Btrfs - Particionamento

Buenas, todos bem?

Estou migrando de distro, saindo da base deb/ubuntu, ja acostumado com sistemas de arquivos ext4, e indo passar um tempo pelas bandas do fedora, massssss, me deparei com a dúvida sobre a questão do particionamento…sempre fiz o básico, uma partição EFI, uma RAIZ e a HOME separada(talvez ate sem necessidade realmente)…btrfs ficaria como? encontrei alguns tutos, mas sempre usando ext4, os que falam de btrfs nao tem particionamento algum customizado, apenas segue o default…alguem tem essa experiencia para compartilhar pfv.

O particionamento não tem nada a ver com o sistema de arquivos. Você pode continuar particionando seu disco da mesma forma como sempre fez, a única diferença é que você vai formatar suas partições / e /home com outro sistema de arquivos.
Daí pra frente já não sei, nunca usei Btrfs.

3 curtidas

Fica da mesma forma. A única coisa que vc vai mudar é que em vez de ext4 vc vai usar btrfs no lugar. Isso se vc quiser usar o btrfs claro, se preferir pode continuar usando ext4.
Exemplo >
Se antes vc usava assim: /boot/efi em fat32, / em ext4 e /home em ext4 ficaria assim em btrfs:
/boot/efi em fat32, / em btrfs e /home em btrfs

2 curtidas

Continuando a pesquisa acabei caindo nessa doc que me ajudou bastante assim como vocês…obrigado pessoal

2 curtidas

@insano BTRFS atualmente não suporta swapfile maior ou igual a 4GB, então não tente isso, vc tem 2 opções, pode criar uma partição swap dedicada ou criar vários swapfile, tipo, se quer 9GB de swap são 3 swapfile de 3GB.

Crie a swapfile na pasta raiz dos subvolumes @home @raiz isso faz com que as swapfile nunca seja visível para vc.

1 curtida

Bem, se for pra usar de forma simples, como descrito no link, basicamente é igual usar como ext4. Eu não vejo vantagem nenhuma usar desse jeito, afinal se for para não usar os recursos de subvolumes, snapshots e compressão transparente, compensa continuar no ext4.

Mas se for pra fazer uma instalação com esses recursos, geralmente o instalador pode ter uma opção com btrfs que já cria o sistema com subvolumes e que vc pode configurar melhor depois de instalado.

Agora se for pra fazer uma instalação manual com tudo isso, aí prepare-se para ler a wiki do arch e do gentoo e gastar algumas horas, de preferência fazendo a instalação em máquina virtual para aprendizado, porque muita coisa precisa ser aprendida e vai dar pepinos…

2 curtidas

Opa esqueceu de um recurso que o ext4 não tem e que não requer interação.
Ele não entra em manutenção para dar fsck.

Esse é o recurso que todos finge que não existe, sem falar que o jornaling é menos eficiente quando implementado sem ter sido planejado.

Relativizar os filesystems modernos com o EXT4 é a mesma coisa de relativizar uma TV preto e branco com uma moderna, fazer o que né, povo de desktop.
É que nem querer rádio em smartphone, paciência tem quem gosta.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.