Nesta semana, o mantenedor do Ubuntu Unity, Rudra Saraswat, solicitou o status oficial de “flavor”, após manter o ambiente de desktop Unity7 vivo por mais de dois anos. O Ubuntu Unity viu a luz do dia há alguns anos, como “flavor” não oficial do Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa).
Era difícil acreditar que o Ubuntu Unity fosse reconhecido como um flavor oficial, considerando o passado da Canonical com o ambiente de desktop Unity7. Hoje o milagre aconteceu e a Canonical o reconhecerá no próximo Ubuntu 22.10 (Kinetic Kudu).
Até o Ubuntu 22.10 chegar às ruas, o Ubuntu Unity é atualmente aceito como um sabor do Ubuntu Daily e as imagens ISO serão construídas diariamente e carregadas nos arquivos principais ( cdimage.ubuntu.com ) para os primeiros usuários.
O Ubuntu Unity 22.10 Beta será o primeiro lançamento oficial e espera-se que ele veja a luz do dia - como um flavor - em 21 de outubro de 2022.
Rudra Saraswat lançou recentemente o Unity 7.6 como a primeira grande atualização nos últimos seis anos. E expressou interesse em uma colaboração com a UBports, para manter uma variante Lomiri (Unity8) do Ubuntu Unity, com o lançamento do Ubuntu 24.04 LTS.
Seria muito bom Lomiri no futuro visto a boa reformulada que teve com relação ao Unity 7 que na minha opinião já esta ficando datado, seria algo muito bom para essa flavor e para a galera do UBports.
É um grande passo para o projeto, pelo qual tenho grande apreço, já que o Unity é a minha DE favorita até hoje, embora eu não o use há tempos. Ver uma iniciativa dessas dando certo me deixa realmente feliz.
Agora, pensando friamente, tecnicamente o Unity voltará a ter “dedinhos” da Canonical, já que as flavours oficiais recebem suporte dela.
Parabéns aos envolvidos, muita dedicação e talento de um time com poucas pessoas e com um mantenedor principal tão jovem. Sei que tem membros do time que são aqui do Brasil e já li postagens deles aqui no fórum.
Sim, esse projeto é liderado por um adolescente e a pouca idade do líder parece não ter pesado no cumprimento dos requisitos para o reconhecimento da Canonical.
Aliás, quanto ao tamanho da equipe, vale dizer que outros projetos de “flavours” oficialmente reconhecidas também são pequenos. Com o Ubuntu Budgie é assim, e não me parece que Xubuntu e Lubuntu tenham equipes extensas.
Acho legal pra caramba terem ressuscitado o Ubuntu Unity, foi uma das primeiras distros que usei na minha vida, e esse é um projeto que, querendo ou não, vai ter apoio de um pessoal que curte demais o unity.
O fato de ser um mantenedor apenas que é delicado, temo pelo tempo de vida do projeto, similar ao que aconteceu com o Latte (agora esperando alguém que adote o projeto).
Eu acho legal darem “moral” para um jovem programador, incentiva ele a melhorar, e continuar o projeto. Pode ser que o Ubuntu Unity não seja o projeto da vida dele, mas certamente esse apoio que a Canonical está dando vai dar um “upgrade” no ânimo dele.
Na minha opinião, a questão do Unity não é sua aparência em si, mas sim seu workflow, com o HUD, menu global e as decorações das janelas que se ocultam na barra superior
O q tornou o Unity popular - PARA PESSOAS QUE NÃO CONHECEM DE LINUX - foi sim a aparência, bastava olhar para qualquer print, q identificava na hora. Sempre q algum portal não relacionado a Linux falava do assunto, automaticamente usavam imgs do Unity.