Bug no Menu do Ubuntu MATE 20.04

Vide https://ubuntu-mate.community/t/menu-icons-not-found-on-fresh-new-install-20-04/21579/32.
PS: Parece que foi erro da equipe de tradução.

1 curtida

Não estão fazendo nada para a correção desse bug? Estão pisando na bola!

1 curtida

Adoraria saber, mas não vou fuçar nos blogs do MATE pra isso… quem sabe os mais antenados nisso daqui do fórum?
No meu caso, a solução foi a mudança de idioma. Mas para a maioria aqui isso não serve…

1 curtida

Mesmo porque não faz muito sentido isso, o correto é funcionar em todos idiomas. Mas vamos aguardar e quem sabe logo sai uma atualização com a correção.

Po, acho que o Mint Mate não tá com esse problema não.

Acho que é geral porque o void e o solus também apresentam o mesmo problema. Na instalação fica normal, mas depois da primeira atualizalção aparece o bug.

1 curtida

Pessoal, utilizo o manjaro mate, tive o mesmo problema.

Consegui solucionar por aqui: Menu icons not found on fresh new install 20.04 - Support & Help Requests - Ubuntu MATE Community

Conforme postado na página, resolvi com os seguintes comandos no terminal

sudo sed -i '/Icon\[/d' /usr/share/applications/*.desktop
sudo sed -i '/Icon\[/d' /usr/share/mate/desktop-directories/*.directory
sudo update-desktop-database

6 curtidas

Pois é, até hoje não corrigiram esse problema, recentemente ressuscitei um note e lá estava o ubuntu mate 18.04, me bateu uma saudade e resolvi dar uma nova chance pra ele tendo em vista que tinha deixado ele de lado por pequenos erros grosseiros. Baixo a versão 20.04 e logo de cara já vem esse problema dos icones rsrsrsr…

Para mim não teve tanto problema pois uso no modo cupertino então o bug só é visivel na barra do plank em alguns casos, mas não me incomoda. Eu particularmente adoro o mate, leve , modo escuro dele é bem trabalhado, tem muitas opções de personalização e para mim sempre funcionou bem. Acredito que o problema dele sempre foram pequenos erros que vão mitigando até uma hora a pessoa encostar a distro, veja bem, desde o 18.04 o menu favoritos vem escrito errado, “favouritous” se não me engano, até tentei editar o menu mas não consegui, baixei o menulibre e também não consegui (aproveitando se alguém souber como corrigir isso seria de grande ajuda kkkk).

Também tenho algumas desavenças com o Caja, mas da última vez que tentei trocar o gerenciador de arquivos algumas funcionalidades não funcionavam corretamente e acabei deixando de lado.

Enfim, é muito bom ver que tem muita gente aqui no fórum que curte o mate, vou continuar usando ele no computador secundário, quem sabe volto a me dar bem com ele.

:slight_smile:

1 curtida

Excelente! Mas pro pessoal que usa Debian-based, como isso se traduz em Ubuntês? :smiley:

Entendo que o problema está no Mate Desktop, como peguei essas dicas no proprio forum do Ubuntu-Mate acredito que o procedimento em Debian-Based é o mesmo

1 curtida

Fica a dica então!

Manjaro, opensuse,Debian etc todos estão assim é bug do próprio mate desktop…mas eu tenho acompanhado o perfil deles no twitter… parece que vem por aí a versão 1.25

1 curtida

Resolveu de prima. Instalei o ubuntu-MATE 20.04 e fiquei ligeiramente desapontado com esse probleminha. Mas no geral estou gostando.

Obrigado pela dica, Robertope.

1 curtida

O MATE é um lindo DE, bem customizável e bastante leve. E um xodó para mim, mesmo não usando-o mais. A hora que tiver uma máquina mais fraca comigo, vou usar de novo!

1 curtida

Legal, fiquei feliz em ter ajudado

Estou fazendo um teste com o Linux Mint no desktop Mate. Uma situação interessante é que o Mate-Menu que é o que vem no lugar do Brisk-Menu, embarcado por padrão no Ubuntu-Mate, apresenta o mesmo problema.

Resolvi da mesma forma que postei acima, caso alguém esteja enfrentando problema semelhante, fica a dica.

2 curtidas

Pessoal, olá! Estava com o mesmo problema. No entanto, pesquisando aqui na página vi a indicação do robertotope eencontrei o post do “azardo” no endereço abaixo:

O post indicado também coloca que o problema está relacionado com alguns idiomas. Porém, recomenda as linhas de comando já mencionados pelo robertope. Apliquei-as em minha distro Ubuntu Mate 20.04 e funcionou!
Grato ao “azardo” e ao “Francis” (https://www.linuxmint.com.br/discussion/52152/icones-das-categorias-do-menu-nao-aparecem-no-linux-mint-mate) e ao “Roberto” pelas recomendações.

Abraços,
Laureano

1 curtida

Eu acabei de fazer uma instalação do Ubuntu MATE 32 Bits 18.04 em português. E os ícones funcionaram bem. Bom, como ele não vai atualizar pro 20.04 mesmo, não haverão problemas nisso.
PS: Tentei primeiro o Manjaro I686, mas os repositórios estavam vazios - o Manjaro, assim como a Canonical, suspendeu o suporte às distros de 32 bits. O Debian mantém o suporte, mas a ISO vem pelada demais, instalar as coisas é somente por linha de comando ou pelo Synaptic, baixei a Gnome Software e veio vazia também. Aí apelei pro Ubuntu, que vem mais completo - foi pra minha esposa, comprei um netbook antigo mas funcional. Pelo menos até ano que vem tem suporte. Depois disso, terei que cogitar outras opções - tentar de novo Debian, Peppermint ou instalar o Arch32 na unha!

sudo sed -i '/Icon\[/d' /usr/share/applications/*.desktop
sudo sed -i '/Icon\[/d' /usr/share/mate/desktop-directories/*.directory
sudo update-desktop-database

4 curtidas

Resolveu aqui! Valeu!

1 curtida

Show! Valeu meu bom. Resolveu o problema.

1 curtida