Os celulares de minha casa ficam constantemente se desconectando da rede 5 GHz do roteador TP-Link Archer AX12 AX1500. Eu uso os celulares (Android) praticamente ao lado do roteador e mesmo assim dá essa falha. Quando tento reconectar, fica com a mensagem “Conexão falhou”. Aí depois de uns minutos conecta, mas depois de horas falha novamente. Alguém tem ideia de por que isso acontece? O roteador é novo.
Segue a configuração WiFi:
Os celulares são novos?
O roteador tem configurações beamforming e roaming rápido?
Estão ativados?
Tente desativar.
O roteador salva as configurações do dispositivo conectados?
Se sim tente deletar tudo?
Por fim.
Já tentou desligar o roteador, deixar uns 2 minutos e ligar novamente?
Resetar o roteador é a última opção
1 curtida
Os celulares não são novos, mas estão bem cuidados.
Não vi essas funções.
Não sei se salva, vou procurar.
Já desliguei e liguei várias vezes. Vou resetar pra ver.
Obrigado @swatquest !
Steps to Disable Beamforming (Archer AX12):
-
Connect your device (PC/phone) to the Archer AX12’s network (Wi-Fi or Ethernet).
-
Open a web browser and go to http://tplinkwifi.net or 192.168.0.1 (or 192.168.1.1, depending on your setup).
-
Log in with your router’s administration username and password.
-
Navigate to the Advanced or Wireless Settings section.
-
Look for a section named Beamforming, Wireless Advanced, or similar.
-
Uncheck or Disable the Beamforming feature.
-
Save your changes and restart the router if prompted.
Pelo que vi está habilitado por padrão , tem que desativar.
Entre em contato com a tplink suporte e veja se eles te passam o csminho
Veja se é pelo aplicativo do celular
Aqui o link do google play
aplicou atualização de firmware pro roteador? vc pode tirar uma dúvida pedindo alguém com um celular recente para se conectar e ver se ocorre a mesma coisa com ele
1 curtida
Provavelmente o Beamforming não é compatível com rede do celular.
2 curtidas
Olá.
Você disse:
ficam constantemente se desconectando (…) Quando tento reconectar, fica com a mensagem “Conexão falhou”. Aí depois de uns minutos conecta, mas depois de horas falha novamente.
Considerando as opções mostradas nas suas configurações eu tentaria:
-
Fixar um canal para cada uma das frequências: 2,4 e 5 GHz.
-
Fixar a largura do canal:
- Em 2,4 GHz pode ser 20 ou 40 MHz. Considerando uma política de boa vizinhança, eu colocaria 20 MHz, em um dos seguintes canais: 1 ou 6 ou 11 (verificando o menos usado (com menos redes) e/ou com sinal mais fraco pela vizinhança).
- Em 5 GHz pode ser 20, 40 ou 80 MHz. Considerando que você usa os celulares próximos do roteador, eu colocaria 80 MHz em qualquer canal (na verdade eu verificaria um canal não usado pela vizinhança, ou o menos usado - se é que os sinais 5 GHz da vizinhança chegam até você… Isso considerando que você tenha vizinhança próxima - tipo apartamentos num prédio…).
-
Ajustar apenas para os modos usados.
- Em 2,4 GHz: 802.11n. Você só vai precisar da compatibilidade dos outros modos para conectar aparelhos bem antigos… Err… Vale a pena verificar se todos os aparelhos que você usa são compatíveis com o 802.11n… às vezes você pode ter um notebook antigo, ou qualquer outro dispositivo eletrônico com conexão wi-fi antigas…
- Em 5 GHz… Quais são as opções desse roteador? Tente limitar também… Leve em consideração a compatibilidade dos dispositivos que se conectam à rede nessa frequência…
Essas três configurações mencionadas vão fazer o processamento do roteador diminuir, de forma que a conexão tenderá a ficar mais estável.
Outra coisa que você pode fazer para reduzir o processamento do roteador é vincular os dispositivos mais usados na rede - através dos endereços MAC - à IPs fixos no servidor DHCP do roteador.
Tem mais algumas dicas reunidas nesse post em um outro tópico aqui do fórum sobre configurações e boas práticas com o roteador… Inclui a sugestão já fornecida aqui, de desligar o roteador de vez em quando, por alguns instantes.
(( Parece que alguém teve um problema semelhante ao seu com esse mesmo roteador, e aparentemente o que resolveu o problema foi fixar servidores DNS e justamente desligar modem e roteador e religar o roteador completamente antes de religar o modem - fórum TP-Link ))
1 curtida
Vê se ta rodando na ultima.firmware se não Tiber faça o update.
Download para Archer AX12 | TP-Link Brasil
1 curtida
Realmente não tem nada de Beamforming.
O software do roteador está na versão mais recente.
Obrigado! Vou ler tudo e seguir as instruções para ver se resolve.
1 curtida
Já verifiquei e está na última versão.
Veja no aplicativo do celular.
Outra opção é ligar para tplink
1 curtida
Obrigado pelas respostas @swatquest @sparrow @Votherou @acvsilva! Essas recomendações não funcionaram, mas depois que eu ativei uma função chamada Smart Connect (que meio que une o 2,4 GHz com o 5 GHz), não cai mais a conexão e está sempre em alta velocidade.
4 curtidas
Que bom que resolveu o problema. 
… Ahn… Só por curiosidade: Os smartphones, quando a falha ainda acontecia, estavam com a opção de reconexão automática habilitada nas duas redes, 2,4 e 5 GHz?
provavelmente seus celulares não podem se conectar a 5GHz. quando entra a rede de 2.4GHz, ok. desativando o recurso, eles conectam só nesta última. problema resolvido!