Empresas como o Google sempre vão estar em alerta, pois, senão ficarem, podem se tornar um Yahoo da vida, que no passado ja foi considerado um Google e hoje ???
OFF:
Quer outro exemplo? A Microsoft não acreditou na internet nos seus primórdios, pagou um preço altíssimo por isso. Tudo bem que é uma empresa muito bem sucedida e com muito dinheiro, porém perdeu muita grana por não ter entrado no “hype”.
Voltando ao assunto principal:
Em contrapartida ao chatGPT, o Google apresentou a um tempo atrás o Bard, porém o mesmo apresentou falhas no dia da apresentação, fazendo com que a empresa perdesse bilhões em valor de mercado na bolsa de valores.
Seguindo o pensamento, o Google fez ajustes no Bard e recentemente liberou para testes o acesso para vários países no mundo, porém o Brasil não foi contemplado com esta oportunidade.
OFF: Ouvi rumores de que o Brasil não foi incluído na lista de teste por conta dos recentes problemas que as redes sociais vem passando com o governo brasileiro, porém isso pode ser apenas “fake news” para colocar mais lenha na fogueira, mas não descarto esta opção, visto que como esta em teste, pode surgir resultado nos testes que vão em desacordo com o todo poderoso, podendo ser banido o serviço ou até mesmo multado. E como é um sistema em desenvolvimento ainda, acredito que estas hipóteses de problemas com governos locais não esteja no top da lista de prioridades no desenvolvimento da nova ferramenta.
Que estamos entrando novamente na era do “ilmo senhor, venho por meio desta” o que eu quero dizer é que vamos usar IAs pra rebuscar o testo pra uma pessoa e essa pessoa vai sem ler usar a mesma IA pra deixar o texto mais simples numa linguagem mais coloquial
Eu não acho que o chatGPT seja perfeito, mas como o chatGPT saiu primeiro, e foi um boom muito grande, quando foi apresentado um possível concorrente a altura, a falha que ocorreu na apresentação dele para o mundo, fez com que muito duvidassem se o mesmo esta na mesma altura que o concorrente.
OBS: Eu não sou especialista de nada, mas a sensação que eu tive foi que lançaram o bard as pressas para não ficar para trás, porém o mesmo estava em estágios muito inferiores ao chatGPT. Isso foi a impressão que eu tive no período da apresentação.
Bing e Edge cada vez mais integrado ao Windows, próximos lançamentos do Office e Windows 12 com expectativas de integração total com Ai.
Não acho que seja fácil tirar o trono do Google, mas que eu me lembre, o Google nunca teve tão ameaçado como atualmente.
Sem contar, que com esta onda de Ai, além do serviço de buscas estar ameaçado, temos o youtube também ameaçado, visto que diversos videos estão sendo feitos baseado em conteudo gerado por Ai. Será que o Google conseguirá combater isso? Como será a aceitação desta mudança para o público?
São várias dúvidas que vão surgindo. Por mais que o Google tenha excelência no que faz, esteja muito a frente do seu tempo, tem uma coisa que ele não controla, que é a vontade do público, e se por alguma coisa que surja daqui para frente não mude o cenário.
Orkut foi “a rede social”, hoje quem é Google neste tipo de rede social?
Tem algumas considerações, aí, o Bing cresceu de fato mas muito desse crescimento se deve a melhorias na Windows Search Bar que usa justamente o bing, usuários do Windows (que é de longe o sistema operacional mais usado em desktops e Notebooks) passaram a utilizar a barrinha que já vem no sistema, o bing está sendo entregado no segundo software mais usado em desktops e Notebooks depois do próprio Windows, se o bing não crescer pelo menos 30% (lembrando que esse crescimento não significa que o bing tem 30% de fatia de mercado, o bing cresceu menos de 1% de market share após esse esforço enorme, estando entre 2,79-3,59% dependendo da fonte) o Bing tá na mesma posição do Linux tem muito chão ainda
O detalhe é que a gente tem essa percepção por ser BR, mundialmente o Orkut nunca foi minimamente popular
Também acho que ainda não seja o caso a curto e médio prazo, mas, no futuro, dado a popularidade repentina, acho que pode se tornar uma ameaça, o Edge e o Bing cresceram demais nos últimos meses precisamente pro causa disso.
Quero só vê como o YT vai lidar com copyright quando essas IAs estiverem ainda mais aperfeiçoadas. Aliás, quero ver de um modo geral como vão lidar com pirataria e direitos autorais no campo criativo de um modo geral.
Além da integração do windows Search Bar, a Microsoft vem “forçando” mais o seu uso. Olha a nova implementação:
Sempre usei o Windows no pc/notebook, tenho até instalado no pc que estou usando agora, porém ontem instalei em uma VM no Linux para não ter que ficar saindo do Linux. O tanto de confirmação que eu tive que clicar para baixar e instalar o Chrome é abusivo.
Sobre o Orkut:
Esta informação eu não sabia, e nunca tinha parado para pensar sobre.