"ç" cedilha com comportamento diferente conforme o aplicativo

Olá!

Meu teclado, um logitech mx keys, usa layout americado, com suporte internacional.
A configuração do layout funciona corretamente na maioria dos programas com o cedilha funcionando ao digitar acento_agudo+c - que é a forma como funciona em todos os outros sistemas.

Um exemplo é o navegador Firefox, onde funciona sem problemas. Quando instalo o chrome ou o chromium, volta a aparecer ć ao invés de ç. Já procurei e li muitos tópicos e todos tratam isso como um problema geral de layout incorreto e não é o caso.

Eu testei 8 distros para escolher uma, para começar a usar, e isto só está acontecendo no biglinux, xiva studio, justamente as quais, graficamente mais me agradaram.

Só acontece ao entrar com wayland, para digitar o ç tenho que digitar “alt_d+,” - na versão x11 funciona normalmente.

Tudo indica que, ao utilizar wayland, alguns fotwares conseguem puxar corretamente a configuração do sistema e outros não.

Já encontrei tópicos indicando comandos que mapeiam as teclas, mas nada resolveu, até porque, o mapeamento das teclas está correto, mas exibe o caracter incorreto.

Alguém sabe alguma solução para isso?

Obrigado!

==================================
BigLinux/XivaStudio - baseado no manjaro
Wayland

Esse mesmo problema acontece no Vivaldi, que é baseado no Chromium.
Só acontece isso, se ele estiver rodando no Wayland e o teclado for americano.
Nunca encontrei solução para isso.
No teclado ABNT2, o cedilha funciona ok no Vivaldi (Wayland).

Meu teclado é internacional também e eu selecionei Inglês alt.int (algo assim) quando fui escolher o modelo do teclado.

Tanto no Arch quando eu usava, como agora no EndeavourOS (Wayland ou X11) funcionava/funciona o ç sem problemas, KDE ou Gnome

Eu lembro que passei por esse problema no Garuda mas não lembro o que eu fiz p/ resolver, mas eu lembro que eu tentei algumas soluções que fui encontrando conforme pesquisava.

Aqui eu faço aspas simples + c, tanto no windows como no linux

Eu uso Arch com kde e faço ç com “alt + vírgula”

Sim, parece que os programas não acessam corretamente as permissões para ver as configurações de layout no wayland. Eu vi que no x11 funciona, mas eu gostaria de ficar na wayland mesmo, por diversos motivos.

Obrigado!

olá, eu havia encontrado esta solução, mas acho ela MUITO desconfortável, pois em um programa é '+c e em outro é alt+, - e hoje em dia, usando textos em páginas web, isso pode ficar bastante confuso e improdutivo.

Obrigado!