Buscando leitor de impressão digital USB para linux

Boa noite!

Estou há alguns dias procurando um dongle USB que eu possa utilizar com o linux, mas, só tenho encontrado módulos com fio e bastante desajeitados.

Vi no aliexpress alguns modelos bastante enxutos, que ficam muito próximos das portas USB e gostaria de algo assim. Mas, nenhum deles cita compatibilidade com linux - só citam coisas como “windows hello”, etc.

Vi também que são raros os módulos que funcionam com linux, mesmo em notebooks (que tenho um como segunda máquina) e tem um módulo sem suporte.

Alguém tem alguma dica de módulo que pudesse me livrar de ficar digitando a senha de usuário?

Obrigado!

tarefa ingloria essa. só comprando para saber e,mesmo assim, com uma grande probabilidade de não dar certo. digital usb é - junto com certificado assinatura eletrônica - um campo que precisa avançar muito.

3 curtidas

Fiz uma pesquisa sobre o assunto e não tem nada animador…

Em um dos anúncios do AliExpress (desses baratinhos) achei um comentário com o modelo do dispositivo e informando que não funcionava no Linux. O anúncio é esse: https://pt.aliexpress.com/item/1005007494666620.html

Porém alguém já conseguiu fazer funcionar criando um driver para ele. Detalhes em GitHub - ericlinagora/libfprint-CS9711: Fork to work on a driver for CS9711 - This is very experimental and has veeeery little testing for false positives - don't use for anything that matters - - use upstream at https://gitlab.freedesktop.org/libfprint/libfprint porém sem testes.

Os dispositivos suportados pelo libfprint acha-se aqui: lifprint — Supported Devices porém vários desses dispositivos são integrados aos notebooks, e poucos deles tem alguma informação pra procurar para compra. Procurando por alguns deles até consegui achar algo, mas geralmente alguém vendendo em um site da Índia ou usado no e-bay.

Procurando por dispositivos novos à venda aqui no Brasil, retornam apenas dispositivos bastante caros, geralmente certificados para alguma aplicação específica, mas nem pesquisei para saber se são compatíveis devido ao alto custo.

3 curtidas

tem esse mas não resolve o problema… tem de comprar para arriscar

Destes mais comuns eu já tive 2. E mesmo de notebooks (tentei retirar de alguns antigos), mas não eram encontrados no linux. Gostaria mesmo de ter uma dica de alguém que tenha um modelo testado para comprar.
Obrigado