O Cadê? começou com Gustavo Viberti que, inspirado pelo buscador norte americano Yahoo!, catalogava páginas da internet e disponibilizava os endereços na sua página pessoal. Mas foi Fabio de Oliveira quem acreditou que a empresa poderia ter sucesso, passando a se dedicar integralmente a divulgação da página e a busca de anunciantes para seu negócio. O maior problema da empresa no seu início, segundo os próprios fundadores, era a demora para catalogar as novas páginas, já que a rede crescia extremamente rápido e todas as novas páginas catalogadas passavam por verificação humana, diferente de outras máquinas de busca, como por exemplo o Altavista, que incluíam as novas páginas automaticamente.[1]
Outra dificuldade encontrada no início da empresa “Cadê?” pelos seus fundadores era mostrar às agências de publicidade, possíveis clientes do “Cadê?”, que a internet era um nova mídia que deveria ser explorada pela publicidade, já que na época não havia nenhum tipo de publicidade on-line.
Com isso o Cadê? foi comprado por várias empresas, mas hoje atualmente é do Yahoo!, tornando-se Yahoo! Cadê?[2]
O Cadê? se propunha, com sua equipe e os seus usuários entrar na página e cadastrar seus sites, produtos ou serviços. Era como um repositório da Web do Brasil. E conseguia suprir as necessidades dos usuários brasileiros.
Já o Altavista, inversamente ao Cadê, buscava as informações e atendia às necessidades dos usuários. O site usava bots com uma inteligência regular para capturar dados da Web e repassá-los aos usuários.[1]
Esses dois sites de busca eram os melhores para o público brasileiro e foram os mais populares até o final de 1999. Assim, o Google começou a ganhar popularidade. Ele foi criado em 1998. As pessoas percebiam que o novo buscador era incomparável aos outros, apesar de serem eficientes.[1]
Com um algoritmo esperto e um sistema de ranking com base em diversas informações cruzadas, o Google repassava aos internautas dados mais relevantes, apresentados de forma hierárquica. E com essa tecnologia, o Google foi o responsável por acabar com o dominância do Cadê? e do Altavista no mercado brasileiro. O Cadê, hoje em dia, pertence ao Yahoo!, que tem um bom mecanismo de busca e tentou usar a marca para dar mais visibilidade ao seu próprio buscador na época da aquisição.
O Altavista, que teve o ápice de popularidade de 1995 até o começo dos 2000, ainda resiste, mesmo que timidamente. E às vezes é lembrado quando trata-se de tradução, já que foi o primeiro a possuir a primeira ferramenta de tradução de palavras ou sites, o BabelFish. Em julho de 2013, o Yahoo anunciou a desativação do site de busca.