Cálculo de porcentagem usando markdown

Bom dia,

Eu estudo e gerencio meus estudos em um app que aceita código em markdown e conforme resolvo exercícios lanço as respostas nele dessa forma:

image

Sendo que ‘green’ refere-se a acertos e ‘red’ aos erros. Com esses dados quero calcular a porcentagem de acerto usando markdown. Como faço isso?

Obrigado.

Markdown é uma linguagem simples de marcação, portanto não é possível, para fazer isso seria necessário uma linguagem de programação

Existem alguns plugins para IDE’s, que tem a proposta de realizar formulas a partir de tabelas Markdown.
Para Atom, Para VsCode.

1 curtida

Que pena! Obrigado.

Como Markdown é projetado para apenas enriquecer texto simples com formatação básica e não possui sequer variáveis, não vai ser possível calcular a porcentagem, como o @null disse.

Dependendo do editor aí, talvez seja possível gerar tanto os <font> quanto a porcentagem usando JavaScript embutido no Markdown (usando o elemento <script>), mas a maioria, se não todos, desabilitam isso por motivos de segurança.

Fora migrar para uma IDE (onde programação é “esperado”) ou para uma planilha com formatação condicional, outra ideia que sugiro é gerar a anotação em Markdown a partir de um script que processa suas respostas com gabarito.

Já pensou em usar LaTeX ou Jupyter Notebook no lugar de Markdown? Ambos são bem mais expressívos e poderosos, especialmente o Jupyter

1 curtida

O site que permite isso, creio que não dá para mudar.

É esse site que uso:

https://app.super-productivity.com

Talvez o jeito seja usar outra coisa? Eu costumo usar o Google Colab para rodar meu notebooks, por exemplo.
Tentaria procurar outro modo de gerenciar a parte de tarefas e projetos, talvez bit.ai ou algo que permita embutir os notebooks.

Cara, uso para estudar para concurso e não para programação especificamente. Eu só quero uma solução para o que expus acima. Obrigado.

Amigo, era um exemplo de matemática teórica. Jupyter não é necessariamente para estudar programação, pode ser usado para isso, mas assim como Markdown, HTML e similares que você decidiu usar, a linguagem e programação é uma ferramenta para dar poder a pessoas de outras áreas de conhecimento, não um fim em si.

No seu caso, eu faria os estudos normalmente em blocos de Markdown, e usaria algo como:

no fim da lista de exercícios, ou quem sabe de forma global para todos os seus exercícios do ano, mês, etc. O legal é que, se você quiser, pode ir além, categorizar por áreas de estudo, investigar em que disciplinas ou matéria do concurso você está acertando mais, etc. Por exemplo:

Claro depende de quão fundo você quer ir na automatização e análise dos seu desempenho, etc.

1 curtida

Opinião. Acredito, que se no caso, não envolve estudos na área programação propriamente dita, e o uso de bibliotecas como pandas e numpy não sejam bem, para um iniciante mesmo na área, portanto se for para indicar uma ferramenta, para organização, indicaria o Notion.

Para a questão em si de, criar medias, de notas e afins, tem esse tutorial, a qual não é bem o proposito, mas pode te auxiliar"…

Concordo, não é a coisa mais simples do mundo, mas uma vez pronto, costuma ser uma questão de só alimentar o notebook com dados. Outra possibilidade seria uma planilha de excel, etc.

Sim, mas nem o Excel ou outro com mesmo proposito como o Google Sheets, e bem menos o
Notebook's como o Google Colab, o foco é para anotações, produtividade ou no caso organização, como no caso do Notion

:thinking:

Depende do que você busca, inicialmente não sabia o que ele estava estudando. Concordo que para concurso pode ser meio exagerado.

As possibilidades estão dadas, mas se eu fosse ele, continuaria usando aquela plataforma e lançaria a análise de acertos numa planilha online e linkaria lá… pelo visto dá para adicionar links nas tarefas.

1 curtida