Calibragem de Monitor Games e Imagens

Se lembra do ditado: A grama do vizinho é sempre mais verdinha. Pois é, pode parecer mais verde, mas será que é?!?!?. Ou será que ele calibrar o monitor/TV e você não?
Aposto que o máximo que você faz é ajustar o brilho e o contraste; quando faz. Entretanto você pode mudar, isso deixam as cores mais interessantes e não com um visual zuado querendo jogar o monitor pela janela. Para quem curte jogos, trabalha com edição de vídeos, imagens ou mesmo gosta de fidelidade na imagem isso vai ajudar.

Se você precisa de um ajuste minucioso, trabalha com produção/edição fotos e vídeos existem equipamentos e programas (alguns pagos) voltados para esse público, aqui é um ajuste “intermediário”, se você é profissional procure por Colorimetro e adquira o equipamento.
Lembrando, o monitor deve ser ajustado para aquele ambiente. Seja luz natural, luz artificial isto interfere, então na hora que for calibrar ajuste para o mais próximo do seu cotidiano. Mudando essas condições ou de local é necessário um novo ajuste.

O que vale para monitores vale nas Tvs, porém se um computador não for ficar ligado a esse equipamento via cabo, recomendo fazer essas mudanças via menu da própria televisão.

Antes uma explicação no que você vai mexer:

Brilho: A luz irradiada do seu monitor
Contraste: Estabelece a maior diferença que sua tela vai ter entre branco e preto (variação nas tonalidades de luz e sombra, claro e escuro)

Gama: É usada para corrigir o brilho não deixando a imagem ficar esbranquiçada ou escura.
*Existem duas gamas no seu computador, o de cada uma das cores em separado e o gama em conjunto(geral).

Matiz: Balanceamento de cores

Saturação: Intensidade em que as cores são mostradas

Tendo isso em mente vamos a o que é necessário:
Com um celular com câmera funcionando (quanto melhor a câmera melhor o resultado) baixe o App Color grab, calibre o app antes de usar e por último selecione a opção que mostrar as cores em RGB.

No PC
Baixe e instale o programa Quick Gama (https://quickgamma.de/indexen.html)
Também é necessário um programa que mostre as cores em RGB no PC illustrator, paint, sites na internet, etc.
Abra a página http://www.lagom.nl/lcd-test/all_tests.php#blacktest.png (Essa página vai ser seu norte em vários momentos)

1° Vamos ao Brilho e o contraste, no site temos (Black level test) que é para o brilho, tente mostrar todos os quadrados com exceção o primeiro que pode ficar sumido. Em seguida (White saturation test) o contraste entra em ação, tente deixa o máximo de figuras visíveis o último pode ficar “invisível”, não se esqueça dos quadrados pretos do black level test.
Aqui vale a ponderação para deixar o máximo de ambos visíveis.

Na escala RGB 0:0:0 é preto e 225:225:225 é branco
Queremos o cinza a 50% 128,128,128
80% 230, 230, 230

2° Abra um programa (eu usei o illustrator) ou pagina com os tons de cinza e coloque o celular sobre a tela, veja se mostra somente o cinza na configuração mais próxima do RGB ou misturando outra cor, a partir disso vamos saber se suas cores em RGB estão OK ou se tem alguma “vazando”.

3° Abra o programa Quick Gama, com ele aberto você pode aumentar ou diminuir a gama de cores em conjunto, porém se alguma cor estiver se sobrepondo as demais é necessário ir na opção chamada Gamma (canto superior esquerdo) nesta opção você pode diminuir ou aumentar a gama das cores separadamente (É a mesma coisa que você faria no olho com a calibragem do vermelho, verde e azul do Windows só que com números) o que facilita muito.

O normal do monitor é ter 2 Gamas, um de cores separadas e um em conjunto, nos monitores a gama é 1.8(número padrão para fotógrafos e designers) e TV2.2, porém nem todo display consegue manter essa pontuação padrão, sem puxar pra uma cor ou deixar muito branco (fica parecendo uma película em cima da tela) se ficar muito branco diminua o gama geral na opção da placa de vídeo.

Repita quantas vezes for necessário para que os tons de cinza na tela do seu computador fiquem iguais ou próximos do que é mostrado no seu celular em RGB.
Caso as cores fiquem um pouco mornas ou mortas, a opção de saturação pode ser usada com PONDERAÇÃO para avivar cores e balancear tons.

Faça também testes com outras cores como amarelo, marrom, magenta, laranja no software que vocês escolheram para calibrar o cinza. Se na escala RGB alguma cor dar acima ou baixo mexa Repita o 4° passo.

Volto a frisar, muitos monitores não vão seguir a escala RGB das cores 100%, logo ficando próximo o RGB do programa do computador (RGB 102, 45, 145) com o que é mostrado no app (Color grab RGB: 132, 60, 165) é um excelente resultado.
O tempo que esse juste dura varia muito do equipamento em telas novas o ajuste duram meses, telas antigas semanas. Eu costumo ver de mês em mês, mas depende com o que se trabalha e quão detalhista você é.

Boa Calibragem.

Raziel Montanha

4 Curtidas