Bug ao desativar bluetooth e modo avião no zorin os core

acontece as vezes e ao desligar um, o outro liga, upei o video aqui:

Provavelmente seu notebook é daqueles que compartilham Bluetooth e Wi-Fi em uma mesma antena, ou seja, colocar em modo avião desliga o Wi-Fi, consequentemente desliga o Bluetooth também.

Só para confirmar se é isto mesmo que falei, diga, você consegue usar Wi-Fi e Bluetooth ao mesmo tempo? Caso não, então ambos usam a mesma antena.

Segue esse tutorial ;

sim, é isso mesmo

eu notei que isso tem relação ao fato do notebook as vezes não desligar totalmente, mesmo dando o comando de desligar ele fica com o led lateral acesso e com as ventoinhas ligadas e é necessario segurar o botão power pra desligar, ao ligar sempre tem algo de errado e pŕeciso reiniciar, esse tutorial em video acima pode ajudar nisso?

Bem, o vídeo que ele enviou é sobre o TLP, é um programa que auxilia na economia de bateria, digamos que isso também mexa com configurações de Bluetooth e Wi-Fi, mas não acho que possa ajudar, pois sua antena de Wi-Fi é a mesma do Bluetooth, você terá problemas em usar Wi-Fi e BT ao mesmo tempo, mas isso depende muito do driver do Kernel que você está usando, as vezes adicionar um parametro no módulo do Kernel pode ajudar o sistema a entender que deve priorizar a estabilidade de ambos.

Você precisa especificar aqui as configurações do seu notebook, como marca, modelo, o nome da sua distribuição Linux, versão, sem isso é muito difícil ajudar, por isso que até agora você ficou sem suporte da comunidade, galera quando não vê informações do hardware e software acaba não respondendo porque estas informações são extretamente relevantes para ajudar.

é um acer nitro 5 AN515-51-596D

i5-7300HQ, 12gb ram, 1050ti

com um comando no terminal ele me informa que é um Qualcomm Atheros QCA6174, no windows eu lembro que ele informava qualcomm atheros QCA61x4A pois já me deu problemas antes, aliás eu mantenho um cabo de rede conectado o tempo todo, há possibilidade desse módulo wifi estar causando esses problemas de desligamento? como posso diagnosticar melhor?

O problema do Bluetooth e falhar no desligamento é um problema muito conhecido na linha Acer Nitro 5 com Linux. Vamos por etapas:

1. Corrigir o bug do Bluetooth/Modo Avião:

Abra o terminal e execute:

sudo nano /etc/modprobe.d/acer-wmi.conf

Adicione a seguinte linha ao arquivo (se o arquivo estiver vazio, apenas cole isso):

blacklist acer_wmi

Salve (Ctrl+O e ENTER) e saia (Ctrl+X).

Isso fará com que o sistema use o driver genérico estável em vez do driver da Acer que causa o conflito de “um liga e o outro desliga”. Talvez seja interessante reiniciar para ver se funcionou.

2. Corrigir o notebook que não desliga

O fato do LED e as ventoinhas continuarem ligados indica que o sistema operacional enviou o sinal de desligamento, mas a placa-mãe não recebeu ou não entendeu o comando para cortar a energia.

No terminal, edite as configurações do GRUB:

sudo nano /etc/default/grub

Procure a linha que começa com “GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT”, ela deve estar algo como “quiet splash”, mude para:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash acpi_rev_override=1 acpi_osi=Linux”

Salve (Ctrl+O e ENTER) e saia (Ctrl+X).

Agora atualize o grub para aplicar as mudanças:

sudo update-grub

Agora reinicie antes de realizar o seu teste de desligamento, porque o efeito só surtirá depois que você aplicar a nova configuração com esta reinicialização.

3. Fast Boot (Início Rápido)

Se você tiver Windows instalado em dualboot com Linux e a opção Fast Boot estiver ativa na BIOS, ela sequestra o estado do hardware, impedindo que o Linux desligue completamente.

Vá na sua BIOS e verifique se o Fast Boot está como Enable, caso sim, altere para Disable.

Se não conseguir encontrar o Fast Boot na BIOS, ou sentir dificuldades, você também pode desligar o Fast Boot pelo Windows (se tiver instalado em DualBoot), basta ir nas configurações de energia do Painel de Controle e desativar o “Início Rápido”.

Faça os testes, e responda aqui se tudo ou alguma coisa funcionou, sua resposta pode ajudar diversas outras pessoas que tiverem os mesmos problemas.

No caso do TLP , no vídeo por volta dos 05:00 min é que é feita a configuração, mas aí no seu hardware não sei se funcionaria e vai depender muito do uso também , se voce usa bluethoo e wifi , mesmo que esporadicamente pode ser pouco prático essas mudanças do tlp-rdw. Como eu não uso nenhum dos 2 n note, pra mim tá suave.

o bug do bluetooth não foi resolvido, achei que o bug do desligamento tivesse mas do nada aconteceu dnv então voltamos a estaca 0