Bug no Menu do Ubuntu MATE 20.04

Bom, aí nem sei como traduzir, até pq não devia ser necessário, né? Sem falar que isso é um erro bem de amador…

1 curtida

Comigo aconteceu a mesma coisa. Fiz uma instalação limpa do Mate e ficou sem os ícones, quando alterei para o Inglês eles voltaram a aparecer. Isso é um problema muito grosseiro.
E no meu equipamento foi o que ficou melhor para meu uso.

1 curtida

O treco é tão bizarramente tosco que até no vídeo que o @Dio fez sobre as flavors do Ubuntu o erro apareceu… esperemos que role o que ele disse, que a Canonical corrija isso alguma hora, pq é um erro bobo que não poderia ter passado

1 curtida

Ora, veja… bastou traduzir o sistema para castelhano que tudo se resolveu! Puxa, Canonical, com a pá de usuários que o Linux tem no Brasil (são muitos? Nem sei…), um erro desses na tradução é primário demais…

1 curtida

A pasta default de ícones está vazia. Mas você pode escolher os ícones manualmente pelo centro de controle e usar os do gnome por exemplo. Isto permite manter em português sem passar para inglês ou
Vá em centro de controle>menu>clique no ícone desconfigurado. Vai aparecer a opção propriedades. Clique em cima do ícone da janela que vai aparecer.
Vai aparecer outra janela no gerenciador de arquivos da pasta de ícones. Eu selecionei os do gnome 48 x 48.
Tive que mudar um por um e dei trabalho mas mantive o idioma em português.

!

1 curtida

Outra coisa que achei pior do que isso é que após uma instalação limpa o ícone de exibir aplicativos do painel inferior bugou e não só não mostrou os aplicativos abertos como travou a tela.
O mesmo ocorreu ao mudar o mirror do servidor do Brasil para o principal. Neste caso consegui abrir o monitor do sistema e matar o processo.
Fiz o seguinte: instalação limpa. Ao iniciar o boot pelo pendrive escolhi a opção: instalar Ubuntu mate , não optei por iniciar o Ubuntu mate sem instalar. Nas opções de instalação desmarquei baixar atualização enquanto instala e não instalei software proprietário e drivers.
Quando reiniciou pela primeira vez foi demorado e fez as atualizações.
O menu ficou bugado mas é só consertar manualmente.
No restante o sistema é muito rápido instalado em um SSD.
Em tempo o Ubuntu gnome está mais bugado e apresentou vários travamentos no meu PC. O Ubuntu mate está mais estável.

Oi, como sou fluente em castelhano, não tenho problemas em usar o sistema assim. O mais chato é reaprender os atalhos de teclado do Libre Office, que são diferentes. Mas nada demais, já que tive mesmo que aprender quando passei pra ele do M$ Office. Quanto aos ícones, o bug mais significativo é nos ícones das categorias do menu, e esses são bem chatos de mexer. Por isso, realmente, a dor de cabeça é muito menor ao trocar o idioma do que alterá-los um a um.
Por fim, bom saber que o MATE está menos bugado que o Gnome. Estava pensando em trocar para ele. Vou ficar onde estou… rs

Recentemente, ontem (13_05_2020) fiz uma instalação do openSUSE Tumbleweed com Mate e aconteceu a mesma coisa e com os mesmos ícones.
Vejo que esse problema não é exclusivo do Ubuntu Mate, mas sim do próprio projeto Mate.

1 curtida

Isso ao menos em Português, nessa versão. Em inglês, como o @Fabio_Monteiro fez, ou em castelhano, tá dando certo. Ainda é a melhor opção, trocar o idioma do sistema

Mesma coisa aqui comigo. Fiz uma instalação limpa do Ubuntu Mate 20.04, e quando vejo, sem os ícones no menu. Muito frustrante.

1 curtida

Acredito que seja um problema do projeto MATE, mesmo, pois já testei em várias distros e o ícone das categorias não aparecem. Vi em um outro fórum que tinha um esloveno reclamando do mesmo problema que o nosso.

Também me aconteceu mas foi na versão 19.04. Até hoje n consegui o restaurar. O que eu fix foi nas configurações do plank (dock) colocar o menu na aba extensões.

A solução que dei foi mesmo a troca do idioma, como sugerido mais em cima no post. Mas migrei pro Gnome, pra ver se me acostumava e estou nele. No entanto, amo o MATE e o defenderei!

me ajudou. agradecido

Vide https://ubuntu-mate.community/t/menu-icons-not-found-on-fresh-new-install-20-04/21579/32.
PS: Parece que foi erro da equipe de tradução.

1 curtida

Não estão fazendo nada para a correção desse bug? Estão pisando na bola!

1 curtida

Adoraria saber, mas não vou fuçar nos blogs do MATE pra isso… quem sabe os mais antenados nisso daqui do fórum?
No meu caso, a solução foi a mudança de idioma. Mas para a maioria aqui isso não serve…

1 curtida

Mesmo porque não faz muito sentido isso, o correto é funcionar em todos idiomas. Mas vamos aguardar e quem sabe logo sai uma atualização com a correção.

Po, acho que o Mint Mate não tá com esse problema não.

Acho que é geral porque o void e o solus também apresentam o mesmo problema. Na instalação fica normal, mas depois da primeira atualizalção aparece o bug.

1 curtida