Vide https://ubuntu-mate.community/t/menu-icons-not-found-on-fresh-new-install-20-04/21579/32.
PS: Parece que foi erro da equipe de tradução.
Não estão fazendo nada para a correção desse bug? Estão pisando na bola!
Adoraria saber, mas não vou fuçar nos blogs do MATE pra isso… quem sabe os mais antenados nisso daqui do fórum?
No meu caso, a solução foi a mudança de idioma. Mas para a maioria aqui isso não serve…
Mesmo porque não faz muito sentido isso, o correto é funcionar em todos idiomas. Mas vamos aguardar e quem sabe logo sai uma atualização com a correção.
Po, acho que o Mint Mate não tá com esse problema não.
Acho que é geral porque o void e o solus também apresentam o mesmo problema. Na instalação fica normal, mas depois da primeira atualizalção aparece o bug.
Pessoal, utilizo o manjaro mate, tive o mesmo problema.
Consegui solucionar por aqui: Menu icons not found on fresh new install 20.04 - Support & Help Requests - Ubuntu MATE Community
Conforme postado na página, resolvi com os seguintes comandos no terminal
sudo sed -i '/Icon\[/d' /usr/share/applications/*.desktop
sudo sed -i '/Icon\[/d' /usr/share/mate/desktop-directories/*.directory
sudo update-desktop-database
Pois é, até hoje não corrigiram esse problema, recentemente ressuscitei um note e lá estava o ubuntu mate 18.04, me bateu uma saudade e resolvi dar uma nova chance pra ele tendo em vista que tinha deixado ele de lado por pequenos erros grosseiros. Baixo a versão 20.04 e logo de cara já vem esse problema dos icones rsrsrsr…
Para mim não teve tanto problema pois uso no modo cupertino então o bug só é visivel na barra do plank em alguns casos, mas não me incomoda. Eu particularmente adoro o mate, leve , modo escuro dele é bem trabalhado, tem muitas opções de personalização e para mim sempre funcionou bem. Acredito que o problema dele sempre foram pequenos erros que vão mitigando até uma hora a pessoa encostar a distro, veja bem, desde o 18.04 o menu favoritos vem escrito errado, “favouritous” se não me engano, até tentei editar o menu mas não consegui, baixei o menulibre e também não consegui (aproveitando se alguém souber como corrigir isso seria de grande ajuda kkkk).
Também tenho algumas desavenças com o Caja, mas da última vez que tentei trocar o gerenciador de arquivos algumas funcionalidades não funcionavam corretamente e acabei deixando de lado.
Enfim, é muito bom ver que tem muita gente aqui no fórum que curte o mate, vou continuar usando ele no computador secundário, quem sabe volto a me dar bem com ele.
Excelente! Mas pro pessoal que usa Debian-based, como isso se traduz em Ubuntês?
Entendo que o problema está no Mate Desktop, como peguei essas dicas no proprio forum do Ubuntu-Mate acredito que o procedimento em Debian-Based é o mesmo
Fica a dica então!
Manjaro, opensuse,Debian etc todos estão assim é bug do próprio mate desktop…mas eu tenho acompanhado o perfil deles no twitter… parece que vem por aí a versão 1.25
Resolveu de prima. Instalei o ubuntu-MATE 20.04 e fiquei ligeiramente desapontado com esse probleminha. Mas no geral estou gostando.
Obrigado pela dica, Robertope.
O MATE é um lindo DE, bem customizável e bastante leve. E um xodó para mim, mesmo não usando-o mais. A hora que tiver uma máquina mais fraca comigo, vou usar de novo!
Legal, fiquei feliz em ter ajudado
Estou fazendo um teste com o Linux Mint no desktop Mate. Uma situação interessante é que o Mate-Menu que é o que vem no lugar do Brisk-Menu, embarcado por padrão no Ubuntu-Mate, apresenta o mesmo problema.
Resolvi da mesma forma que postei acima, caso alguém esteja enfrentando problema semelhante, fica a dica.
Pessoal, olá! Estava com o mesmo problema. No entanto, pesquisando aqui na página vi a indicação do robertotope eencontrei o post do “azardo” no endereço abaixo:
O post indicado também coloca que o problema está relacionado com alguns idiomas. Porém, recomenda as linhas de comando já mencionados pelo robertope. Apliquei-as em minha distro Ubuntu Mate 20.04 e funcionou!
Grato ao “azardo” e ao “Francis” (https://www.linuxmint.com.br/discussion/52152/icones-das-categorias-do-menu-nao-aparecem-no-linux-mint-mate) e ao “Roberto” pelas recomendações.
Abraços,
Laureano
Eu acabei de fazer uma instalação do Ubuntu MATE 32 Bits 18.04 em português. E os ícones funcionaram bem. Bom, como ele não vai atualizar pro 20.04 mesmo, não haverão problemas nisso.
PS: Tentei primeiro o Manjaro I686, mas os repositórios estavam vazios - o Manjaro, assim como a Canonical, suspendeu o suporte às distros de 32 bits. O Debian mantém o suporte, mas a ISO vem pelada demais, instalar as coisas é somente por linha de comando ou pelo Synaptic, baixei a Gnome Software e veio vazia também. Aí apelei pro Ubuntu, que vem mais completo - foi pra minha esposa, comprei um netbook antigo mas funcional. Pelo menos até ano que vem tem suporte. Depois disso, terei que cogitar outras opções - tentar de novo Debian, Peppermint ou instalar o Arch32 na unha!
sudo sed -i '/Icon\[/d' /usr/share/applications/*.desktop
sudo sed -i '/Icon\[/d' /usr/share/mate/desktop-directories/*.directory
sudo update-desktop-database
Resolveu aqui! Valeu!
Show! Valeu meu bom. Resolveu o problema.