Já faz alguns meses que venho passando por um problema de áudio no meu Pop e vim aqui agora buscar uma ajuda pra solucionar esse problema.
Basicamente de forma aleatória o áudio do meu pc decide ficar ‘chiando’… White noise, acredito que seja o termo formal. As vezes é no input e output (microfone e fone), mas na maioria das vezes é somente no microfone mesmo.
Segue abaixo um link pra 2 arquivos no google drive mostrando esse problema. O interessante é que são chiados diferentes, nem toda vez que acontece é da mesma forma o chiado em específico.
Arquivos de Áudio Demonstrando o Bug:
https://drive.google.com/drive/folders/1cVDdIuTfe9c1Uf3NJcWiIJ6z8_7HCFCo?usp=sharing
Já cheguei a fazer uma formatação limpa do pop_os, mas não resolveu. E pessoalmente não creio que seja meu mic ou o fone que está com problema já que tenho um dualboot com windows e um notebook com pop_os e nunca isso aconteceu nesses outros SOs (não que eu use eles com muita frequência, mas nunca deu).
Desconfio que talvez o problema possa estar relacionado ao Easy Effects, software que uso pra melhorar o áudio do fone e do mic. Já cheguei a desinstalar e instalá-lo porém não resolveu… Em algumas vezes quando eu desativava ele, o problema resolvia, mas na grande maioria das vezes não resolve.
A única forma de resolver esse problema é reiniciando o SO ou rodando o seguinte comando pra reiniciar o pipewire: systemctl --user restart wireplumber pipewire pipewire-pulse
, no qual eu preciso juntamente reiniciar as aplicações que estavam usando meu mic/fone, o que chega a ser um saco. Principalmente quando mando um áudio no whats pra alguém e quando vou ver o áudio ele simplesmente tá um chiado infernal.
Me pergunto se eu deveria reinstalar o pipewire pra alguma outra versão e ver se isso resolve, porém antes queria buscar a direção de alguém que possa ter mais experiência com isso, já que não sou um usuário avançado na arquitetura do linux em si.
Olá!
Sugiro que utilize o inxi para passar a informação completa da versão do sistema, do audio e placa de som bem como seus drivers.
Além disso, passe qual é o MIC (marca e modelo) e se você conecta ele via p2 ou usb.
Pelos áudio que gravou (não é white noise) há problema em configuração e/ou algum soft mesmo… interferindo e prejudicando.
Printe as telas de como estão toda a “tabela/mixer” de audio por ai. Tem o pulseaudio volume meter ai? senão só instalar:
sudo apt install pavumeter
1 curtida
Meu fone é um KZ ZS10 PRO X (P2) e o mic é um Fifine A6V (USB).
Aqui tem as prints dos plugins usados no áudio do fone e do mic pelo Easy Effects: https://imgur.com/a/1CZ98wG
Só não entendi o pq de baixar o pavumeter, já que o server de áudio do meu SO é pipewire e n pulseaudio.
Output do inxi
System:
Host: pop-os Kernel: 6.2.6-76060206-generic x86_64
bits: 64 Desktop: GNOME 42.5 Distro: Pop!_OS 22.04 LTS
Audio:
Device-1: NVIDIA GP107GL High Definition Audio
driver: snd_hda_intel
Device-2: AMD Family 17h HD Audio
driver: snd_hda_intel
Device-3: Fifine Microphone type: USB
driver: hid-generic,snd-usb-audio,usbhid
Device-4: Lenovo FHD Webcam type: USB
driver: snd-usb-audio,uvcvideo
Sound Server-1: ALSA v: k6.2.6-76060206-generic
running: yes
Sound Server-2: PipeWire v: 0.3.67 running: yes
Neste output vi que tenho dois sound servers ativos (pipewire e alsa), falei com o chatgpt sobre isso e se seria interessante remover o alsa, mas ele recomendou fazer uma config em específico ao invés de remover, coloquei duas prints mostrando as recomendações dele no mesmo link do imgur acima.
Não cheguei a rodar os comandos recomendados por ele pois quis trazer esses feedbacks aqui antes.
Olá!
Beleza!
Sobre o PulseAudio Volume Meter, não há problemas, no caso ele é apenas uma gui para controle dos níveis de volume e visualização de canais e a api do pipewire cuida do resto. Não preocupa, pois ele não interfere em nada em termos de performance ou peso para o sistema, mas dará um controle mais apurado e fácil de manusear o que está acontecendo com as entradas e saídas de audio.
Quando ao alsa… não mexa em nada pois ficará sem som. “Da zero pro chatGPT” rs.
Pelas imagens do easy effects tem bastante coisa rodando, o problema é que não fica claro em cada plugin se esta adequadamente roteado entre entrada e saída. Hora o mic parece listado em sidechain e se estiver na rota inversa ele vai atenuar o mic em detrimento dos demais.
Enfim, a vantagem do pavumeter é ver com clareza a tabela de roteamento enquanto do easy effects esta atuando. Daí você pode mapear se esta indo certo o que é processamento sobre input e o que deve ser processado sobre output.
Daí sugiro, abre o easyeffects e desabilita todos plugins, com o pavumeter aberto você vai habilitando item a a item para ver se algum chega a fazer o mic dar o problema. Evidente que isso após verificar a funcionalidade normal do mic como entrada sem qualquer processamento sobre ele. Novamente poderá ver em tempo real a chegada de nível de som no mic pelo pavumeter e com um programa tipo o audacity vocÊ grava para saber se ta legal o som. Ou até mesmo online você entra qq site de “test my mic online”.
1 curtida
Baixei aq o pavumeter e veio esses 2 apps que só mostram isso aqui, não sei se deveria aparecer mais alguma coisa, ou se estou usando de forma errada:
Em relação aos plugins de áudio usados no EasyEffects eu já cheguei a desativar ele nos momentos em que ocorria o problema do chiado, mas não resolvia.
E o pior de tudo é que não existe um padrão de como ou quando ocorre esse chiado, simplesmente meu pc decide ficar assim quando quer kkk.
Eu só não desinstalo o EasyEffects pra ver se o problema não ocorre mais pq gosto mto dele por melhorar um pouco o áudio do meu fone, e melhorar BASTANTE o áudio do meu mic. Cheguei a pesquisar no alternativeto.net uma alternativa pra ele no linux e n achei algo mto interessante em primeira instância.
Olá!
Rapaz… acabei de ver que cometi erro no nome do programa. Mas não é problema.
O certo é Pulse Audio Volume Control.
Primeiro bora remover por completo o pavumeter… (foi malz)
sudo apt remove pavumeter --purge
Agora bora instalar o correto:
sudo apt install pavucontrol
Pronto agora sim você pode abrir, printar as telas para de fato entender como o sistema está enxergando todas as conexões de áudio.
Sobre o EasyEffetcs, um substituto talvez até melhor é o Carla. Porém vale estudar antes se for usar.
Ainda sobre os som de captura do mic, se ele funciona no Windows e está bom, o que pode fazer para testar em outro LInux é usar um pendrive de boot, mas coloca uma distro diferente, use o Fedora 37 Work Station porque ele é pipewire nativo. Lá você pode entrar no firefox e buscar site de testar microfone online e gerar gravações pra ver se está 100% ou se vai apresentar mesmo problema que no Pop. Se sim, apresentar mesmo problema então já devemos verificar configurações do mic para Linux compatibilidade, driver, etc.
Baixei o pavucontrol aqui e vou esperar algum momento no futuro meu mic ficar com o problema do chiado pra tentar ver se acho alguma coisa que ajude nesse software.
A ideia dele é você ter certeza de que tudo esta adequadamente configurado.
Como ele funciona em tempo real junto ao servidor de áudio, você pode instantaneamente verificar o roteamento de canais e manipular os volumes para ir vendo quais os pontos bom de entrada na captação.
Uma coisa que verifiquei foi sobre a specs do seu mic, ele atua num profile baixo do profile padrão do pipewire. Sendo assim, esse problema pode ser devido a resampling em temp real na hora de gravar. Para melhor averiguar, no OBS Studio, vai nas configurações gerais e na sessão de áudio muda o padrão de som de 48KHz para 44.1KHz geral. Após isso, faça as gravações com o mic para ver se grava normal e vale tentar primeiro com o easyeffect desativado e depois você ativa. Lembrando que no easyeffect você tbm tem que mudar a amostragem do seu audio pra 44.1 KHz ao menos em tudo que envolve diretamente o mic. Assim a única reamostragem vai ocorrer somente na saída quando for fazer playback do áudio, mas se o mic ja tiver captado adequadamente o som deve ficar com normalidade e qualidade nativa do mic.
#sucesso
1 curtida
Mas esse chiado ele ocorre em qualquer aplicação, então mudar a config do OBS não vai impactar outras creio eu. Lembrando que no momento o meu áudio está perfeito, então só em algum momento no futuro quando ele ‘decidir’ começar a chiar é que eu poderia fazer alguns testes.
E em relação ao sample rate, vi aqui no easy effects que tá configurado em 48khz, porém não achei onde trocar pra 44.1khz.
O chiado que você fala é no playback?
Estou falando das possíveis opções para eliminar problemas sobre a gravação com o microfone.
Se o microfone está funcionando normal e vez ou outra que acontece, então de fato é configuração de processamento que interfere em certo conjunto de fatores e estraga. O áudio de referência de gravação recordo do mic não captar nada legível.
No easyeffect não recordo se ele tem essa opção de mudar o sample rate por dispositivo ou se somente ele aproveita a config padrão do servidor e manda bala.
Mas, depois você conta ai os testes e quando der o problema se deu algo proveitoso pra solucionar.
1 curtida
Como disse antes esse chiado vem de forma aleatória, simplesmente não sei o que leva a ficar assim, não enxergo um padrão. Antes inclusive dava chiado no fone de ouvido tbm, mas desde que fiz uma formatação limpa (mantendo o /home) não deu mais problema no áudio do fone, agr só de vez em quando que dá no mic da Fifine msm, no da webcam n dá. Já teve casos de eu desativar o easy effects e o chiado ir embora, mas nas últimas vezes que ocorreu isso nem desativando resolvia o problema.
Estou sem tempo e coragem de fazer uma formatação completa no momento, mas depois vou tentar fazer isso pra ver se resolve. Por enquanto acho que vou ficar fazendo alguns testes quando o problema vier pra ver se acho o motivo disso acontecer, e a melhor solução que tenho no momento mesmo é rodar o comando pra reiniciar o servidor do áudio msm que leva uns 10s.
Qualquer novidade trago um feedback aqui. De qualquer forma agradeço sua ajuda, Deus te abençoe!
1 curtida
Pode ser o power saving mode. Dá uma conferida no artigo acima.
2 curtidas
Valeu man, quando o chiado acontecer de novo vou tentar o que foi dito no artigo, agora esperar pra ver. Inclusive achei estranho o comando cat /proc/asound/modules
ter trazido 4 módulos, sendo duas duplicatas com o mesmo nome. E o interessante é que ao pesquisar pelo parâmetro do power_save, apenas tive retorno no hda_intel, por outro lado o usb_audio não teve correspondência, como mostro nos outputs abaixo.
Outputs do Terminal
eduardochaves@pop-os:~$ cat /proc/asound/modules
0 snd_usb_audio
1 snd_usb_audio
2 snd_hda_intel
3 snd_hda_intel
eduardochaves@pop-os:~$ cat /sys/module/snd_hda_intel/parameters/power_save
1
eduardochaves@pop-os:~$ cat /sys/module/snd_usb_audio/parameters/power_save
cat: /sys/module/snd_usb_audio/parameters/power_save: No such file or directory