Alguém recomenda algum dos dois ou outra alternativa? Qual seria vantagem?
Incluir ou não incluir @home?
É melhor mante /boot dentro do subvolume btfs ou separado com ext4?
Dica 1
Sistemas como fedora e outros não usam a convenção de rótulos dos subvolumes. Por isso o timeshift não reconhece.
Como instalar para o timeshift funcionar *Funciona pros 2) ( @Moises ):
Dica 2
Você pode instalr grub-btrfs pra mostrar os snapshots durante o boot (Funciona pros 2)
Dica 3
Você pode usar btrfs-autosnap-apt (debian), btrfs-autosnap-dnf(Fedora & OpenSuse) ou btrfs-autosnap (Arch) (Funciona pros 2)
Alguém recomenda algum dos dois ou outra alternativa? Qual seria vantagem?
Eu recomendo o snapper, ele é muito mais versátil do que o timeshift quando se trata de btrfs. Já o btrfs assistant, não conhecia até agora. Porém eu acho melhor aprender a administrar o btrfs na linha de comando, pois vc aprende uma vez e os comandos não vão mudar. Já quando se usa um ajudante gráfico, se o programa muda e vc fica perdido.
Incluir ou não incluir @home?
Eu mantenho configurações separadas para o raiz e para o home. Enquanto o raiz salvo snapshot só a cada 2 dias ou quando atualizo, no home mantenho snaps de hora em hora, com o perfil timeline que vai apagando os intermediários. Assim fica com uma semana de “reserva” no home, enquanto do raiz tem quase 1 mês. O snapper dá show em como manter a configuração diferente para cada um dos subvolumes que vc configurar.
É melhor mante /boot dentro do subvolume btfs ou separado com ext4?
Não faz diferença, desde que vc saiba o subvolume dele. O Grub consegue acessar o btrfs sem problemas. Manter o /boot em uma partição separada só faz sentido se vc tiver um sistema de arquivos não suportado pelo grub, ou criptografado, ou dentro de llvm, ou alguma configuração maluca de hardware onde o grub não acessa o disco. Isso é pra quem usa o grub, caso use o systemd-boot, não sei mais informações.
Scrub: verificar a integridade dos arquivos, detectar erros
Defrag: desfragmentar arquivos, ou seja, manter os arquivos consolidados. Muito usado na época do hdd onde um arquivo coeso era lido dezenas de vezes mais rápido.
Balance: usado para distribuir os dados entre vários dispositivos, no caso do sistema de arquivos estar dstribuído em várias partições ou discos. Também é usado para reorganizar metadados e otimizar espaço livre, funcionando mesmo em sistema de arquivos que são em uma única partição.
Scrub: importante para detectar erros em arquivos antes de vc precisar ler o arquivo.
Defrag: importante em discos rígidos rotacionais para melhorar a velocidade geral de leitura, sem importância para discos de estado sólido.
Balance: manter a saúde do sistema de arquivos realizando balanceamento entre diferentes discos ou mesmo consolidando dados e metadados para abrir espaço livre.