Eu tenho um PC de mesa, e meu monitor não tem a opção de diminuir o brilho da tela.
Eu descobri que, com a seguinte linha abaixo, eu conseguia diminuir o brilho da tela :
xrandr --output HDMI-0 --brightness 0.65
No entanto, todo dia que eu ligo o PC, o brilho volta para 100%. Todo dia eu preciso abrir o terminal e usar essa linha de código. Gostaria de saber se eu consigo fazer isso de maneira definitiva.
xrandr é x11, acabará o suporte
Veja se instalando o pacote brightnessctl aparece a função de brilho na desktop
Linha de comando.
Veja no google.
-
Ver brilho atual:
brightnessctl get. -
Aumentar o brilho (ex: 10%):
brightnessctl set +10%. -
Diminuir o brilho (ex: 10%):
brightnessctl set 10%-. -
Definir valor absoluto:
brightnessctl set 500(define para 500, dependendo do valor máximo do dispositivo). -
Listar dispositivos:
brightnessctl -l
Qualquer coisa só adicionar no inicio da desktop no gnome-tweaks
Tem extensões pars facilitar também como Brightness control using ddcutil ou Soft brightness
Qual é o ambiente de desktop que você está usando? Os mais conhecidos são Gnome, KDE Plasma e Cinnamon. Qual a distribuição que você está usando?
Mint - Cinnamon
eu instalei o brightnessctl get, mas não consegui os comandos de set 10%, apareceu isso: Can’t modify brightness: Permission denied
You should run this program with root privileges.
Alternatively, get write permissions for device files.
Eu não faço ideia como executar com “ root privileges”
you just need to auto run it at startup
Se quiser experimentar outro ambiente gráfico, o KDE Plasma tem essa opção nativamente.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.