Bug na interface de alguns programas (Pop!_OS 20.04 LTS) - Alguém sabe como resolver?

Olá, pessoal. Tudo bom? Então, eu estou tendo um problema bem chato aqui no Pop!_OS 20.04 LTS. Alguns programas ficam com a interface bugada (com “glitchs”) após atualizar (como foi o caso do Firefox e Kdenlive).
Já reiniciei o sistema, os programas e troquei os temas. Mas continua na mesma.
Se alguém puder me ajudar, ficarei agradecido. Valeu, galera :).

Diolinux Plus Bug

Kdenlive Bug

Você tem quanto de memória?
Posso estar equivocado, mas creio que seja por falta de memória ram, que é compartilhada com a igpu. Já tentou utilizar interfaces mais leves, XFCE por exemplo?

1 Curtida

Opa, man.
1 - Então, eu tenho 4GB de RAM + 4GB de Swap.
2 - Já utilizei as interfaces Cinnamon, XFCE, KDE e LXDE e nunca tive este problema. Porém já estou a 4 meses usando Pop!_OS e só agora isto aconteceu (após atualizações do Kdenlive e Firefox)…

Talvez seja falta de memória de vídeo (como você disse).
Vou entrar na BIOS e setar uma quantidade maior para ver no que dá. Depois te respondo aqui se funcionou.

Valeu pela ajuda :).

Ai que está o problema, bro. Se você aumentar a memória de vídeo, você diminuirá a memória ram, pois a igpu utiliza memória compartilhada.

Exemplo: você tem 8 gb de ram, seta na BIO 2 gb para vídeo, você fica apenas com 6gb para a Memória de Acesso Aleatório.

Minha recomendação é utilizar interfaces mais leves, XFCE, Mate, LXDE ou LXQT. Fora que programas de edição de vídeo consobem bem a memória, ainda mais o kdenlive, que renderiza por software e não por hardware.

1 Curtida

Então, eu acho que memória RAM não é o problema neste caso…
O meu PC - mesmo com tudo que preciso aberto - consome por volta de 2.7GB de RAM (1GB a menos que o total liberado) e o Swap fica no máximo em 5% de utilização.
Então eu aumentei a memória de vídeo (que estava no mínimo) para ver se o problema era pouco espaço para alocar as “texturas”, mas continua na mesma.

Mas de qualquer forma, obrigado pelas indicações e ajuda :).

Interface não vai bugar assim mesmo com 2Gb de ram. Isso é algum problema pós-atualização.

1 Curtida

Acredito que sim.
O Kdenlive ficou assim após uma atualização que foi feita mês passado.
Já o Firefox apresentou esse bug depois das atualizações de hoje (uns pacotes de idioma e alguns outros que não lembro).

:+1: (dez caracteres)

2 Curtidas