Fedora Rawhide é o nome dado à versão de desenvolvimento do Fedora. Consiste num repositório de pacotes chamado “rawhide”, com a versão mais recente de todos os pacotes do Fedora (atualizados diariamente).
A equipe de desenvolvimento do Budgie enviou os pacotes de desktop Budgie para serem incluídos no Fedora Rawhide. Desde então, muitos marcos foram concluídos pela equipe Budgie, para que este fantástico desktop possa ser instalado oficialmente no Fedora.
A proposta de trabalho inicial, que continha a revisão de fontes e pacotes dos principais componentes do desktop Budgie, está completa. Todos os itens, relacionados à área de trabalho, estão fechados e aprovados.
Como resultado, o repositório oficial do Pagure é criado no repositório central dos fontes do Fedora, e os fontes são adicionadas ao sistema de atualização do Fedora (Bodhi), para compilações e implantações automatizadas.
Como a versão atual do Fedora 37 já estava se aproximando do BETA, o desktop Budgie talvez esteja disponível na versão 38 (Rawhide).
Um movimento bem-vindo
O desktop Budgie tem uma base de usuários diferente. É um ambiente de desktop rápido, leve, moderno e super eficiente. No momento, o Fedora fornece todos os principais ambientes de desktop, exceto o budgie, como um pacote oficial.
Se um dia vier a surgir um Spin do Fedora com Budgie, a versão workstation e não o Rawhide, saio da base Arch por um tempo. DE incrível em uma distro com bom suporte e documentação = <3
Além dos esforços para melhorar o suporte no Arch Linux, temos trabalhado para apoiar o Budgie Desktop oficialmente no Fedora. Fedora é o único grande sistema operacional sem budgie em seus repositórios oficiais e como alguém que realmente gosta da experiência Fedora como um usuário, desenvolvedor e administrador de servidor (tendo usado fedora server por anos), fez todo o sentido não apenas trazer Budgie Desktop para Fedora, mas também se esforçar para obter uma rodada oficial de Fedora com budgie também.
Atualmente, todos os pacotes, exceto o próprio budgie-desktop (budgie-control-center, budgie-desktop-view e budgie-screensaver) estão no Fedora 37 (rawhide atual) e o pacote Budgie Desktop está atualmente aguardando revisão. Meu objetivo pessoal é aterrissar em rawhide em agosto e começar a explorar 36 backporting, bem como a criação de spin!"
Eu que sou um Fedora nato, hei de testar com o budgie! Já testei o Ubuntu Budgie e gostei. No Fedora que é minha distro favorita, com certeza irei me esbaldar!