[CachyOS] Monitor não chega em 180Hz (HDMI ou DP)

Atualmente uso o CachyOS com Cinnamon e estou com um monitor novo de 180Hz.

Acontece que quando estou tentando configurar o monitor para 180Hz (Usando HDMI 2.0), o mesmo está apresentando a mensagem (Entrada de Sinal Não Suportada) e não estou sabendo resolver, máximo que consigo chegar é em 120Hz.

Observações.
Drive da Nvidia instalado corretamente.
Cabo HDMI 2.0
No Windows funciona normalmente.
Testei com cabo DP, e a diferença é que a mensagem de erro não aparece no monitor e ele volta para 120Hz.

Cheguei a tentar outras Interfaces.

UKUI (mesmo problema).
KDE (Nem inicia, parece que o KDE tenta carregar os hearts máximos e já liga/inicia com a mensagem de erro).

Cheguei a tentar ajustar editando o Xorg alterando o depth para 8bpc mas sem sucesso.

O mesmo está assim atualmente.

Section “Screen”
1920x1080_120 +0+0 {ForceCompositionPipeline=On}"
Identifier “Screen0”
Device “Device0”
Monitor “Monitor0”
DefaultDepth 24
Option “Stereo” “0”
Option “nvidiaXineramaInfoOrder” “DP-4”
Option “metamodes” “1920x1080_180 +0+0 {ForceCompositionPipeline=On}”
Option “SLI” “Off”
Option “MultiGPU” “Off”
Option “BaseMosaic” “off”
SubSection “Display”
Depth 24
EndSubSection
EndSection

Algumas perguntas já com soluções: há mais de um monitor no setup? Se sim, tenta com apenas o monitor novo se o comportamento persiste.

O monitor tem a tecnologia FreeSync/G-Sync? Tenta desabilitar/habilitar essas configurações no menu do próprio monitor.

Por fim, qual o modelo do monitor?

Já testou se o mesmo comportamento ocorre em uma sessão Wayland? Uma alternativa seria criar um pen drive bootável com alguma distro em Wayland (Fedora é uma opção com sessão Wayland por padrão, só bootar e testar as configurações de display).

Boa sorte! Abraço.

Bom dia.

Primeiramente obrigado por disponibilizar seu tempo com esse meu problema. Sobre os questionamentos.

Algumas perguntas já com soluções: há mais de um monitor no setup? Se sim, tenta com apenas o monitor novo se o comportamento persiste.
R: Estou usando apenas um monitor.

O monitor tem a tecnologia FreeSync/G-Sync? Tenta desabilitar/habilitar essas configurações no menu do próprio monitor.
R: O monitor é um Acer QG240Y S3, que pelo que pesquisei, não conta com nenhuma das 2 técnologias.

Por fim, qual o modelo do monitor?
R: O monitor é um Acer QG240Y S3

Já testou se o mesmo comportamento ocorre em uma sessão Wayland? Uma alternativa seria criar um pen drive bootável com alguma distro em Wayland (Fedora é uma opção com sessão Wayland por padrão, só bootar e testar as configurações de display).
R: Pelo que vi a versão atual do CachyOS conta com Wayland e um “emulador” do Xorg, mas quando olhei no terminal o retorno é do X11 mesmo.

echo $XDG_SESSION_TYPE
x11

O ambiente Cinnamon ainda usa X11 por padrão, independentemente da distribuição, seja Mint, seja Arch, seja CachyOS, o Xorg é bastante conhecido por essas incompatibilidades de VRR e outras coisas, talvez migrar para uma sessão Wayland seja uma solução.

Fiz uma breve pesquisa por aqui e, aparentemente, o monitor possui sim a tecnologia FreeSync. Dá uma olhada se encontra alguma opção no menu, mas creio que não seja esse o problema real.

Depois de me aprofundar um pouco mais, passa pela minha cabeça que a solução deve ser envolvida com os cabos, mesmo que o HDMI 2.0 esteja em conformidade com a resolução de 1080p e taxa de atualização desse monitor de 180hz, aparentemente, algumas fabricantes limitam essas configurações apenas para DP. O que estou pensando por aqui é que esse cabo DP não seria compatível com a dita resolução, mas ainda me parece bastante improvável, tendo em vista que funciona normalmente no Windows.

Em última hipótese, talvez buscar algumas configurações manuais no monitor poderiam resolver para setar essa taxa de atualização?

Sinto não poder ajudar mais, mas espero ter dado alguma luz em algo por aí.
Boa semana!

Mais uma vez obrigado pelas respostas.

O ambiente Cinnamon ainda usa X11 por padrão, independentemente da distribuição, seja Mint, seja Arch, seja CachyOS, o Xorg é bastante conhecido por essas incompatibilidades de VRR e outras coisas, talvez migrar para uma sessão Wayland seja uma solução.
Entendi, só que conforme descrevi inicialmente, tive o mesmo problema no UKUI, e no KDE não consigo iniciar o sistema visto que na inialização ele já entende que o monitor é 180Hz

Fiz uma breve pesquisa por aqui e, aparentemente, o monitor possui sim a tecnologia FreeSync. Dá uma olhada se encontra alguma opção no menu, mas creio que não seja esse o problema real.
Dessa eu não sabia, achei a configuração no monitor e desativei o FreeSync, mas os cenários continuam os mesmos

Depois de me aprofundar um pouco mais, passa pela minha cabeça que a solução deve ser envolvida com os cabos, mesmo que o HDMI 2.0 esteja em conformidade com a resolução de 1080p e taxa de atualização desse monitor de 180hz, aparentemente, algumas fabricantes limitam essas configurações apenas para DP. O que estou pensando por aqui é que esse cabo DP não seria compatível com a dita resolução, mas ainda me parece bastante improvável, tendo em vista que funciona normalmente no Windows.
Sim, tanto com cabo HDMI 2.0 quanto com cabo DP, ambos chegam em 180Hz em full HD no Windows 11

Em última hipótese, talvez buscar algumas configurações manuais no monitor poderiam resolver para setar essa taxa de atualização?
Foi o que tentei quando mudei no Xorg de 10bpc para 8bpc, pensando que seria uma limitação do monitor

Sinto não poder ajudar mais, mas espero ter dado alguma luz em algo por aí.
Boa semana!
Fico agradecido de toda forma

1 curtida

Teu hardware é notebook com nvidia? Eu tive e tenho bastante problema com o wayland em monitor externo. Primeiro que só funciona em X11. Aqui eu troquei meu cabo para um que tem entrada de hdmi 2.0 e saída para DP. Resolveu para o X11, Wayland já desisti.

Não, o meu é PC mesmo, e só uso 1 monitor.
Ryzen 5700x3D + RTX 4060

E o mais incrivel, eu instalei uma outra distro para testar (Kubuntu LTS) e nela está a 180Hz normal.