Capacidade somada de SSD SATA e M.2 em notebook Acer Aspire F 15 F5-573G-7784

O notebook Aspire F5-573G tem slots para discos de armazenamento SATA e M.2, A Acer Brasil através de sua assistência técnica diz que em teste, a maior capacidade de disco SATA que a máquina suporta é 1TB (como uso atualmente), mas, havia opções com HD de 2TB, e segundo a mesma, a porta M.2 suportaria até 500 GB, mas, no fórum da Acer há quem tenha conseguido até 1TB. A dúvida é nesse cenário, a placa-mãe suportaria garantidamente 1TB de SATA + 500 GB de M.2 (totalizando 1,5 TB), ou existiria a obrigação de se escolher usar ou SATA, ou M.2 não trabalhando os dois simultaneamente?

Vou acompanhar o tópico, tenho o acer-a515-45-r4zf seria interessante estas informações de capacidade máx de upgrade…

2 curtidas

Pelo que vi, ao menos pela divulgação de experiências de outros usuários, essa linha suportaria sim, mas, a Acer Brasil não confirma, porque a equipe de assistência técnica deles nunca exauriu a capacidade máxima dessas de armazenamento dessas máquinas.
Memória RAM com certeza é 32 GB.
Disco SATA como eu disse, 1TB é confirmado, supostamente suporta 2TB, visto que tinha modelo com HD de 2TB.
M.2, confirmado em testes pela Acer Brasil, 500 GB, mas, teve no fórum da comunidade quem conseguisse colocar SSD de 1TB (ao menos duas pessoas).
Mas, a maior dúvida de todas, é se a placa-mãe suporta o uso combinado dos dois tipos de SSDs ao mesmo tempo reconhecendo plenamente a capacidade oficialmente suportada (algo não confirmado pela Acer).

Gostaria de entender melhor esse conceito:

Qual fator, ou quais fatores, podem fazer com que seja suportado um HDD SATA de 1 TB mas não um HDD de 2 TB?

E também esse conceito:

Quais seriam os fatores a limitar o conjunto?

As linhas de SATA são bem mais baratas e controladores SATA facilmente suportam 4 linhas. Então provavelmente deve ter uma linha para o sata M2 e outra pro SATA de 2"½.

O controlador SATA passa as informações pro sistema operacional, então provavelmente não há limitação do tamanho do SSD via hardware. O que pode haver limitação é da velocidade máxima dependendo da geração SATA do controlador. Mas o sata2 é bem antigo, grandes chances do seu controlador já ser sata3.

O que eu costumo ver limitação são em placas de desktop que tem NVME com linhas PCI-e compartilhadas com slots PCI-e ou mesmo com gráficos onboard. Nesses casos é descrito no manual. O problema é que os manuais dos notebooks são precários em informação técnica…

Outro ponto costumeiro é que a informação de capacidades máximas dos notebooks estão associadas ao máximo que havia disponível no lançamento. É uma questão de segurança pros fabricantes de se isentar de garantir compatibilidade futura. Não existe esse cuidado de manter os dispositivos antigos funcionando, ainda mais quando é um notebook que já vem com “hardware fechado”.

1 curtida

Ué, minha resposta desapareceu, rsrs.

Eu cheguei a ler.

Há cerca de 1 hora, o fórum esteve fora do ar.

1 curtida

Então foi isso, havia te respondido e ao Deleterium, vou elaborar tudo novamente, mas, o estranho é que o comentário chegou a ser postado, rsrs. Deve ser alguma manutenção, porque sempre algo assim acontece, é preciso logar novamente, e foi o que me ocorreu ao retornar ao fórum, pois, estava deslogado.

1 curtida