Salve, galera!
Já faz um tempo que venho testando algumas distros Linux (Pop!_OS, Fedora, Zorin, Garuda, Bazite, Manjaro…) e recentemente acabei caindo pro lado sombrio da força com o CachyOS. 
Estou usando ele há alguns dias e, pra minha surpresa, estou curtindo bastante! Achei ele mais rápido e com menos bugs do que o Manjaro e o EndeavourOS (uso um Dell G15 com uma Nvidia 3050). Inclusive, em relação ao CS2, só consegui usar o mouse de forma decente em distros base Arch — nas outras, o mouse fica com delay e não sei o motivo.
Fui dar uma olhada no Distrowatch e vi que o CachyOS tem crescido demais no ranking: saiu da 4ª posição há um ano e agora está disparado em 1º lugar! Nos últimos 6 meses, ficou em 2º lugar, e agora passou até o Linux Mint. Claro que sei que esse ranking é baseado em acessos e popularidade, mas mesmo assim chamou atenção.
Queria saber a opinião de vocês:
Já testaram o CachyOS?
É tudo isso mesmo?
Sendo baseado no Arch, hoje seria a melhor opção?
Bora trocar umas ideias! 
Só conheço pela análise do Jesse Smith que li ontem no Distrowatch.
Já entrei no repositório deles e peguei algumas configurações. Dá pra dizer que eles tem uma curadoria para opções de desempenho focados em hardware recente. Tem gente que trabalha e conhece bastante trabalhando com eles.
Estou me aventurando pelas distros tambem por causa que meu notebook que é hibrido. Todos as distros que usam wayland padrao e se voce tem um monitor externo está sofrivel usar pelo hdmi, travamentos tela, baixo fps que chega a arder os olhos. Instalei ele a algumas horas e percebi congelamentos rápidos enquanto estava configurando tudo para deixar como eu gosto, instalando aplicativos. Alguns congelamentos ao abrir um nova aba do navegador nativo. Quando você arrasta alguma janela por cima da barra de tarefas do KDE ele dá um leve lag. Os dois problemas já foram reportados por outras pessoas e creio que logo seja corrigido. No mais eu gostei de ter quase tudo no repositório deles, só faltou o pcsx2 e meu joystick nintendo switch da China não reconheceu mas irei verificar melhor.
Ps.: Utilizando o Xorg