Bem, para questões de manutenção do sistema, como faço para identificar onde estão os pacotes instalados via PPA na minha distro Linux Mint?
Explico:
Para questões de manutenção e evitar quebra do sistema, como faço para saber onde estão os PPA’s que eventualmente instalei?
A título de curiosidade, segue um print do meu jdt@jdt:~$ sudo apt update && sudo apt upgrade
Vai no menu e pesquisa por “Fontes de Software” ou algo parecido. Não estou no Cinnamon agora.
Você pode verificar também pelo navegador indo diretamente até a lista de pacotes contidos dentro de um determinado PPA. Provavelmente no site Launchpad.
2 curtidas
Show… Mas na esteira dessa pergunta, se possível, me tira uma dúvida:
- Se instalo um programa via PPA e o programa está ok, mas no Terminal recebo o aviso de que o PPA está causando algum problema, por exemplo, o próprio processo de atualização reporta algo referente ao PPA.
- Eu posso simplesmente ir no Fontes de Softwares e desmarcar o PPA para que ele não entre no processo de atualização e consequentemente deixe de dar erro?
- Mas… se eu faço isso, o próprio PPA não deixaria de receber as atualizações, inclusive as de segurança?
Se você desabilitar um PPA, os programas que você instalou vão continuar funcionando, mas você não vai poder mais atualizar nem instalar nenhum pacote daquele PPA. Os repositórios padrões do sistema continuarão funcionando normalmente.
1 curtida
Se a ppa tá dando problema no apt, eu deixaria de usar. Removeria o programa e a ppa. Hoje existem alternativas como appimage, flatpack e snap. Acho bem mais práticas do que usar ppa. A não ser que não goste de nenhum desses três formatos, eu evitaria usar ppa’s.
Mas… se eu faço isso, o próprio PPA não deixaria de receber as atualizações, inclusive as de segurança?
Sim. É por isso que é melhor remover o ppa e o que foi instalado com ele. A não ser que você precise de uma versão mais antiga de algum software. O ideal é remover mesmo. Muito do que se instala com ppa já está disponível nesses novos formatos. Pelo menos os programas mais utilizados.
2 curtidas
Voce pode listar os PPA’s via terminal, roda o seguinte comando.
find /etc/apt/ -iname “*.list” -exec grep -vE “^($|#)” {} ; | nl
para remover basta usar : sudo add-apt-repository –remove NOME_DO_PPA
2 curtidas
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.