Calibre, um poderoso gerenciador e leitor de e-books para seu computador

Conheça o Calibre, um dos melhores aplicativos gerenciador e leitor de e-books, para computador. Ele ainda consegue converter e-books e sincronizar sua biblioteca com o Kindle.

4 curtidas

Adoro ePub – que é minha opção nº 1 de “formato de livro” – para ler no Foliate.

Configurei / organizei assim:

• Ao clicar num arquivo ePub, abre no Foliate – que considero “o ápice”, em termos de aplicativo / software – perfeito, ótimo, único, para ler livros em formato ePub

• Se o ePub aparece com qualquer configuração 1d1ota – fontes inadequadas (a coisa mais frequente!) – configurei o Sigil como 2ª opção, no Menu de Contexto.

No Sigil, seleciono todas as folhas de estilo (CSS) – deleto, uma por uma, sem dó nem piedade – e “Salvo”.

Depois disso, clico de novo no ePub – abre no Foliate – e, pronto! – O livro se abre com a Fonte, Tamanho, Estilo etc., que configurei no Foliate.

• Do Calibre, propriamente, até gosto. – Mas ficou fora do meu “esquema simples e rápido”. :grimacing:

Eu não curto muito epub, sempre tenho que converter para pdf quando obtenho alguma coisa nesse formato.

Pdfs são mais fáceis de lidar por abrirem no navegador (eu meio que acostumei de uns meses pra cá a usar o navegador que tá sempre aberto como player de vídeo, músicas, visualizador de imagens e leito de pdf), serem fáceis de compactar e de usar tradução automática.

1 curtida

É possível instalar um plugin no Calibre para quebrar DRM de livros. Isso é bem útil para poder lê-los em outro reader, um diferente do Kindle por exemplo.

PDF tem essa vantagem:

PDF tornou-se um formato universal, para distribuir textos – independente do software preferido pelo destinatário (MS Word ou LibreOffice, por exemplo). – Todos os destinatários recebem o documento com a mesma formatação.

Porém, ao copiar ou extrair um texto, um parágrafo, vem com quebras de linha – e não “texto corrido”, como devem ser os parágrafos.

O ePub tem a vantagem de preservar os parágrafos. – Posso aumentar ou diminuir as letras, escolher outra fonte (prefiro Verdana na tela; e Serifa, só no papel), exibir a página em 1 coluna ou em 2 colunas etc. – e o texto se “reorganiza” automaticamente:

Isso acontece, porque o texto permanece separado das “folhas de estilo” (css), as imagens etc.:

E pode ser editado no Sigil:

1 curtida