Btrfs no Manjaro

Estou pensando em usar o btrfs na minha próxima instalação do Manjaro. Vocês saberiam me dizer como o Manjaro está se comportando com esse sistema de arquivos? Outra coisa, achei ele meio chatinho de implantar por causa da quantidade de opções, quais seriam as mais apropriadas/interessantes?

Bem enjoado… prefiro usar ext4 até eles implementarem a opção pelo Calamares

Segue tuto:

4 curtidas

Minha dica é fazer a instalação em uma máquina virtual pra poder aprender como funciona o sistema de arquivos, subvolumes e opções de inicialização. O sistema BTRFS é um cockpit de avião em termos de opções, normalmente o piloto usa apenas alguns deles, mas na hora do aperto ele precisa saber qual é o botão certo pra apertar!

Sobre subvolumes snapshots eu tenho dois tutoriais aqui que podem ser de seu interesse: Entendendo subvolumes no BTRFS e Entendendo snapshots em BTRFS

5 curtidas

indo no particionador manual do calamares, e selecionando a raiz como btrfs, se vc não separar a home ele já cria um subvolume pra ela. alem disso já dá uma tunada no fstab conforme detectar se é hd ou ssd, mas não habilita compressão em nenhum caso.
atenção, pra instalação em legacy, é NECESSÁRIO uma partição /boot separada pra quem quiser usar compressão. a grub em legacy não consegue dar boot no kernel comprimido (acreditem em mim, eu tentei)
e se vc for tentar habilitar a ferramenta snapper do opensuse nele (nunca tentei, mas vi tutorial no forum, então aparentemente é possível) e sua instalação for em legacy, vc não vai poder usar a compressão, porque não pode separar a partição de boot. se separar o snapper se perde, começa a dar boot em ready only, e vc perdeu sua instalação
em efi é possível ambas as coisas, snapshots e compressão

2 curtidas

Alguém com mais infos? Depois do @msteles, agora sou eu que quero entender bem o processo…

1 curtida

Eu decidi esperar ser adotado oficialmente pelas distros. Ando arrumando muita sarna pra me coçar ultimamente. :stuck_out_tongue_winking_eye:

1 curtida

Nisso sobram poucas opções: Fedora, OpenSUSE, Gecko, Garuda (da qual quero sair)… mais alguma?

1 curtida

Creio que não, e dessas não me interesso por nenhuma neste momento.

1 curtida