Uma coisa que vejo no mercado de navegadores web, é que todos eles utilizam o HTML, CSS e JS, pois o seus motores são em JS.
Mas será que não existe nesse mundão algum navegador que o motor dele seja de uma base diferente e que use uma linguagem diferente?
Tipo.: JSON no lugar de HTML, YML no lugar de CSS, e uma linguagem que seja tão simples quanto o combo JS+JQuery - quem sabe até o renderizador gráfico já seja um Unreal Engine?
Existir até existe (ou existiu). Lembro de antigamente a tag <script>
do HTML permitir você explicitar usar VBScript, por exemplo.
Antigamente também haviam tags HTML pra formatação de cores, fontes, alinhamentos ao invés do CSS.
Isso sem falar em tecnologias que eram literalmente injetadas no HTML, como Flash e Java Applets, que rodavam suas linguagens de programação próprias, ActionScript e Java respectivamente.
A questão é que essas coisas surgiam mais na época em que se havia uma grande dificuldade de tornar a web dinâmica e interativa devido a falta de padronização entre os navegadores. Cada navegador tinha suas particularidades, o que dificultava muito o desenvolvimento, aí surgiam coisas tentando padronizar.
Hoje se fala apenas de HTML + CSS + JS pq essas foram as tecnologias que acabaram sendo adotadas e implementadas de forma abrangente entre os navegadores, tornando-as o padrão da indústria (e mesmo assim até hoje existem coisas que funcionam em um navegador mas em outro não).
Nada impede de algum desenvolvedor criar um navegador com linguagem própria, mas teria que ter um bom motivo pra isso.
Em tempo: recentemente li sobre um projeto de uma linguagem chamada PyScript, capaz de rodar Python diretamente do navegador. Está em fase alpha ainda, mas você pode ver que tentativas de mudar o status quo existem.
1 curtida
Existir existe, a questão é que são pra usos mais específicos, porém o Javascript está sendo lentamente substituído por WebAssembly, isso significa que em pouco tempo qualquer linguagem capaz de transpilar (ou seja gerar código nessa linguagem de montagem) poderá substituir o Javascript, atualmente C#, QML, Lua e Python parecem ser as que melhor estão adentrando nesse universo, notou QML e C#? Sabe o que isso significa?
Isso está chegando e já é uma realidade experimental
2 curtidas
Apenas lembrando que WASM não é capaz de manipular o DOM, e provavelmente nunca será. É o futuro para computação algorítmica pesada no navegador, mas não visa substituir o JavaScript.