de uns tempos para cá, o meu celular com android 8.1 começou a baixar de vez em quando um arquivo chamado downloadfile.bin
achei que fosse por causa de uma vpn que instalei da google play para instalar o disney+, com isso restaurei o aparelho para as configs. de fábrica.
porém hoje o arquivo voltou a ser baixado do nada, quando eu cliquei no app do uber.
Isso pode ser um sintoma de uma instalação mal-feita da Play Store. O Downloadfile.bin é o nome “interno” dos arquivos que ela baixa, e ele estar aparecendo aí é um bug.
Tente limpar todos os dados da Play Store e do Google Play Services (cache e dados em geral)/reinstalá-los.
Sei que estou atrasado, mas fundamentalmente é a mesma coisa. Um hard reset nada mais é do que uma restauração dos dados do usuário (/data e /data/media) para o padrão de fábrica. Ir mais além disso seria repiscar a stock ROM (este formata também o /system e limpa o /cache e /dalvik, uma formatação bem mais agressiva mas que pode não resolver este problema específico se for justamente na sua stock).
Ademais, se puder me passar o modelo do teu telefone pode ajudar a procurar alguma solução.
Tava tendo esse tipo de problema no Jelly - aquele navegador padrão das custom roms. Mas só tive este problema neste navegador mesmo, mudei para o Chromium e esse problema de baixar .bin se foi. Acontece isso com todos os navegadores que testou?
Esse arquivo geralmente é baixado pelo Google Play Services para fazer a atualização do GMS Core. Não era pra dar pra ver ela no gerenciamento de downloads, só dá pra ver no logcat em casos comuns. Podem ser várias coisas, entre elas:
Alguma espécie de malware baixando um arquivo disfarçado
Você está rodando uma versão beta do Google Play Services
Alguma atualização do Google Play deixou lixo no /dalvik, nesse caso só formatando o telefone se estiver na stock. Se tiver um custom recovery ele te dá a opção de limpar o /dalvik.