Calibre, um poderoso gerenciador e leitor de e-books para seu computador

Conheça o Calibre, um dos melhores aplicativos gerenciador e leitor de e-books, para computador. Ele ainda consegue converter e-books e sincronizar sua biblioteca com o Kindle.

6 curtidas

Adoro ePub – que é minha opção nº 1 de “formato de livro” – para ler no Foliate.

Configurei / organizei assim:

• Ao clicar num arquivo ePub, abre no Foliate – que considero “o ápice”, em termos de aplicativo / software – perfeito, ótimo, único, para ler livros em formato ePub

• Se o ePub aparece com qualquer configuração 1d1ota – fontes inadequadas (a coisa mais frequente!) – configurei o Sigil como 2ª opção, no Menu de Contexto.

No Sigil, seleciono todas as folhas de estilo (CSS) – deleto, uma por uma, sem dó nem piedade – e “Salvo”.

Depois disso, clico de novo no ePub – abre no Foliate – e, pronto! – O livro se abre com a Fonte, Tamanho, Estilo etc., que configurei no Foliate.

• Do Calibre, propriamente, até gosto. – Mas ficou fora do meu “esquema simples e rápido”. :grimacing:

Eu não curto muito epub, sempre tenho que converter para pdf quando obtenho alguma coisa nesse formato.

Pdfs são mais fáceis de lidar por abrirem no navegador (eu meio que acostumei de uns meses pra cá a usar o navegador que tá sempre aberto como player de vídeo, músicas, visualizador de imagens e leito de pdf), serem fáceis de compactar e de usar tradução automática.

1 curtida

É possível instalar um plugin no Calibre para quebrar DRM de livros. Isso é bem útil para poder lê-los em outro reader, um diferente do Kindle por exemplo.

1 curtida

PDF tem essa vantagem:

PDF tornou-se um formato universal, para distribuir textos – independente do software preferido pelo destinatário (MS Word ou LibreOffice, por exemplo). – Todos os destinatários recebem o documento com a mesma formatação.

Porém, ao copiar ou extrair um texto, um parágrafo, vem com quebras de linha – e não “texto corrido”, como devem ser os parágrafos.

O ePub tem a vantagem de preservar os parágrafos. – Posso aumentar ou diminuir as letras, escolher outra fonte (prefiro Verdana na tela; e Serifa, só no papel), exibir a página em 1 coluna ou em 2 colunas etc. – e o texto se “reorganiza” automaticamente:

Isso acontece, porque o texto permanece separado das “folhas de estilo” (css), as imagens etc.:

E pode ser editado no Sigil:

1 curtida

Finalmente instalei o Calibre no Arch Linux – para converter PDFs em ePuB:

(Desde que o PDF contenha “texto” – e não, “imagens” de páginas).

Uma vez aberto o PDF, cliquei em “Converter”:

Não sei o que mais precisei clicar, para escolher o formato ePub – se é que cliquei em mais alguma coisa. – Apareceu isso, cliquei OK:

Um aviso de que já tinha convertido:

(Há 2 botões no canto inferior direito da janela que permitem alterar algumas coisas, mas não mexi em nada).

Abri com o Foliate, e estava tudo pronto para ler no maior conforto:

• Sem “estilos” – o texto aparece do jeito como configurei o Foliate, em fonte Verdana, letras enormes, 2 colunas, fundo escuro etc., para recostar na cadeira e ler a 1+ metro de distância.

• Índice dos capítulos

Experimentei abrir o ePub com o “e-Book viewer” do próprio Calibre:

Não gostei – porque não vi nenhum modo de configurar, como no Foliate:

Ia esquecendo – a tortura que é tentar ler o PDF – mesmo com o Okular configurado para inverter (fundo escuro, letras brancas):

Serifa é feita para leitura em papel – não em tela de computador.

3 curtidas

Uso Calibre há muitos anos, gosto demais. Acho ele essencial.

2 curtidas

Uso também há um bom tempo. Porém, recomendo epub pra ler no PC ao invés de PDF. PDF hoje em dia só pra revista eletrônica(que nem existe mais quase). Existe um leitor pra linux(achei no mint, mas deve ter em outras distros) chamado FBReader, que lê epubs. E o próprio Calibre também lê.

Não curto muito ler livros no computador. Leio no Kindle. Só compro livro físico se não existir digital.

Eu geralmente leio no celular, baixo do Calibre pro FBReader e leio no celular.

1 curtida

Calibre é muito bom, mas prefiro o Foliate.

2 curtidas

Não conheço nenhum desses dois. Vou dar uma olhada.