Olá!
Meu teclado, um logitech mx keys, usa layout americado, com suporte internacional.
A configuração do layout funciona corretamente na maioria dos programas com o cedilha funcionando ao digitar acento_agudo+c - que é a forma como funciona em todos os outros sistemas.
Um exemplo é o navegador Firefox, onde funciona sem problemas. Quando instalo o chrome ou o chromium, volta a aparecer ć ao invés de ç. Já procurei e li muitos tópicos e todos tratam isso como um problema geral de layout incorreto e não é o caso.
Eu testei 8 distros para escolher uma, para começar a usar, e isto só está acontecendo no biglinux, xiva studio, justamente as quais, graficamente mais me agradaram.
Só acontece ao entrar com wayland, para digitar o ç tenho que digitar “alt_d+,” - na versão x11 funciona normalmente.
Tudo indica que, ao utilizar wayland, alguns fotwares conseguem puxar corretamente a configuração do sistema e outros não.
Já encontrei tópicos indicando comandos que mapeiam as teclas, mas nada resolveu, até porque, o mapeamento das teclas está correto, mas exibe o caracter incorreto.
Alguém sabe alguma solução para isso?
Obrigado!
==================================
BigLinux/XivaStudio - baseado no manjaro
Wayland