Canonical apresenta o futuro da Snapcraft

Canonical apresenta o futuro da Snapcraft - Diolinux

Através de post oficial no blog do Ubuntu, a Canonical nos fala o que esperar do futuro da Snapcraft e da tecnologia snap.

5 curtidas

Acho os Snaps muito bons, mas são necessárias melhorias. Ao meu ver, Snaps e Flatpaks compartilham de vários problemas similares.

1 curtida

Ainda acho que o ideal seria a Canonical fazer uma parceria com a Red Hat e “fundir” os Snaps e Flatpaks e só ter Flatpak como plataforma principal de apps no Linux, com uma única opção para grandes empresas, vai facilitar para que tragam apps as distros.

3 curtidas

Isso infelizmente não seria possível. Juntar snaps e flatpaks em um só seria equivalente a você desejar que acontecesse o mesmo com o Plasma e GNOME. Além disso, snaps vão além de de aplicativos pra desktops, sendo usados também em servidores, sistemas embarcados, IoT, etc. enquantos que os flatpaks só focam no desktop.

8 curtidas

Acho legal que tenha diversidade, pois gera competição. Só sei que o único modo que eu consegui instalar Legends of Runeterra foi pelo snap, então… tô felizão com snap.

3 curtidas

Obrigado por compartilhar seu comentário! Realmente, ótimo quando conseguimos uma solução rápida de fácil pras coisas não é? :slight_smile:

1 curtida

Tive que instalar o heroku-cli pelo Snap e não tenho nada a reclamar.

2 curtidas

Na minha opinião os snaps são melhores que os flatpaks, eles podem não ser tão rápidos quanto os flatpaks mas pelo menos funcionam corretamente e com muito menos bugs.

1 curtida

1 - falta existir um Aplicativo que converta programas já instados no Computador em um Snap, (e mantendo as personalizações), por exemplo, tenho um Wine aqui com o Navegador Firefox de Windows Antigo aqui com a extensão IETAB instalada e o Plugin do Adobe Flash instalado que eu uso para ver o site do Aparelho DVD das Câmeras, e esses aparelhos de câmera até hoje em sua maioria ainda usam o Plugin ActiveX e o flash , o que obriga a pessoa usar o internet explorer no Windows ou no Wine, sendo que no meu caso como o Aparelho é mais novo ele também usa HTML 5, que exige o internet explorer 11 (que aqui roda mal no Wine, por isso minha melhor saida foi usar a extensão IETAB no Firefox de Windows dentro do wine)… enfim…
Esse Wine é quem na pratica contém esses aplicativos dentro…
Entao deveria ter um jeito de pegar o Wine do meu PC e transformar ele em Snap (ja com tudo dentro), assim seria mais facil reabrir o Aparelho de câmeras em outro computador linux

2- falta o Snap dar ao usuário a opção de usar uma compressão maior ou menor… pois em computador fraco os aplicativos Snap são muito pesados, em um pentium 4 socket 775 o flatpack instala no tempo normal e os aplicativos rodam o o mesmo peso normal do que fosse aplicativos .deb ou .rpm … mas no mesmo computador o mesmo aplicativo em snap instala super lento e depois pra abrir o aplicativo abre muito pesado (isso quando abre), é ultrajante eu ter de instalar aplicativos flatpack no Lubuntu ou Ubuntu Studio em Pentium 4 só porque os aplicativos Snap são pesados demais aqui)

3- a criação de aplicativos Snap deveria estar disponível dentro do VsCode, VsStudio, VisualStudio da Microsoft , QTStudio, GnomeStudio, EclipseStudio, PythonStudio, Microfocus cobol, Delphi, Lasarus, Pascal, FiveWin e outros desses “programas de criar programas”, só tendo o botão de converter /Compilar o Projeto em Snap já dentro dessas plataformas é que o Snap realmente passará a ser notado (e usado ) pelos devs em geral, afinal quem não é visto não é lembrado, e a Microsoft já meio que criou sua própria maneira de criar a versão linix de projetos do visualStudio dentro do próprio VisualStudio, só que esse jeito da Microsoft criar o aplicativo Linux em .run , que até roda em qualquer distro Linux, porém desde que a distro tenha o VSCode ou outras coisas instaladas nela… ou seja, algo bem improvável, mas pelo menos a Microsoft criou o ato decompilar aplicativos linux dentro do visualstudio por dentro dele neh, reaproveitando o projeto do visualStudio que ja se tenha, é um grande salto que ja foi dado para permitir todos os prpgramadores que criam programas Windows também possam gerar facilmente a versão linix desses mesmos aplicativos, porém, seria ainda melhor se dentro do visual Studio tivesse como gerar já em formato SNAP, aí sim seria show de bola… se a Canonial convencer a Microsoft a incluir isso no Visual Studio aí então será a solução final que o Mercado financeiro e Empresarial espera para conseguir migrar de vez seus Workstations mais sensíveis para linux, e a Microsoft sabe que os Bancos hoje ja trabalham intensamente em implantar Desktops linux nas agências, é fato que o linux vai teeminar de dominar todo o Mercado financeiro, porém no usuário Profissional isso esta longe ainda, sendo que a Microsoft sabe que será inevitável, como por exemplo as Prefeituras (onde até ja existe a lei da Dilma que obriga as prefeituras e câmaras municipais a usar linux, bem como as secretarias e escolas, só que na pratica os brasileiros desobedecem… a Microsoft sabe que lucraria muito mais se criar no Visual Studio essa possibilidade de deixar os programadores criar programas linux em snap, pois a Microsoft estaria abrindo caminho para grandes empresas de software financeiro criar plugins bancarios pra limix mais facil, aplicativos de Corretoras e bancos, Aplicativos de fazer DayTrade que hoje só existem pra Windows existiria pra linux também, e com isso a Microsoft sabendo que é inevitável que já há um movimento acontecendo de empresas do mercado financeiro investindo em migrar para o linux, então a Microsoft poderia dar uma cartada de mestre adicionando esse recurso no visual Studio pra permitir criação de aplicativos Snap reaproveitando projetos que já existem pra Windows, porém podem cobrar para o programador poder ter acesso a exportar o arquivo para fora, e ao mesmo tempo a Microsoft pode criar seu próprio site de Lojinha tipo o site do snapcraft, e pra exportar à esse site a Microsoft deixar o programador exportar de graça pra esse site… daí essa lojinha seria parecida com a Google Play Store ou AppleStore, onde os Aplicativos sejam vendidos por seus criadores, onde aí sim a Microsoft lucraria uma porcentagem a cada venda de aplicativos… e ou grandes empresas do mercado Financeiro, poderiam pagar para a Microsoft para poder exportar para fora e distribuir os Snap também no site snapcraft original… e esse aplicativo também ficar disponível no site tipo snapcraft da Microsoft, só que de graca para os usuários poder baixar de graça (assim como há aplicativos gratuitos na playStore e AppleStore… ), portanto a Microsoft poderia ainda ter lucro ao ajudar a difundir aplicativos Snap … fora que, futuramente a Microsoft poderia incluir suporte a Aplicativos Snap também no Windows (apenas a nivel interno, nem precisaria ser dentro da lojinha de apps do Windows, pois o mesmo site tipo snapcraft da Microsoft ja serviria pra o usuário Windows também usar como se fosse lojinha, assim como o usuário linux), e numa cartada de mestre final a Microsoft poderia chamar desenvolvedores do Wine (que ja criaram Wine para Android x86) e criar um app que adicione no Android x86 a capacidade de rodar Aplicativos Snap), (e que esse app possa ser disponível em APK e também na Google play Store), assim os usuários de ChromeBook/ChromeOS e Android x86 também passariam a apenas visitar o Site tipo snapcraft da Microsoft (que ela vai criar), e dai instalar esses aplicativos Snap… ou seja… se a Microsoft quiser ela vai lucrar como nunca ao adicionar no Visual Studio a capacidade de gerar Aplicativos Snap e criar seu próprio Site para a disponibilidade desses Aplicativos Snap (tipo o Site snapcraft, só que com vendas de aplicativos, tipo a playStore), … assim a Microsoft poderia lucrar como a Apple e o Google lucram (sobre % da venda de aplicativos em sua lojinha), e assim a Microsoft poderia se preocupar cada vez menos se o usuário está usando Windows ou Linux ou Android x86 … e o incrível é que isso nem mesmo afetaria o quanto a Microsoft lucra com a venda de Windows em computadores novos, pois a maior parte do público alvo que hoje quer usar linux já usa desde hoje, e já não está dando nada de lucro à Microsoft, assim a Microsoft criaria uma receita nova justamente por conta dos usuários que hoje já possuem computadores antigos e não querem mesmo (e não vão) comprar novos computadores Windows… ou seja… seria uma forma de voltar a lucrar com usuários que hoje já não são mais usuários Windows… e os poucos que ainda são ja possuem Computador e não vão comprar outro com Windows), enfim… seria uma forma de voltar a agradar à uma base de usuários que hoje a Microsoft já perdeu ou está prestes a perder… principalmente Governos, Bancos e Empresas do setor Financeiro, alem disso, seria uma forma inclusive de a Microsoft finalmente passar a possuir uma lojinha web que dê certo ( Ja que essa Nativa do Windows é um fracasso) … de que aparecendo web e usando o Snap ela seria multiplataforma né, e se os snap forem levados para o Androi x86 e Windows chamaria atenção para grandes empresas de software passarem a criar aplicativos Snap do que criar para Android e iOS (e em grande parte desistem de criar também pra Windows por conta de estarem cansados de ja ter criado pra esses dois ), portanto se os snap servir pra Windows e Android x86 (alem do linux), então os programadores preferirão criar só em Snap com seus projetos do visual Studio, pois 3 plataformas estariam sendo atendidas de uma vez… e se a Apple perder o processo nos Tribunais quanto à ela não permitir outras lojinhas então a Apple pode vir a apoiar os Snaps também ( ou seja, um aplicativo simples que uma vez disponível na AppleStore e instalador no MacOS ou iPadOS passe a dar ao sistema operacional da Apple a capacidade de instalar Aplicativos Snap, e portanto o site da lojinha web da Snapcraft (ou o site da lojinha fork de snap da Microsoft) estariam funcionando no MacOS também, permitindo o uso de aplicativos Snap no sistema da Apple, e assim a Apple se livraria da condenação por não permitir outras lojinhas mas ao mesmo tempo sm estar sendo outra lojinha que contenha os mesmos aplicativos nativos da AppleStore, mas sim outra lojinha (sites) de instalar aplicativos Snap … que ao não ser concorrente direto da AppleStore não representaria riscos à Apple…
:blush: sim eu viajo no mundo da minha imaginação… meu Whatsapp é 22 9 8110-2332 … podem me contratar… tenho várias ideias mirabolantes

Acho que o melhor jeito seria reempacotar isso em Appimage…

Na hora de instalar deveria perguntar se quero usar compressão ou não no disco, pois em PC fraco há uma lentidão para rodar Snaps e é por causa da compressão de o snap ter sido guardado comprimido no disco, e o processador
Precisa descopactar em tempo real para rodar o aplicativo, isso que gera lentidão no meu Pentium 4, meu Pentium 4 não tem desempenho pra isso, já os flatpack possuem tamanho maior (e guardam o programa ja desconpactado em disco, assim na hora de ler o meu Pentium 4 não sofre e portanto os flatpack rodam muito melhor no Pentium 4 ), e isso se resolveria se o instalador dos Snap perguntase ao usuário qual o nível de compressão em disco que se quer… para PC fraco o recomendado seria não usar compressão, já com computadores novos (com processador potente) aí sim o uso da compressão faz sentido, num computador moderno com SSD o ideal seria usar compressão zStandard no máximo, pois diminuindo espaço em disco ganharia não só espaço como também velocidade na leitura em disco/ssd e em um processador moderno o atrado para descomprimir não seria sentido, não pesando ou comprometendo em nada, exatamente o oposto do que acontece em um PC fraco como o Pentium 4 … portanto o fato é que não existe uma receita mágica, hoje os flatpack possuem tamanho maior (e usam menos compressão, por isso rodam melhor em PC fraco), enquanto os Snap possuem compressão maior ( gastam menos espaço em disco, porém travam e pesam demais em PC fraco, sendo bons apenas em PC forte), enfim, como cada computador é diferente (e há varios de todo tipo) então uma unica fórmula não deveria ser o padrão, mas sim o instalador do snapcraft deveria ganhar a capacidade de identificar o computador e pré definir um nivel de compressão para see aplicado ao instalar (e também deixar o usuário escolher manualmente), só assim os pacotes Snap conseguirão Agradar à Gregos e TroiAnus

:hugs: Sim tenho várias ideias mirabolantes

1 curtida

Olá @luiz_paulo_kenny ! Você pode começar entrando no site da Snapcraft e criando uma conta de desenvolvedor, é grátis.
Lá dentro você tem uma sessão que é: Criando seu Snap, olha só.

Pelo tanto que conhecimento que você demonstrou aqui, acredito que conseguiria sim, e poderia contribuir de forma bem positiva na comunidade.

Abraços!

1 curtida

Sobre o item 1, sim, é possível pegar uma instalação do Wine com seu aplicativo rodando e criar um pacote SNAP para distribuição. No entanto, eu ainda não entendi aquelas questões de plugins e tal que os snaps possuem.

eu mudei manualmente a compressão dos snap que estou usando, de xz para para zstd (nivel 3 de compressão) não aumentou quase nada de tamanho e ficaram mais rápidos.

1 curtida