Vejo muita gente tacando o terror no CentOS Stream, falando que o Cent “morreu” com a RHEL implementando o Stream.
Minha dúvida é: é realmente tão ruim assim? Tem embasamento as críticas?
Bom, o CentOS Stream meio que virou um Fedora, um esquema “pseudo RR”.
O que tornava o CentOS “normal” é que ele possuia um fluxo idêntico ao RHEL e sem um limite de servidores para que fosse preciso obter uma liçensa, focando mais na manutenção e na mão de obra qualificada (algo nos moldes do Ubuntu Server, mas sendo RPM)… Assim, isso falando de forma enxugada, claro.
Obs: apesar que, agora, o RHEL agora tem um limite para < 16 servidores
O CentOS Stream causou polêmica por que ele quebrou duas garantias mantidas há muito tempo, o que nunca é bem vindo em software empresarial:
- O CentOS era basicamente uma recompilação do RHEL e acompanhava todos os movimentos do mesmo com um pouco de atraso. Quem tinha um servidor com RHEL garantidamente poderia botar o mesmo software em servidor com CentOS. Agora, ele é uma espécie de Debian Testing, uma prévia Rolling Release do que vai estar nas versões seguintes do RHEL.
- O tempo de suporte do CentOS 8, que já havia sido lançado, foi cortado bruscamente, irritando equipes que já haviam se dado ao trabalho de migrar do CentOS 7. Ironicamente,o CentOS 7 teve mais tempo de suporte que o CentOS 8.
Ao mesmo tempo, a Red Hat anunciou que ia deixar as primeiras N licenças do RHEL gratuitas e as demais pagas. Me parece que foi basicamente uma estratégia para não ter que manter dois produtos bastante semelhantes.
Lembrando que eu não sou um administrador nem de negócios nem de parques de servidores com Linux, só estou repetindo o que ouvi na época.
Foi apenas desespero momentâneo. De fato, o CentOS Stream mudou o modo operante do CentOS clássico, esse que não passava de um “espelho” para o RHEL. Eu utilizei o CentOS Stream como servidor de hospedagem de arquivos e não existe diferença prática alguma, isso na experiência que tive por alguns meses.
Ademais, caso você não saiba, você provavelmente utiliza serviços que rodam sobre o CentOS Stream, porque o Facebook migrou mais de 75% de seus servidores para o CentOS Stream.
Entretanto, caso você deseje o CentOS clássico, você pode estar utilizando o Rocky Linux.
Só acrescentando que já falaram, com a mudança do modelo do CentOS a Red Hat liberou a instalação de Red Hat 8 (e posteriores) em até 16 servidores de forma gratuita, o que acho uma estrategia muito interessante.