Camadas no photoshop

Olá, pessoal, boa noite. Vejam bem; Eu queria saber se tem como eu desenhar/pintar, no photoshop, utilizando poucas camadas. Isso porque eu tenho um processador fraquinho (athlon 300ge 3.5Ghz com vega 3, 16Gb 2666) e não queria ter que passar por muitos travamentos. Ele até consegue abrir projetos com 20/30 camadas, mas eu percebi que, quando adiciono sombras, sinto “pegar” um pouco, não ao ponto de travar o PC, mas eu queria um pouco mais de agilidade, sabe?

Uso com um SSD sata de 256Gb e tou pensando em comprar um M.2 nvme de 512Gb. Será que essa alteração ajudaria na fluidez?

Obs; até posso comprar um R5 2400g (4 núcleos) ou um R5 4600g (6 núcleos), mas queria também pegar uma mesa digitalizador (orçamento low), pois desenhar com o mouse força um pouco o anti braço (começa a doer).

1 curtida

Olá :vulcan_salute:

Creio que a velocidade do armazenamento não seja o problema aqui, mas claro que a conexão M.2 é bem mais rápida, então, mesmo se comprar, ainda pode reutilizar o SSD Sata em outra máquina ou backup.

O colega desse post aqui também estava na dúvida entre APUs, e se você estiver disposto a pegar um Ryzen 5 4600G, talvez seja melhor panhar um Ryzen 5 5600G pois a diferença de preço é pequena, mas pode ser que o Ryzen 5 2400G tenha um melhor custo benefício. Enfim, só vendo o preço e fazendo comparativos.

Com certeza a Vega 7 dos 2 primeiros ou Vega 11 do último pode fazer uma boa diferença na parte gráfica se comparado ao setup atual, fora o maior poder de processamento da CPU.

O R5 2400G tá 434 (no aliexpress)
O R5 3400G tá 607 (no aliexpress)
O R5 5600G tá 649 (no aliexpress) e 989 na Kabum.
O R5 4600G tá 651 na Kabum.

Dúvida mortal :laughing:

1 curtida

Olá @rodrigob0k2, tudo bem contigo?

Já faz alguns anos que não utilizo mais Photoshop, mas, além do investimento em hardware, existem algumas otimizações sempre me ajudaram.

Veja se te ajuda de alguma forma:

• Escolha uma proporção “saudável” entre DPI e escala, para a maioria das artes digitais com foco em web 300 DPI é um baita exagero, mas, faz sentido caso o objetivo seja imprimir.
  • Reduzir a quantidade de “níveis no desfazer” e aumentar um pouco a memória cache pode ajudar na fluidez do trabalho.
  • Remova todos os plugins, pincéis e recursos que você não usa com frequência.
  • Ajuste a quantidade de memória RAM liberada para o Photoshop.
  • As miniaturas são úteis, mas consomem recursos, principalmente em imagens complexas. Faça alguns testes e veja como desativar esse recurso impacta na sua produtividade.

:vulcan_salute:

1 curtida

Bem, é fato de que o Ryzen 5 5600G vai entregar um melhor desempenho, mas o Ryzen 5 2400G não deixa a desejar e também pode valer a pena $$, por isso busque vários comparativos. Veja o que está dentro do seu orçamento ou até esperar e juntar um pouco mais se for o caso.

Como disse, o Ryzen 5 4600G está quase o mesmo valor do Ryzen 5 5600G no Aliexpress, logo, faz mais sentido pegar o mais potente. Enfim, agora é contigo.

1 curtida

O Gimp é mais leve que o Photoshop, mas claro que num hardware não tão bom irá ter engasgos. Você deve verificar se você precisa exatamente do Photoshop ou se pode usar o Gimp.

1 curtida

Bem, depois de muito avaliar, percebi que, embora consiga trabalhar efetivamente com o vega 3 e 16Gb, resolvi me limitar a um R5 2400g, simplesmente para me entregar uma experiência mais fluida, uma vez que, o único problema no athlon é quando adiciono muitas camadas e muitos efeitos, até consigo gravar a tela com o movavi ( programa perfeito). Obrigado a todos pelas dicas.

1 curtida

Bom amigo aqui é o Fernando e vou te ajudar eu utilizo um computador com zeon 2670 E uma placa de vídeo 1050ti Meu Photoshop trava quando tem mais de 50 camadas alguma coisa atualmente estou com 8 GB porque uma memória estragou Que eu recomendo para você é você comprar um kitzinho do AliExpress por na faixa de 850 BRL e esse kit vai vim com 16 GB de RAM ou 32 processador incluso e uma placa mãe parruda o problema é a compatibilidade com Windows 11 que simplesmente você está lá sem a verificação do TPM 2.0 Meu setup total tirando o monitor ficou na faixa de 2000 BRL em 2021 e eu uso até hoje só que eu comprei peças muito ruins e acabou que a entrada em m2 Compre Placas para esse setup de marcas mais conhecidas eu comprei de uma marca não muito conhecida e o m 2 não funciona2 não funciona Como deveria mas tem muito kit upgrade no AliExpress aproveite antes das taxações que estão acontecendo e eu não fui taxado em todas as peças mas foi em 2021 também né

1 curtida

Valeu pela dica. Eu estou utilizando um athlon 300ge ainda, mas com 16Gb e um M.2 de 512Gb. Por enquanto eu estou conseguindo trabalhar bem com esse setup. Me limitei a editar e desenhar com camadas com 72 e 300 ppi, mas com poucos efeitos. E como não utilizo muito modelos 3D e o meu foco é mais templates para sites (Figma, PS, AI) até que está fluindo bem. Tenho tido um pouco de receio quanto ao aliexpress, pois, dependendo do vendedor, eles meio que não deixam o nome do receber muito nítido no pacote, e isso tem me dado dor de cabeça (perdi uma placa de rede recentemente, que nunca chegou até mim), daí tenho medo de comprar o Ryzen 5 5600g por lá e acontecer o mesmo. Pensando em comprar um 4600g na kABUM mesmo (650 com frete). Depois arrumo uma placa de vídeo.