Budgie Desktop deixará de usar GTK em versões futuras - Diolinux
Recentemente, Joshua Strobl anunciou que o Solus estará deixando o GNOME e suas tecnologias como o GTK de lado na interface Budgie.
Cara, eu não sei quanto às bibliotecas EFL, mas pelo menos no Enlightenment ( e também no Moksha) elas são muito leves. Utilizo em um netbook Acer Aspire 1 o Bodhi Linux, e é extremamente rápido e leve. Tanto o GTK quanto o QT são meio pesados, eu acho, e fazem todo sentido para um pc que tenha bom processamento, quantidade de memória e um SSD. Para outros equipamentos, fica complicado. Infelizmente, para meu uso diário, não dá pra abrir mão de distribuições baseadas em Red Hat e Debian, devido à algumas dependências de softwares que uso, como é o caso do warsaw. Não fosse isso, seria legal usar o Budgie.
Qt pesado? Acho q n viu.
Ainda bem que vão deixar de usar o GTK pesado.
Bom, o que posso falar é por experiência própria. Trata-se de um netbook com processador integrado C60, da AMD. Uma lesma. Testei diversas distribuições, como lubuntu, xubuntu, neon, mas não fiz nenhum teste com programa. Apenas no uso do dia a dia. Resultado: instalei o Bodhi, e não tirei mais. Baseado no Ubuntu, mas com Moksha instalado (fork do Enlightenment). Super rápido, roda tudo sem problema algum. Nunca mais tive problemas usando o danado. Se alguém me pergunta sobre um linux leve, não vem outro à cabeça. Quanto à dizer que o GTK e o QT são pesados, mais uma vez: não rodei nenhum software para chegar à essa conclusão. Apenas no uso diário. E o GTK mais pesado que o QT ainda.
Ah tendi. Caso bem especifico o seu.
o problema n seria o solus. como ficará a integração dos apps em gtk na nova interface, pois muitas pessoas não abrirão mão de apps como gimp, libreoffice etc. e esses no budgie, com aparência de frankstein desidratado n m parece uma boa.
Flashbacks do Gnome 3 em 2017… Mas falando sério, já faz tempo que o GTK deixou de ser pesado, mas ainda não é tão leve quanto o QT ^^
Do mesmo jeito que distros como manjaro KDE lidão…
Imagino que esses apps não vão sofrer um impacto gigantesco…
xfce que ò diga haha
Por isso sou totalmente contra o GTK. Eu vim pro Linux por causa dos efeitos do Compiz, dos temas, da liberdade de deixar o sistema a minha cara e não pra ser ditado como devo usar o meu sistema.
Perfeito! LIBERDADE de fazer o que quiser, quando percebi que o GNOME era a Apple do mundo Linux migrei para o KDE, não me arrependo de nada, e a cada atualização do Plasma me surpreendo mais.
só espero que o Budgie não vire um Moksha da vida!
EFL e Moksha são horrorosos!
E se o Budgie seguir essa escolha creio que o Solus vai chutar o Budgie, já que desde o debut do solus eles usaram o lema estética para divulgar o seu OS.
Muito provavelmente irão fazer um “não tema GTK” pra integrar o visual, ou vão largar de mão e abraçar apenas o Qt5ct
Moksha, o ambiente gráfico “horrível”…
Bodhi Linux 5.1 Trailer - YouTube
Se há uma coisa que não falta ao Bodhi Linux é beleza.
Eu uso budgie e sinceramente eu estou um tanto quanto… animado talvez ? Eu sinceramente vejo com bons olhos essa mudança, só espero que não afete a usabilidade
Um dos objetivos do Solus é entregar a melhor experiência desktop, então acredito que ele deixará o Solus Budgie 11 (Enlightenment) o mais amigável, na medida do possível.