Bug que atrapalha instalar Steam no Ubuntu 23.04 só foi notado agora

Em 2019, a Canonical optou por não mais suportar bibliotecas 32-bits, entretanto, como isso poderia quebrar muitas aplicações, houveram exceções para tudo continuar funcionando. Algumas aplicações populares que dependem desse tipo de biblioteca são o Wine e o Steam, que almeja manter jogos antigos funcionando.

Entretanto, apenas 4 meses após o lançamento do último Ubuntu, a comunidade notou a falta dessas bibliotecas, ao se deparar com erros durante a instalação do Steam via apt. Isto está ocorrendo porque o novo instalador do sistema, feito em Flutter, utiliza a infraestrutura do Subquity, desenvolvido originalmente para o Ubuntu Server, sem suporte a bibliotecas 32-bit. Sendo assim, os desenvolvedores se esqueceram de ajustar este detalhe antes de lançar o sistema.

Por que demorou tanto a notarem o problema?

Primeiramente, devemos considerar que a adesão à versões não LTS do Ubuntu é relativamente baixa, além disso, muitos usuários atualizaram a partir da versão anterior, contornando o novo instalador e consequentemente, evitando o problema. Sem contar que o principal aplicativo afetado foi o Steam disponibilizado via apt, ou em formato DEB pela loja do sistema. Caso você baixe o instalador diretamente da loja de aplicativo, ele instalará as bibliotecas faltantes e em versões que rodam em sandboxes, como Snap e Flatpak, todas as dependências vêm inclusas.

taí uma ótima oportunidade para se mudar o steam e wine para flatpak ou snap. resolve-se o problema sem esquecimentos desse tipo.

1 curtida

Então, o Ubuntu oferece preferencialmente o pacote Snap da Steam. Ou seja, o problema só ocorre com o pacote .DEB, que somente será instalado se o usuário fazê-lo pela linha de comando através do APT.

1 curtida