Certificado CA, o que é?

Boa noite a todos
Esses dias eu tava no tiktok e vi um negócio de certificado CA, então eu fui pesquisar e achei isso:
CA 2023 windows

Só que eu não achei nada que realmente explicasse bem

Então vocês poderiam me explicar o que é esse certificado?
Ele precisa ser instalado? e em que casos?
Também tem ou funciona no linux?
Se tem algo a ver com o secure boot?
É só para secure boot ativado?
E dar mais irformações

Quem puder ajudar, agradeço desde já

Isso resume bem, mas no software serve pra gerar um autorização e certificado de uso, isso inclui várias coisas seja software ou não

Entendi, pelo que li então é mais para servidores?

Mas também eu tinha visto esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=rJNC27StJoI&t=701s
Falando que o windows não vai iniciar sem esse certificado, como isso vai funcionar?

Agora precisa instalar esse certificado no linux e windows?

Na verdade e pra qualquer coisa que acesse ou use a internet ou ate equipamentos eletronicos em geral, Esses certificados ja vem por padrão em qualquer SO, eles fazem parte do mesmo pra se conectar a internet ou serem usados em dispositivos em geral
No Linux vem como o pacote “ca-certificates” pode variar dependendo da distro e no windows vem por padrão no gerenciador de certificados

Entendi
Mas no vídeo está falando de não iniciar o windows, realmente pode ocorrer isso ou mesmo o windows já instalado com os certificados antigos ele atualiza os certificados?
Vc conseguiria explicar sobre esse vídeo?

Sim, pode ocorrer pq existem drivers core que usam esses CA para autenticar os usuarios e conferir credenciais, eles atualizam nos KB que acompanha atualizações e tbm nos navegadores
No caso do windows versões fora do tempo de suporte deixam de atualizar esses CA que impossibilitam o uso de internet e ate nos programas do mesmo

Ata, agora entendi, valeu pela ajuda e pela explicação

Ontem um canal lançou essas informações, parece que esse novo certificado é mais problemático para quem usa o secure boot ativado
https://sayrodigital.net/windows/cenarios-de-atualizacao-do-certificado-de-autorizacao-windows-uefi-ca-2023/

Isso já foi kkkk sayro como sempre na Disney, isso foi na 24h2 e não mudou nada no sistema UEFI

kkkk, bom saber, achei que ia ter que configurar algo no linux e windows, valeu pela correção