CEO da Epic Games diz um claro NÃO ao Fortnite no Steam Deck

Com certeza nenhuma surpresa até aqui, visto que já sabemos que Tim Sweeney (CEO da Epic Games) já mostrou não gostar de Linux em 2018, dizendo que instalar Linux é equivalente a se mudar para o Canadá, e, curiosamente, em 2019 disse que Linux é ótimo.

Abaixo, a matéria do GamingOnLinux traduzida, com algumas correções e adaptações.
A matéria original (em inglês) estará disponível no final desta publicação.

Você esperava jogar Fortnite facilmente no Steam Deck? Bem, Tim Sweeney, o CEO da Epic Games, deixou claro que isso não acontecerá oficialmente. Uma coisa a se lembrar agora é que tanto o Easy Anti-Cheat quanto o BattlEye suportam Linux. Tanto para compilações nativas Linux quanto para jogos Windows executados via Steam Play Proton. No entanto, é tudo espaço do usuário sem módulos de Kernel.

No Twitter, o usuário Stormy178 perguntou se havia planos para tornar o Fortnite compatível com o Steam Play Proton, ao qual Sweeney respondeu:

“Fortnite não, mas há um grande esforço em andamento para maximizar a compatibilidade do Easy Anti-Cheat com o Steam Deck.”

O questionamento continuou e quando perguntado o motivo, Sweeney continuou:

“Não temos confiança de que seremos capazes de combater trapaças em escala sob uma ampla variedade de configurações de kernel, incluindo as personalizadas.”

Outro usuário mencionou que parecia que o CEO da Epic não confiava em seu próprio produto, Sweeney obviamente não podia deixar isso sem resposta:

“Com relação ao anti-cheat na plataforma Linux suportando kernels customizados e o modelo de ameaça para um jogo do tamanho do Fortnite, SIM ESTÁ EXATAMENTE CERTO!”

De várias maneiras, ele está realmente certo. O Windows é de código-fechado, assim como o Kernel NT e geralmente 99% dos drivers para ele também. O anti-cheat do lado do cliente obviamente depende muito da segurança por obscuridade, então as pessoas não podem ver tudo o que está fazendo. Isso é parte do problema no Linux, onde o Kernel e praticamente todo o desenvolvimento nele é feito abertamente e muda rapidamente. Desenvolver anti-cheat contra um Kernel tão aberto provavelmente não será nem remotamente fácil. Haverá maneiras, especialmente se algo como o Steam Deck tiver um Kernel totalmente assinado e algum tipo de garantia de que está sendo usado - provavelmente de várias maneiras que as pessoas mais inteligentes conhecem.

Realmente, no geral, não dá muita confiança para os desenvolvedores que podem estar procurando conectar seu anti-cheat pronto para que seus jogos funcionem no Steam Deck.

A grande diferença, ao que parece, é o tamanho da base de jogadores e o quanto cada jogo é um alvo. Sweeney não está dizendo que não é adequado como um todo, apenas que Fortnite é um grande alvo para trapaceiros:

“O modelo de ameaça para anti-cheat varia por jogo com base no número de jogadores ativos e na capacidade de obter lucro vendendo cheats ou ganhar destaque com cheats. Portanto, o anti-cheat que é suficiente para um jogo pode não ser suficiente para outro jogo com 10, 100 ou 1000 vezes mais jogadores.”

Um usuário seguiu sugerindo que era apenas um caso de Sweeney não querer Fortnite em uma “plataforma rival”, à qual Sweeney deu esta resposta:

“A Epic Games ficaria feliz em colocar Fortnite no Steam. Não ficaríamos felizes em dar ao Steam 20-30% de sua receita pelo privilégio. O suporte ao hardware do Steam Deck é um problema à parte, mas o mercado para jogos-não-hospedados no Steam com disponibilidade limitada de hardware do Steam Deck é de que tamanho exatamente?”

Com isso em mente, você que deseja jogar Fortnite, precisará do Windows ou transmiti-lo via GeForce Now no Steam Deck. Pelo menos para jogos sem esse anti-cheat, você deve poder usar o Heroic Games Launcher no Steam Deck.

Isso significa que há espaço aberto para outro jogo ocupar seu lugar no Steam Deck oficialmente.

Fonte: Epic Games CEO says a clear No to Fortnite on Steam Deck | GamingOnLinux

4 curtidas

Ou seja, ele não confia em sua própria tecnologia, vamos ver quem vai continuar sendo b urro o suficiente pra continuar usando

3 curtidas

Foi a desculpa mais mentirosa que eu já vi.

1 curtida

Isso é uma prova de que empresas não querem dar suporte ao pinguim, ou faz pouco caso dele. Fora quando lançam softwares em versões incompletas, só pra dizer q fez…
Curiosamente é possível rodar este game em distribuições por ai… Talvez tenho dinheiro rolando por trás das cortinas!
Com coisa q aquele streamer “pró player” q tem milhares de seguidores, q gera muita receita para o canal onde está, n xita né!

1 curtida

Nem sempre os problemas justificam as ações, pra mim parece birra pq acha teria q colocar o Fortnite na Steam, enquanto ele poderia simplesmente implementar a Epic no linux usando a própria Heroic como base e pronto.

1 curtida

Resumindo:
meu código é um lixo, feito por um projeto vagabundo que, se exposto, não só vai causar risadas, como profundo prejuízo.
Então, as pessoas não vendo o que é, vão imaginar que tem mais valor do que realmente possui, e por isto, consigo “garantir” a segurança delas.

Também vamos acreditar que cada kernel do Windows é reescrito do zero, que as “poucas” pessoas que tem acesso a ele são os seres mais íntegros do mundo, que por qualquer razão ou recurso vão quebrar os acordos de confidencialidade e tudo mais.

1 curtida