Celular Seguro para Viagens?

Boa noite comunidade, eu vive uma experiência recente que saiu meio desajeitada e querendo buscar uma solução resolvi apelar ao fórum. Afinal, pensei que poderia ser de utilidade pública.

Eu viajei recentemente e por não ter uma vivência no lugar para onde fui desconfortável por levar meus pertences pessoais por questões de roubo/furto (acredito que essa é uma realidade para muitas pessoas), então eu decidi criar um “celular fake”. Peguei um celular sem uso que tinha em casa, criei uma nova conta Google, baixei os apps essenciais, fiz as configurações que julguei necessário e fiquei bem mais tranquilo na viagem pois, caso tivesse havido alguma situação de perda do aparelho e não conseguisse recuperar estaria tudo bem, afinal, era um celular que em tese não tinha nenhum dado sensível meu. O problema foi que na viagem tive muitos imprevistos onde eu precisei de algum serviço ou conta específica que eu tinha apenas no aparelho original, ou seja, essa ideia não foi muito viável.

Enfim, alguém tem alguma ideia para esse caso de uso? Como eu poderia ter meu WhatsApp num celular e depois no outro de modo que se eu perder o segundo, isso a conta no original estivesse segura? Não que tenha que estar conectado nos dois aparelhos de forma simultânea mas… Como posso ter esse “espelhamento fraco” com meus apps de mensageria, banco, delivery, taxi, jogos e etc? Alguma ideia?

PS: Não sei se o texto ficou meio “seco” mas eu quis ser bem direto para não ser muito prolixo.

2 curtidas

:wave:t2:

Dependendo dos bancos eu usaria logar Web via Chrome. No meu tablet (meu computador principal) que é um Samsung Galaxy Tab S5e, OS Android 11, eu consigo acessar o Bradesco via Chrome normalmente como se fosse num desktop Windows, Distros Linux… Talvez o problema seria com bancos que usam o Warsaw…

Whatsapp Web, via Chrome também, pode ser qualquer outro browser mas, dos que eu uso, o Chrome é o mais semelhante aos Web Browser de desktops tradicionais. Eu tenho os Web Browsers da Samsung, Mozilla Firefox e o da Google, cada um mostra um site diferente um do outro.

No Android temos possibilidades de ter um equipamento “Master” e outro que podemos destruir em casos específicos. Mas teria de usar a mesma conta. O equipamento “Master” ficaria escondido e guardado a “7 chaves”, digamos assim. Eu faço isso diariamente, meu tablet comanda meu smartphone e o smartphone eu levo direto no serviço. Se der problema com o smartphone eu posso apagar ele pelo tablet, mas também posso fazer vice versa. Eu aconselharia a aumentar a segurança em ambos os dispositivos com 2FA, Biometria, senhas fortes, bloqueio de tela rápido (no caso de sair com o aparelho, serviço, passeio, etc), etc…

Curiosidade, tem um colega meu que ele tem um smartphone mais simples que fica como rastreador escondido dentro do carro. Pelo smartphone principal dele e até pelo computador, ele consegue saber onde está o carro.

Bom, mas neste caso, a ideia seria ter um dispositivo completamente fake, então acredito que se tentar rodar os apps via Web, pode dar certo. Whatsapp e alguns bancos funcionam.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Com relação ao WhatsApp é possível usar ele em 2 aparelhos sem muitos problemas. Na configuração do app no novo aparelho só procurar a opção de conectar como dispositivo adicional.

1 curtida

Isso aqui funciona em partes neste caso, visto que em muitos casos o ladrão obriga você a retirar ou mudar a o faceid ou biometria, retirar o bloqueio de tela, fornecer a senha do celular e afins. Pelo menos é o que eu ouço falar por ai.

O melhor mesmo é deixar o dispositivo com todas as contas do banco em casa e andar apenas com um celular fake como o colega disse. Agora o problema é o que ele menciona sobre os serviços essenciais.

Infelizmente temos que criar nossas próprias camadas de segurança neste caso, visto que acredito que as fabricantes Apple e Google tem ciência sobre estes casos nos paises onde tem uma taxa muito grande de criminalidade, mas por outro lado isso aumenta as vendas de novos aparelhos. E só tomam alguma providencia quando isso começa afetar muito nos EUA, como foi o caso agora do iPhone que implementou neste ultimo patch o delay de mudança de algumas configurações quando o telefone estiver em outro local que não seja sua casa, mas isso não soluciona todos os problemas para os aplicativos como banco.

Minha opinião: se eu precisasse regularmente ter que me deslocar com celular fake:

  • Banco: abriria uma conta “segura” em algum banco onde não me oferecesse especial, empréstimo ou algo que fosse me ferrar e colocaria pouco dinheiro apenas para emergência, não sei se tem algum banco que faça isso, talvez uma conta poupança seja a melhor saída (será que tem pix para conta poupança?)
  • Logins: email e afins, faça uma conta secundária apenas para uso na rua.
  • Whatsapp: aqui é o grande problema, mesmo com a solução que falaram sobre permitir um segundo login em outro aparelho, prefiro usar a versão web (olhar dica de navegador).
  • Navegador: eu não sei como funciona no Android, mas no iOS tem como você instalar um aplicativo e retirar ele da tela principal, conseguindo acesso dele apenas via pesquisa, o que eu faria seria deixar um navegador como o safari por exemplo nos atalhos principais e o chrome “escondido” com o whatsapp web configurado. (lembrando sempre de fechar por completo o app após o uso, para ele não ficar aberto no flip, porque assim de nada adianta esta tática, visto que os ladrões geralmente são muito espertos para roubar a gente).
3 curtidas