Brave browser demora muito pra carregar no Ubuntu 20.04

Bom dia meus caros,

Voltei a usar o Linux depois de um bom tempo (20 anos), por culpa do Diolinux e ‘sua turma’.

Então, ultimamente tenho usado no Windows (que não consigo largar por necessidade mesmo) o navegador Brave por causa da privacidade e especialmente pelo bloqueio de anúncios.

No Windows ele abre super rápido, com várias abas, algumas pesadas inclusive, pois eu uso a opção restaurar abas (reabrir tudo o que estava aberto anteriormente).

Porém no Ubuntu, com a mesma máquina (tenho dual boot) ele demora muuuiiitooo pra iniciar (uns 20 a 30 segundos), as vezes até acho que tá travado.

Alguém que usa o Brave já passou pelo mesmo problema? Será que fiz alguma ‘cáca’ na instalação? Eu instalei pela loja.

Em outro note velinho, que testei o Xubuntu e o Lubuntu, eu instalei pelo terminal e lá, mesmo com um hardware bem inferior ele era melhor.

Obrigado.

Denilson

Bom, suponho que a versão da loja do Ubuntu seja a empacotada por Snap e não por .Deb, por isso a demora em iniciar. Tenta instalar pelo terminal na sua máquina Ubuntu e nos atualize com o resultado (não esquece de remover antes a versão instalada pela software center)

sudo apt install apt-transport-https curl gnupg

curl -s https://brave-browser-apt-release.s3.brave.com/brave-core.asc | sudo apt-key --keyring /etc/apt/trusted.gpg.d/brave-browser-release.gpg add -

echo "deb [arch=amd64] https://brave-browser-apt-release.s3.brave.com/ stable main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/brave-browser-release.list

sudo apt update

sudo apt install brave-browser
2 Curtidas

Excelente @JG22, desinstalei o da loja e fiz pelo terminal como vc sugeriu. Funcionou!!! Muito mais rápido.

Valeu, shooow!!!

Denilson

1 Curtida

Lembrando que a versão snap não é oficial do Brave

1 Curtida

Essa é nova para mim. Mas que bizonho a Canonical colocar uma versão não oficial na própria loja…

:flushed: SnapStore cada vez mais questionável, ja não basta o monte de lixo que existe na loja que a galera coloca só para testar, parece que a Canonical não tem controle sobre a loja, não sei o pq ainda insistem nisso.

2 Curtidas

Pois então, como disse no início do tópico, estou voltando a usar o Linux depois de muito tempo, e a ideia da loja me pareceu algo bem interessante. Porém, já tive um outro problema, dessa vez com o aplicativo qGis (software de geoprocessamento). Na loja tinha uma versão bem desatualizada (3.10) versus a LTS 3.16 atual. Aí complica!!! Continua sendo a melhor saída instalar no braço mesmo!

Tu poderia usar o Pop!_OS. É baseado no Ubuntu, mas sem essas tretas dos snaps e a podridão de uma loja mal feita…

1 Curtida

Oi, Boa noite! Na verdade a versão é sim a oficial empacotada pelos próprios devs do brave conforme pode ser verificado nas fontes na descrição do software. Ou seja, se trata de uma versão oficial do Brave.

A loja do Pop OS é muito melhor, o Ubuntu poderia se inspirar nela. Eu também prefiro Flatpak do que Snap.