Cansado do systemd, conheça Atrix (Distro baseada no Arch)

Site: https://artixlinux.org/

Com Atrix, você pode escolher qual o sistema de inicialização que irá gerenciar gerenciar serviços e outros recursos a mais.
Você pode escolher qual usar: openrc, runit ou s6

Recomendo ler o Wiki deles: https://wiki.artixlinux.org/

Segue a imagem do xfce4 rodando em uma virtualização.
O interessante é que só fica com 330MiB.
Já vem com pamac

2 curtidas

Artix ou Void? Eis a questão…

Perguntas de leigo: qual é a vantagem de não se ter SystemD? E o que são exatamente essas alternativas? (Respostas em leiguês, pliz! :smiley:)

1 curtida

openrc, runit ou s6

Todas estes alternativas são mais antigas.

Não existe vantagem.
O systemd veio para ficar, apesar de alguns não gostarem.
Mais prático, fácil e e já vem com um conjunto de pacotes que facilitam a utilização.

openrc era o padào do gentoo ( hoje já não sei mais) - OpenRC - Wikipedia
runit - ubuntu usou se não me engano -runit - Wikipedia
s6 - é o mais completo e melhor de todos, contudo bastante complexo e difícil utilização. s6 - Gentoo Wiki

2 curtidas

Olá, basicamente é parecido com aquela pergunta: “Porque não utilizar N distro Linux”, no universo Linux sempre espere diversas alternativas para executar uma ação no sistema.

Vantagem, ficaria meio complicado de explicar sem entrar em detalhes mais técnicos mas, fazendo um resumão generalizado: Digamos que o Systemd tem seus prós e contras, por causa disto resolveram criar outras alternativas.

Mas, eu prefiro o Systemd por ser um projeto mais “maduro” e algumas alternativas a ele terem muito caminho pra ir ainda.

E alem disso, o Systemd não possuem muitas dependências o que facilita a sua instalação e manutenção, e a facilidade de configuração também poderia dizer que é uma vantagem.


Para um usuário leigo recomendaria nem se importar tanto porque não faz tanta diferença para o usuário final e mais para os dev’s (desenvolvedores), mas por curiosidade fica a escolha do usuário.

.

3 curtidas

adicionei os links do wiki e gentoo

veja o Initial release a quanto tempo existem

Hahaha, sem querer causar confusão mas, o Void ta num nível diferente do Artix Linux tanto o website como o sistema em si, é até covardia essa comparação…

Mas, eu ainda gosto desta variedade pode trazer muitas novidades.

Beleza, pessoal, me dou por satisfeito. Como sou um usuário “normal”, faz pouca diferença; baixei aqui uma ISO do LXDE, pra ver qual é. É bem pequena, menos de 1 Gb - o que significa que vem bem pouca coisa nela. Vem com Calamares, bem fácil de instalar, e tem um uso de RAM baixíssimo - pra máquinas fracas serve bem. Mas é bem feia (mais ainda que o XFCE), não tem PAMAC instalado (tem que começar pelo terminal), sem suíte office, navegador Midori. Pra mim, é pra aficionados. Pro usuário comum como eu, tem pouco uso

1 curtida

É por isso que falei ali em cima que para o usuário final não teria muito porque buscar uma alternativa para o systemd.

Os contribuidores do projeto provavelmente estão focando em arrumar a parte de código que o usuário final nem se quer percebe, e acabam por “esquecer”/não ter tempo para trazer um layout mais atrativo e moderno para a interface do sistema.

Mas com tempo eu espero que eles arrumem este design lembra até que é uma distro muito antiga por causa desse design. Acho que eles (contribuidores do projeto) devem ter seus motivos para não tocar no design, sinceramente isso meio que estraga o projeto, porque para um leigo a aparência e funcionalidade são os possíveis pontos mais importantes.

2 curtidas

O void nunca instalei, mas usa runit.

O atrix fornece mais de uma possibilidade.

Contudo como nosso amigo falou, o void foi feito do zero.

Not a fork!

Void Linux is an independent distribution, developed entirely by volunteers.

Unlike trillions of other existing distros, Void is not a modification of an existing distribution. Void’s package manager and build system have been written from scratch.

2 curtidas

Talvez uma vantagem

inicie o manjaro com xfce e inicie o atrix

Verá que é bem mais rápido.
Contudo vem com alguns serviços desativados que o pacote do systemd já ativa por padrão

1 curtida

Sim, mesmo na VM eu notei que é mais rápido sim

Ressuscitando o tópico, quem quiser pode experimentar o Artix com o dinit, um dos init systems disponíveis. Os comandos são parecidos com o Systemd.

A Wiki do Artix também é bem completa com a documentação dos inits do sistema.

https://wiki.artixlinux.org/

1 curtida