Budgie Desktop dá adeus ao Xorg

O quase-pronto Budgie Desktop 10.10 está funcionando perfeitamente em sessões Wayland, permitindo que usuários comuns iniciem o sistema sem dificuldades. É possível compartilhar a tela e fazer transmissões ao vivo graças à integração com WLR e GTK xdg-desktop-portal.

O painel, menu e outros elementos da interface funcionam corretamente no Wayland, incluindo o agrupamento de tarefas e outras melhorias significativas em desempenho, design e experiência do usuário.

O Budgie 10.10 tem como objetivo estabilizar e aprimorar a experiência no Wayland, enquanto os desenvolvedores começam a trabalhar numa reformulação completa da versão 11, o que representa uma mudança radical sobre uma base de código completamente nova e interface redesenhada.

Fonte: link no texto

2 curtidas

Eu estou usando uma série de desktops diferentes recentemente. Até no Ubuntu eu voltei, pra tu ter uma ideia. Nunca usei o Budgie firme, though. Acho um GNOME customizado, e na época eu tava com raiva de GNOME.

Eu tenho interesse no Budgie 11 though, se as hotkeys globais funcionarem com Wayland. Eu sei que já funcionam no Hyprland, mas não quero usar esse compositor. Prefiro Sway.

2 curtidas

eu vou com X por enquanto.

1 curtida