptador mSATA para SATA - acha baratinho no Ali - e um case de HD externo(ou um adaptador SATA->USB 3.0: se o seu PC tiver uma entrada USB 3.0 vc pode instalar e testar qualquer distro dessa forma com excelente desempenho, pois a USB 3.0 oferece 5gbps de banda, contra 6gbps de uma interface SATA3 interna do PC. É dessa forma que eu testo outras distros no meu notebook sem precisar mexer nos OSs principais (Fedora 44 KDE e Windows 11).
Aqui eu tenho 3 SSDs de 32GB que estão com o CachyOS, Mint 22.3 Cinnamon e ZorinOS 18.1. Dessa forma satisfaço o meu vício em distro hopping sem precisar ficar reconfigurando tudo.
E aqui tb tem mais um que não é fã do GNOME puro… Só consigo usar ele em distros que fazem grandes modificações como o ZorinOS.