Alguém tem uma solução ou conhece alguma emissora de certificado que funcione com Linux? Seja com certificado A3 em token, leitor ou núvem, nenhuma solução ou tutorial funcionou. Para leitor de cartão A3 eu meio que desisti e passei a ver em núvem, e o único emissor que encontrei com suporte oficial para Linux é o Serpro, que oferece o SerproID Desktop para serviços que não estão integrados diretamente na núvem (como o gov.br) ou para quem quer assinar localmente e diretamente arquivos pdf, por ex. Porém, não funciona por nada, dá erro de java. Chega a abrir o ícone e fecha sozinho. Testei um ubuntu 24.10, e eles informam suporte somente para a LTS mais antiga (acho que 22.04) e não cheguei a testar por não querer a versão antiga.
Alguém tem ideias, soluções, chutes, pitacos, ou qualquer coisa?
Obrigado
Uma possível ideia é criar um contêiner da versão do Ubuntu que você precisa usar. A forma mais fácil de usar contêineres é com o Distrobox.
Se você não estiver disposto a aprender sobre contêineres, talvez seja melhor fazer um dual boot ou usar uma máquina virtual do Windows.
Obrigado pela resposta.
Entendo, podemos até usar uma outra máquina com Windows somente para certificado. Sera que ninguém nesses milhoes de usuários no Brasil não tem ninguem uma solução nativa para os linuxes mais novos? Pelo o que andei lendo, parece que não funciona nem na versão que a Serpro indica. Mas como é que o pessoal aqui faz?
Os emissores como a certisign e outras grandes criam apps até para MAC mas não para linux. Não acho que MAC tenha mais usuários do que linux, ainda mais aqui no br que é uma fortuna.
Você pode tentar entrar nos repositórios da versão antiga do Ubuntu e baixar os .debs dos pacotes que os Ubuntus mais recentes não oferecem. Depois você instalaria os pacotes manualmente com a consciência de que eles não receberão atualizações de segurança.
Mundialmente falando, o macOS tem mais usuários do que Linux. No Brasil, ambos estão mais ou menos empatados, porém eu acho provável que o macOS tenha mais usuários entre os que precisam de certificado digital.
Outra questão é que os aplicativos precisam ser atualizados a cada versão de distro lançada, algo que é trabalhoso de se fazer e que não vale a pena de se fazer para um sistema operacional com poucos usuários. Por isso, o ideal seria que os programas fossem lançados como flatpak ou como snap.
Se não me engano o Big Linux possui um pacote que funciona com o Certisign que é extraído da versão .exe pra Windows, em que até o Manjaro portou o pacote também já que o Big é base Manjaro.
Imagino que você esteja se referindo a algum pacote da AUR, que com certeza é extraído de um .deb ou .rpm.
Não lembro totalmente, pois faz um tempo que vi sobre isso. Só lembro que foi alguém da equipe do Big Linux(Acredito que tenha sido o Rafael Ruscher) em alguma live ou vídeo no youtube, falando sobre esse pacote feito pelo Bruno(Criador do Big Linux). E tenho quase certeza que o pacote do Big é o da versão de Windows, sendo compilado pelo Big. Mas, como falei, nem lembro direito rsrsrs.
@Natanael.755 pra trabalharmos logo mais
Olá @santR , seja bem-vindo!
Você poderia abrir o programa no terminal para ver se aparece alguma mensagem de erro e postar aqui.
Mac só é caro aqui no Brasil no resto do mundo ele só é esquisito, na maioria dos países custa de metade a 1 terço do salário médio sendo que fora do Brasil o discurso é “isso é uma caixa limitada, não vale o preço, tem coisa melhor mais barata” diferente daqui que os macs são topo de linha porque alternativas custam do dobro pra mais
É porque não é nem remotamente trivial fazer isso e a demanda é relativamente baixa, ainda mais com o assinador gov a esmagadora maioria das pessoas usa o “de gratis”, claro que n% de 200 milhões é muita gente, mas ainda sim se torna estatisticamente improvável ter alguém que usa Linux, que depende dos certificados A3, que tenha o conhecimento necessário para fazer engenharia reversa nos drivers e que não espere retorno financeiro pra isso
Consegui fazer funcionar no ubuntu LTS 22.algumacoisa.
Enfim, vou esperar a serpro lançar para o LTS mais novo. Até lá o jeito é no windows.
Tentei de todos os jeitos. O erro que dá é um erro de java, não consigo colar agora.
Obrigado