Sou novo no canal, hoje atualmente tenho um servidor rodando centos com um postgresql e um apache tomcat para rodar um sistema em java. Pessoal do meu sistema esta indicando o CENTOS, Ubuntu Server ou Debian. Como não sou tao experimente em linux queria saber qual o melhor, mais instavel e que inicialize mais rapido. Desde já agradeço a atenção de todos.
Então vc ja tem um server ideal, não precisa ir em indicações se não ha necessidade
Todas as 3 altenativas são estaveis, mas varia do seu gosto, eu pessoalmente sai do OpenSuse Leap para o Proxmox por ser focado no “pronto para pegar e usar” fora que me economiza um tempo de configuração enorme mas isso varia do gosto… Se vc for CentOS continue nele, ir em indicações sendo que vc não tem um problema e bobagem
Todos os 3 sao confiaveis, estaveis e provavelmente vao rodar por tantos anos que voce vai ate esquecer de atualizar.
Ubuntu Server e Debian sao parecidos, entretanto trabalhar com Debian pode dar uma mao de obra a mais.
CentOS 'e referencia em questao de servidores.
Como o @ruanelivelton18 ja falou, se esta funcionando em CentOS, nao tem porque se incomodar.
Caso voce precise atualizar um dia para um novo servidor, vale a pena pensar em um servidor que seja mais facil para voce dar manutencao se precisar. Ex: Se voce trabalha diariamente com Ubuntu/Debian, em uma eventual atualizacao seria interessante pensar em subir um servidor baseado nessas distros.
Perfeito @ruanelivelton18 , fico muito agradecido pela sua resposta. O meu receio é o fim da vida do Centos que consta no site deles. Por ter adquirido um servidor novo é esse o meu pensamento em colocar algo que não terei que mudar por um longo tempo. Abraço
Show de bola @Anderson_Iarrocheski, estou na duvida entre Ubuntu Server ou CentOS. O meu CentOS é o 7 o mais velhinho que esta indo pro fim da vida dele, fizemos um upgrade e adquirimos uma maquina nova por esse meu pensamento em já colocar um sistema que não terei que modificar daqui 1, 2 ou 3 anos. Abraço
Você está ciente que o antigo CentOS agora é CentOS Stream?
Como eu não o utilizo, não sei dizer se isso pode ser um problema, mas é bom estar a par das mudanças. Como alternativa ao antigo CentOS, existe o Rocky Linux.
certo @tanio, sim eu verifiquei que mudou o centOS só que o pessoal do meu sistema não me passou o rocky linux como alternativa para utilizar meu sistema. Creio que o Rocky daria mas como não foi testado e aprovado não me passaram nada. Mas o rocky é um baita de uma OS. Obrigado desde já
Boa tarde @tiagoquintino, eles não comentaram nada sobre o CentOS Stream mas creio que isso foi falta de testes ou algo do tipo, pois o futuro é o Stream. Como tinha comentado vou estudar sobre o Oracle Linux, pois ainda não tinha escutado nada a respeito. Agradeço seu comentário Abraço