Canonical planeja lançar uma versão imutável do Ubuntu ano que vem

Tecnicamente, a versão imutável do Ubuntu já existe, é o Ubuntu Core, usado em dispositivos de IOT. A questão aqui é que vão adicionar o Ubuntu Desktop no pacote e vão oferecer essa versão como opcional no próximo LTS.

Diferente de outras distros imutáveis como Fedora Silverblue e MicroOS, o Ubuntu utilizará Snaps e os Snaps possuem a vantagem de poderem serem usados em tudo, desde o kernel aos drivers de vídeos e aplicações de terminal, em suma, é de fato um sistema totalmente conteinerizado.

Repositório de testes:

5 curtidas

essa história de “imutável” está virando moda. se tiver uma com base no ubuntu, que tenha o kde pois o gnome tá brabo (na minha opinião).

3 curtidas

Na minha opinião, os snaps são mais apropriados para uma distro imutável do que os flatpaks, pelo simples motivo de que os snaps fazem algumas coisas diferenciais que os flatpaks não fazem. Por exemplo, com os snaps eu consigo instalar uma linguagem de programação na versão que eu quero e com muita facilidade. As distros imutáveis que há por aí são interessantes, mas “obrigam” o usuário a subir um contêiner para instalar um simples app CLI que poderia muito bem ser empacotado em snap.
Só resta saber se essa nova variante do Ubuntu rodará bem, sem dar grandes dores de cabeça para um usuário padrão de desktop.

Acho até interessante, teoricamente é possível ter um sistema sempre atualizado assim, talvez rolling release. Mesmo que não seja, as atualizações entre versões do sistema seriam muito mais tranquilas e simples sem problemas com dependências ou PPA’s. Se tiver como instalar flatpaks também seria perfeito.

se essa ideia do ubuntu all-snap dar certo provavelmente as flavours iram lançar uma versão all-snap,ou eles poderiam empacotar as DE em snap e botar na loja,ai baixaria e poderia alternar na tela de login

O bom é que é mais uma distro explorando o conceito, é mais um grupo trabalhando para tornar sistemas imutáveis, mais mainstream e transparentes. ~10 anos atrás um sistema imutável era um “parto”, hoje existe um suporte melhor ao conceito, está bem mais perto do uso tradicional.

Tem gente colocando isso como se a Canonical estivesse invocando o o Diabo :v

2 curtidas

Muito interessante isso aí, tomara que dê certo, e como já disseram, quanto mais gente mexendo, melhor.
Apesar de não ter nenhum interesse nisso. Enquanto existir, ainda fico com o meu Slackão. :grinning: