Celular Motorola E 6 com defeito após atualizar mas que melhorou um pouco usando o sim chip no slot 1

Tenho a um ano e meio um celular moto e 6.
Após uma atualização o aplicativo de telefone começou a congelar não encerrando chamadas e mais raramente não atendendo.
Não quis levar para reparo pois tinha passado da garantia e não queria ficar sem celular e nem depois ter que reinstalar tudo.
Comprei por 39,99 o app DW Phone & contacts & SMS que contornou o problema. Conseguia discar e atender mas após clicar no botão de encerrar chamadas ele demorava a encerrar e as vezes congelava.
Uso mais o WhatsApp e a gambiarra foi satisfatória.
Mais recentemente após outra atualização o Gboard começou a ter funcionamento erratico congelando na digitação e autocompletando de forma errada.
Fiz outra gambiarra baixando o app Simples Keyboard , que é opensource e bem avaliado e que não tem corretor ortográfico e funcionou a contento.
Depois disso o chip sim começou a desconectar a internet por 4 G.
Aí já ficou complicado pois um celular que de forma aleatória começa a não acessar a internet não permite fazer quase nada.
Cogitei de comprar um celular novo mas sou persistente e pão duro.
Tinha recebido mensagem da operadora informando que o chip deveria ser usado no slot 1.
Mas no meu celular eu usava o slot 2
Ao trocar o Gboard voltou a funcionar e a conexão ficou estável e embora não esteja funcionando o discador padrão o discador DW funciona.

Pra resolver esses poblemas você vai ter que reinstalar a rom coloca a rom stock de fábrica.

Obrigado pela dica.
Vi uns tutoriais sobre isto mas não tenho certeza da procedência do software nestes tutoriais.
Também acessei o site stock rom , mas acho que a melhor solução será trocar o celular.
Embora conseguisse seguir o tutorial não me sentiria seguro usando o celular com um software não original.
Colocar em uma autorizada não resolveria pois o reparo sairia caro e talvez não usassem um software obtido junto a Motorola.
Como compro celular de menos de mil reais todas as vezes e só preciso que seja confiável e tenha 64 GB de memória interna , e o celular está me deixando muito na mão , acho que é hora de comprar outro e usar este como tocador de mídia e leitor de ebook.
Você teria alguma dica muito boa de um celular Motorola ou Samsung de mil reais com 64 GB que seja confiável e que não tenha muita reclamação de defeito.
No site da Americanas tem muita reclamação de celulares Motorola e Samsung básicos mas não sei se procedem.
Você trabalha com celulares? Pode me indicar ?

Acho que você ta esquecendo o principal a memoria ram pegue um com no mínimo 2gb pra cima por que celulares com pouca memoria ram fica travando aplicativos como olx, whatsapp, facebook, mensseger, instagram consomem muita memoria ram imagina todos esses apps rodando tudo de uma só vez recomendo você pega um de 4gb de ram, ja a memoria interna dependendo do celular que você escolher tem como por um cartão de memoria, outra coisa a se preocupar e a bateria pegue um com muita capacidade de bateria pegue no mínimo 3000 mAh pra cima, por que e ruim fica carregando celular toda hora.