C++ vale a pena?

Oi pessoal, não sei se é conveniente fazer essa pergunta aqui, se não for, peço desculpa. Tenho um tempo de prática com programação Frontend (HTML, CSS e JavaScript). Tenho muita vontade de aprender C++, mas temo dedicar tempo para essa linguagem e não conseguir ingressar no mercado. Me digam, ainda vale a pena aprender C++, é possível uma pessoa com apenas 2 anos de experiência nessa linguagem ingressar no mercado? Estou me sentindo meio sem direção em Frontend, gosto de JavaScript, mas não sou muito fã de CSS (ainda que goste mais desse) e HTML.

Eu diria que você está fazendo a pergunta errada. Sempre vale a pena aprender uma linguagem de programação nova. Mesmo que você realmente não use ela profissionalmente. Aprender coisas novas é a regra número 1 nessa área.

4 curtidas

HTML5 e CSS3 não são linguagens de programação. JS sim.
C++ é uma linguagem ainda extremamente poderosa, não sou fã, mas é inegável que é uma linguagem porreta, pois traz consigo a performance do C e o paradigma orientado a objeto. Por exemplo: a maioria dos Jogos (motores gráficos como Unreal Engine) usam C++ por causa da potencia da linguagem (apesar de outros motores, como a Unity usar o C#). Se você quiser um desafio legal, C++ vai ser um prato cheio de primeira. Eu ainda assim continuaria vendo JS, pois cada dia mais ganha força e são vários frameworks e libs que surgem, como o React, Angular e Node…

1 curtida

HTML5 + CSS3, por exemplo, é considerado Turing Complete, essas nuances de “isso é linguagem de programação e isso não” na verdade não importam, volta e meia linguagens se reinventam e um exemplo é CSS3/SASS/less…

No resto eu concordo, não é uma boa idéia largar JS+HTML+CSS para só aprender C++. Você pode até sobreviver dentro de uma grande corporação como especialista em uma única tecnologia, mas meio que fica limitado a isso… Por essa razão acho uma estratégia ruim

1 curtida

Se vale apena aprender c++ para ingressar no mercado isso depende de sua região, onde eu moro por exemplo, em um raio de 300km ( + ou -) não tem nenhuma empresa que desenvolve em C# mas tem muitas que desenvolvem em Java, Pascal, Python, C++ então vale apena aprender essas linguagens.

Mas se você realmente tem vontade de aprender C++ vá em frente, aprendizado é sempre bem vindo e se tendo noção de logica de programação é meio caminho andado.

1 curtida

C++ eh uma linguagem focada para aplicacoes embarcadas, de baixo nivel e de performance elevada. Eh isso o que voce gostaria de desenvolver? Vale lembrar que existe outras linguagens para esses fins, como Rust

Se voce quer ingressar no mercado, eu recomendo pesquisar o que o mercado requer. Na empresa onde eu trabalho, eh muito requisitado profissional front-end e back-end com node.js

1 curtida

Estou ciente, só queria me referir à elas (CSS e HTML) como a “parte chata” do aprendizado.

Meu Amigo,Linguagem C++ é muito relevante até hoje,tanto em ambiente Windows quanto Linux,acho que voce antes de começar,dar uma olhada no QT Creator,software que cria objetos,aplicativos mesmo e trabalha tanto com C++ quanto Python.Minha dica é o curso completo do Professor Bruno do Canal CFB cursos no youtube,não eu nao sou ele e nem recebi um money pra divulgar.

2 curtidas

Eu morei por um bom tempo em uma cidade do interior onde não havia nenhuma empresa de desenvolvimento, nessa área é relativamente fácil conseguir trabalho remoto e pagando bem, mas é preciso ser um profissional mais independente e muiti-conhecimentos.

Problemas vão surgindo e com isso trazem oportunidades… A empresa de que sou sócio, até o momento atual trabalha com desenvolvimento hibrido puro de apps, nos demos conta de um problema na industria que atendemos e agora planejamos trabalhar com blockchain em um futuro próximo, provavelmente vamos usar C, Rust e/ou Python nessa questão.

7 curtidas

Minha visão é que a pergunta “vale a pena” depende muito. Aprender sempre vale a pena, mas se você está focado no mercado de trabalho, deveria primeiro observar o que está sendo mais bem remunerado/ com mais oportunidades para entrar.

Sou um curioso da área, portanto me corrijam se eu estiver errado, mas JS é uma ferramenta que está presente em muitos lugares. Talvez seja bom se profissionalizar mais nela.

Novamente, me corrijam se eu estiver errado, mas a meu ver é mais relevante focar em dominar paradigmas como OOP e EDP, aproveitando JS, por exemplo, a ficar tentando aprender um monte de linguagem.

Nesse caso não seriam 2 anos de experiência, pois ainda não entrou no mercado, correto?

Uma boa dica para unir o útil ao agradável é: faça de conta que está procurando uma vaga para inciante agora. Busque por todas as vagas que puder e faça uma estatística. Aí una o que você gosa mais com o que oferece melhor oportunidade de ingresso. Após entrar numa vaga você vai tendo que lidar com novos desafios e quem sabe se especializar em C++.

1 curtida

A pergunta do título soa como: pagar 2 reais numa trufa de chocolate, vale a pena?

Não é sacaneando mas porque a resposta é a mesma, se vc quer, o dinheiro (ou tempo no caso) não vai fazer falta e isso não vai te fazer mal… Simplesmente não existe motivo para não valer a pena


Agora o real problema é isso:

Cara, não aprenda as coisas só pra entrar no mercado de trabalho, essa (como o Deschamps mostrou várias vezes) é a melhor forma de se auto desmotivar a longo prazo, mas sim, tem muito mercado pra C++ a questão é que não deveria ser esse o seu norteador

2 curtidas