Boa noite a todos
Esses dias eu tava no tiktok e vi um negócio de certificado CA, então eu fui pesquisar e achei isso:
CA 2023 windows
Só que eu não achei nada que realmente explicasse bem
Então vocês poderiam me explicar o que é esse certificado?
Ele precisa ser instalado? e em que casos?
Também tem ou funciona no linux?
Se tem algo a ver com o secure boot?
É só para secure boot ativado?
E dar mais irformações
Quem puder ajudar, agradeço desde já
Isso resume bem, mas no software serve pra gerar um autorização e certificado de uso, isso inclui várias coisas seja software ou não
3 curtidas
Entendi, pelo que li então é mais para servidores?
Mas também eu tinha visto esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=rJNC27StJoI&t=701s
Falando que o windows não vai iniciar sem esse certificado, como isso vai funcionar?
Agora precisa instalar esse certificado no linux e windows?
1 curtida
Na verdade e pra qualquer coisa que acesse ou use a internet ou ate equipamentos eletronicos em geral, Esses certificados ja vem por padrão em qualquer SO, eles fazem parte do mesmo pra se conectar a internet ou serem usados em dispositivos em geral
No Linux vem como o pacote “ca-certificates” pode variar dependendo da distro e no windows vem por padrão no gerenciador de certificados
2 curtidas
Entendi
Mas no vídeo está falando de não iniciar o windows, realmente pode ocorrer isso ou mesmo o windows já instalado com os certificados antigos ele atualiza os certificados?
Vc conseguiria explicar sobre esse vídeo?
1 curtida
Sim, pode ocorrer pq existem drivers core que usam esses CA para autenticar os usuarios e conferir credenciais, eles atualizam nos KB que acompanha atualizações e tbm nos navegadores
No caso do windows versões fora do tempo de suporte deixam de atualizar esses CA que impossibilitam o uso de internet e ate nos programas do mesmo
1 curtida
Ata, agora entendi, valeu pela ajuda e pela explicação
1 curtida
Ontem um canal lançou essas informações, parece que esse novo certificado é mais problemático para quem usa o secure boot ativado
https://sayrodigital.net/windows/cenarios-de-atualizacao-do-certificado-de-autorizacao-windows-uefi-ca-2023/
Isso já foi kkkk sayro como sempre na Disney, isso foi na 24h2 e não mudou nada no sistema UEFI
1 curtida
kkkk, bom saber, achei que ia ter que configurar algo no linux e windows, valeu pela correção
1 curtida
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.