BuzzFeed faz acordo com Meta, se recupera de crise e usa inteligência artificial para produção de conteúdo

O site BuzzFeed é famoso por produzir conteúdo viral, dinâmico e jovial, sendo os quizzes, sua atração principal. Graças a um novo acordo com a Meta, a companhia está se recuperando da crise sofrida no final de 2022, quando precisou demitir 12% de sua força de trabalho e agora está aderindo à inteligência artificial para criar conteúdo personalizado.

Meta, a detentora do Instagram e Facebook mantém relacionamento de longa data com o BuzzFeed , juntos eles formaram uma simbiose, onde o conteúdo do BuzzFeed estimula as pessoas a acessarem as redes sociais, que por sua vez, redirecionam uma grande base de usuários ao BuzzFeed.

No ano passado, a Meta cessou programas de pagamento para produtores de conteúdo, sendo crucial para o declínio do Buzzfeed. Entretanto, agora a empresa detentora do Facebook optou por pagar 10 milhões de dólares ao Buzzfeed para que ele gere conteúdo e treine criadores para produzirem conteúdo viral, como listas e quizzes.

Entretanto, foi o mais novo anúncio que fez a empresa de mídia crescer 119% em um dia: o BuzzFeed está implementando um sistema de inteligência artificial para ajudar a produzir quizzes, desenvolvido pela OpenAI, criadora do ChatGPT.

Jonah Peretti, co-fundador e chefe executivo da empresa ressalta que parte dos quizzes ainda serão feitos por humanos, e dependerão da criatividade dos escritores e da audiência, seu diferencial é que serão personalizados e podem alcançar uma complexidade muito superior aos feitos apenas por humanos.

Não é a primeira vez que os funcionários do BuzzFeed ficam na corda bamba devido a uma fonte de conteúdo barato produzido em massa. Quando a plataforma abriu a possibilidade de leitores criarem um Quiz, seu tráfego passou a ser liderado por este tipo de conteúdo sem custo de produção, a leitora Rachel McMahon é um grande exemplo, pois produziu mais de 700 quizzes gratuitamente para a plataforma e hoje trabalha para o Netflix.

Peretti também afirma que não pretende utilizar a inteligência artificial em conteúdo jornalístico, pois não representa algum salto de qualidade no conteúdo. Enquanto alguns ex-funcionários acharam a medida prejudicial ao mercado e ao leitor, outros vêem como parte da dinâmica de negócios da empresa, sempre em busca de novidades.

Está previsto que o BuzzFeed lançará os primeiros quizzes utilizando inteligência artificial no início de fevereiro de 2023.

2 curtidas