Anteriormente eu havia instalado o pop os com o btrfs, mas notei que o sistema alegava estar ocupando mais espaço do que o somatório total do tamanho dos meus arquivos, meus arquivos totalizavam 40gb na partição home, o sistema alegava que esta mesma partição home ocupava 80gb. formatei o computador com o ext4 e o problema parece ter se resolvido, mas estou considerando voltar ao btrfs pois ele me pareceu mais performático, alguém consegue me dizer o motivo do btrfs ocupar mais espaço em disco do que o ext4 ? eu ficaria grato se puderem me ajudar a evitar esse problema novamente
Btrfs faz snapshot que ocupa espaço.
Gasta espaço com subvolumes, checksums e por ai vai.
Não existe almoço grátis, você troca espaço por manter as snapshots.
Edit: Para resolver o “problema”, que na verdade é uma característica, você tem que configurar os snapshots.
obrigado por me explicar que era uma característica do btrfs, eu não sabia. eu tenho algums perguntas se não se importar:
1- sabe me dizer como configurar as snapshots ou como assumir o controle de quando ocorrem ?
2- poderia me recomendar alguma alternativa pro btrfs ? pensei em testar xfs, mas não sei o quão bom é, e toda a fama do btrfs ser o “futuro do linux” (ou algo assim) me chama atenção para tentar aprender sobre, mas eu realmente gostaria de uma alternativa sólida, fora o bom ext4 que ja conheço e uso a anos
Até dá para configurar, mas eu não sei como. Uso o ext4 normal.
Alternativa ao BTRFS é o ZFS. Ambos gastam hardware como se não tivesse outras tarefas no computador a serem feitas.
Os nosso amigos defensores de ZFS e BTRFS daqui a pouco aparecem por aqui e te ensinam.
Saquei vou, eu vou formatar a máquina em ext4, vou tentar pesquisar por conta própria sobre a configuração dos snapshots caso eu aprenda aqui ou por conta própria eu vejo se seria benéfico formatar a máquina só pra usar o btrfs, obrigado pela ajuda amigo!
A ferramenta para controlar os snapshots vai depender da opção padrão da sua distribuição. Geralmente é o timeshift
nos derivados do ubuntu e snapper
no opensuse.
Só que o princípio de funcionamento de subvolumes e snapshots é bem diferente da lógica tradicional. É importante aprender esses dois assuntos antes de usar esses recursos, porque não são intuitivos e dependem de algum esforço de configuração.
Basicamente o ext4 e xfs são como dirigir uma bicicleta: fácil de aprender e te levam pra qualquer lugar da cidade. Já o btrfs é como dirigir um carro: além de te levar pra qualquer lugar também dá pra carregar 200 kg de ferramentas. Se você só precisa ir pra aula, a bicicleta te resolve, mas se precisar ir trabalhar na casa do cliente, então o porta malas faz toda diferença.
Na verdade a bicicleta não tem assistência técnica se precisar(danifico de seus pulos).
O btrfs já tem uma assistência técnica embutida(auto correção automatizada).
Então é mais do que ferramentas.
Mesmo que deixe as ferramentas de lado, só o fato de não ter que se preocupar em ter que dar os pulos já é uma vantagem enorme.
Cara acorda sedo para trabalhar e se depara com o console de manutenção pq uso EXT4, como o cara não sabe o que é FSCK, lá vai 1 dia de formatação e ligando para o chefe para explicar.
Salve, @Lynx1
Vi que você resolveu deixar o BtrFS de lado, então não compensa explicar o que já aprendi – que não é muita coisa, só o suficiente para meu uso, mas mesmo assim exigiria uma resposta meio longa.
Pesquisando “BtrFS” aqui no Fórum, encontrei várias postagens sobre o assunto – inclusive esta aqui, bastante explicativa.
Antes de tudo. Lembre-se, snapshot não é backup, é de suma importância saber a diferença entre eles. Logo, aconselho a não configurar seus snapshots para salvar seus arquivos(/home) por que se não vai ocupar muito espaço mesmo. Outro detalhe importante, configure seu client de snapshot(Timeshift, Snnaper, Btrfs-Assistant etc…) a não ficar guardando snapshots muito antigos, pois não vale a pena. E novamente, vai ficar ocupando espaço desnecessário na sua unidade de armazenamento. Exemplo, utilizo o BTRFS-Assistant para salvar apenas snapshots diários e no máximo 3, o resto descarto e não salvo nada. Pois caso em algum dia algo dê errado, é certo que o do dia anterior ou 2 dias antes irá funcionar.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.