Chegando no Linux

Olá, eu estou pensando em fazer um dual boot com meu windows 8.1 pois precisaria dele para jogar League of Legends e Warface. Queria saber se meu pc com um Celeron 1007U 1.50 ghz 2 núcleos com 4GB RAM e placa integrada Intel Graphics 4000 dariam conta do Pop!_OS para usar o navegador e na steam jogar( Stardew Valley, Don’t Starve Togheter e CS:GO). Ja usei o windows 10 e até consigo jogar esses jogos porém com alguns problemas de drop de FPS, enquanto no 8.1 chego a ter 60 de FPS fixo no lol e 45 no cs. Caso não seja possível qual seria um distro indicada pra rodar esses jogos na steam e que não fosse feia por padrão

Não recomendo o Pop por que ele usa a interface Gnome, com 4gb vai ser tenso. Sugiro o Xubuntu 20.10, ou mesmo o Kubuntu 20.10, pra tar no mais atualizado. Ou mesmo as versões 20.04 que lançaram esse ano, versões estáveis.

Sobre os games porém, não manjo de fazer todos rodarem no Linux. Só quis passar uma recomendação de distros leves pra usar. Mas, tenta usar o Lutris, o Playonlinux, Steam.

Daria conta sim, pode usar de boa

Desde o gnome 3.36 (eu acho) RAM não é mais um problema
eu to usando o gnome 3.38, tenho 4 gb de ram e tá tudo funcionando muito bem, inclusive joguei Don’t Starve Together no GNOME, tudo funcionou 100%

1 curtida

Tenta o Linux Mint com XFCE que dá pra rodar mais leve e Steam e Lutris.

Tenho um computador (tablet/netbook) com 2GB de memória RAM rodando Ubuntu 20.10. Para uso básico, tem atendido sem problemas.

Para o seu caso, com 4GB o Pop!OS funcionaria super bem e creio que você conseguirá rodar esses jogos (CS:GO é nativo e roda igual ou melhor que a versão de Windows, Stardew Valley e Don’t Starve Together são ultra leves, o LoL é o único que me deixa na dúvida, mas também deve funcionar de forma semelhante ao Windows).

Dar para rodar dá, mas, acho que tem outras distros mais indicadas para o seu hardware. Que uso você gostaria de ter no Linux?

Bom, eu lembro de que teve uma conversa de que RAM era o menor dos problemas, e sim a velocidade do processador. Me parece fazer algum sentido, e se voce diz que est’a funcionando e sem problemas, entao pode ser uma boa alternativa testar o Gnome.

É, eu instalei e n tive um desempenho decente no cs go. Agora estou colocando o Zorin OS Lite pra testar jogos na Steam

Zorin OS Lite me pareceu mais bonito e tb usa XFCE, estou instalando para ver o desempenho no cs go

Pop!_OS com Gnome cheio de extensões não é uma boa idéia para esse hardware. O Zorin normal também não é, mas, dizem que a versão Lite é realmente leve, mas, nunca testei.
Por que você não tenta um bom Manjaro? Ele é cheio de recursos e tem vários ambientes gráficos que podem te agradar já que aparentemente você não curtiu o Mint.

Um Manjaro XFCE seria bom - ele já vem com Steam e é bem leve (menos que outras distros com a mesma interface gráfica, mas ainda assim leve e muito bonita). Vantagens estão no AUR, que facilita muito conseguir aplicativos que normalmente não estariam disponíveis em outras distros, e o PAMAC, que facilita muito instalar e atualizar programas. No entanto, como entusiasta da distro, sou suspeito pra falar… hehehehehe

1 curtida

Concordo. Além do mais, não só é amigável para principiantes, como é bem acertado.

1 curtida

O único problema de distros baseadas no Arch é a compilação, ela usa bastante CPU e pode ser um problema pra algumas pessoas…

Se não quiser um base Arch então a melhor opção seria um base Debian, não é a melhor alternativa para jogos, mas, como o que você quer rodar é tranquilo (algo mais leve), eu sugeriria uma das três opções a segui:

https://mxlinux.org/
https://antixlinux.com/
SparkyLinux download page – SparkyLinux (além da versão normal tem a tal Game Edition que procura contornar os obstáculos do Debian para jogos).

De fato. As vezes eu eu testei o Manjaro XFCE, eu achei o consumo de RAM dele mais alto que o normal pra XFCE, tanto que a versão Cinnamon (conhecidamente um DE que come bastante RAM) iniciou com apenas um pouco mais de RAM que o XFCE, isso nos meus testes de máquina virtual. Mas como o @Kaique-Murilo tem 4 GB de RAM, deve ser tranquilo de rodar em XFCE ou mesmo Plasma. Com Gnome seria mais complicado, mas não impossível…

1 curtida

Uma outra opção, fugindo da base Debian/Ubuntu, é o Regata OS, que vem com DE KDE Plasma. Ela vem bem pronta pra jogos, ajustada pras placas NVidia e híbridas

1 curtida

Mas, será que o Plasma roda bem sob um Celeron? A memória é suficiente. Talvez se deixar o Plasma base sem efeitos de animação.

2 curtidas

Dê preferência para uma distro com XFCE, recomendo o Mint XFCE para sua máquina.

1 curtida

Não recomendaria pra você usar interface GNOME… nesses casos e diante das suas especificações, sugiro distros com interface XFCE ou KDE Plasma, tais como: Manjaro, Mint, Xubuntu ou Kubuntu.

2 curtidas